Coletiva.net lança revista sobre setor de comunicação

Publicação especial integra ações comemorativas aos 10 anos do portal

Com 120 páginas e tiragem de 3 mil exemplares, será lançada no dia 4 de novembro a revista "Coletiva Especial 10 anos" produzida pelo portal Coletiva.net sobre o setor de comunicação no Estado. A publicação, de edição única, ouviu mais de 40 profissionais e empresários para examinar o que aconteceu nos últimos 10 anos e o que deverá ocorrer nos próximos 10 anos nos segmentos de jornalismo impresso e online, publicidade e propaganda, assessorias de comunicação, radiojornalismo, telejornalismo, fotografia, educação, marketing e webdesign. Além disto, a revista também recupera os fatos mais importantes registrados nas páginas do portal desde o surgimento do empreendimento, em abril de 1999.
"Com a revista, estamos dando outra contribuição para a compreensão do atual momento e, dentro do possível, do que deverá ocorrer no setor de comunicação no Estado", diz o diretor e editor de Coletiva.net, José Antonio Vieira da Cunha. O lançamento da revista ocorrerá durante o evento a ser realizado às 20h do próximo dia 4, no Teatro Bourbon Country.
Desde abril de 2009, Coletiva.net vem promovendo ações para brindar a década de luta e sucesso. A primeira iniciativa foi a criação do Blog 10 anos ( www.coletiva10anos.com.br/blog), que resgatou a história da comunicação gaúcha contada por vários profissionais. Depois, em junho, o portal estreou novo leiaute e chamou a atenção pela implosão do antigo modelo, com efeitos sonoros e visuais simulando sirenes, explosões e fumaça (veja em http://www.youtube.com/watch?v=Gm-RklA3S-M). A forma inusitada de divulgar a reformulação rendeu à DZ Estúdio medalha de Prata na categoria Websites do 27º Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul. O portal também ingressou na rede de microblog Twitter e, passados sete meses, conta com mais de 1,2 mil seguidores.
Sobre o portal Coletiva.net.

Coletiva.net foi criada pelos jornalistas José Antonio Vieira da Cunha, José Luiz Fuscaldo e Luiz Fernando Moraes, no momento em que a era dos computadores e celulares anunciava uma revolução na área de comunicação. O início da trajetória se deu como Guia da Imprensa e da Propaganda, publicação semanal criada pela Coletiva Editora e enviada por fax para cerca de 200 profissionais. Entrando num vácuo editorial do mercado, começou a receber uma demanda maior do que a esperada, inviabilizando a operação via fax. O fato fez com que seus editores migrassem para a Internet, pouco mais de um ano depois, ganhando então a denominação de Coletiva.net.
Graças ao dinamismo proporcionado pela atualização diária, Coletiva.net ampliou o seu espaço no mercado e mudou alguns paradigmas, transformando os profissionais de comunicação em fontes de informação. O resultado pode ser medido na imediata repercussão das notícias publicadas, o que levou o portal a se transformar em leitura obrigatória para os profissionais gaúchos. O interesse é despertado pelo fato de a publicação fazer um acompanhamento constante de tudo o que acontece na área da comunicação e da propaganda no Rio Grande do Sul, caracterizando-se por apresentar fatos em primeira mão, como novas campanhas publicitárias ou a movimentação de profissionais do setor.

Comentários