Marca na lata do lixo

      Quando comecei a escrever este artigo, estava convicto de que a “mídia” panfletagem em sinaleiras era ruim e que vulgarizava a marca/produto de uma …

      Quando comecei a escrever este artigo, estava convicto de que a "mídia" panfletagem em sinaleiras era ruim e que vulgarizava a marca/produto de uma empresa. Refleti mais um pouco e me dei conta de que não é a mídia em si que vulgariza a marca, mas o modo como usamos uma mídia.
      Explico: mesmo a utilização de uma mídia mais nobre, por parte de uma empresa (como uma revista semanal, por exemplo), a publicação de um anúncio mal feito(do ponto de vista de design e finalização, mais do que em termos de criação) não evitará o desgaste à imagem da empresa. Um anúncio mal feito é igual, na cabeça dos consumidores, a produtos mal feitos e de baixa qualidade, embora isto não necessariamente corresponda à realidade.
      O mesmo ocorre com a panfletagem nas sinaleiras. O problema não é a panfletagem em si, mas:
       1) qualidade do material entregue

- o material é de qualidade? A impressão é boa? As informações estão organizadas? Ele é visualmente atraente e de fácil leitura?
       2) aspecto das entregadoras(de um modo geral, são moças)

- Estão com boa aparência? Ou estão com roupas provocantes para oferecerem um produto que necessita de sobriedade na divulgação? Estão uniformizadas? Seus uniformes parece que têm mais de 15 anos em uso?
       3) Abordagem

- Oferecem alguma informação complementar importante? Ou só querem se livrar desesperadamente do maior número de panfletos possível?
      Se observarmos estes três aspectos, veremos que as empresas estão cometendo verdadeiros atentados contra seus próprios produtos e marcas. Colocam qualquer tipo de material, entregue por qualquer tipo de pessoa, da forma mais rápida e "do jeito que der".
      O resultado disto é que as pessoas associam: uma divulgação barata e sem qualidade é igual a uma empresa e produtos sem qualidade. Portanto, não adianta investir uma fortuna em propaganda e realizar ações deste tipo. A marca da sua empresa, seja no curto, médio ou longo prazo terá o mesmo destino do panfleto: a lata do lixo.
( [email protected])

Comentários