Processando Deus

Ernie Chambers, senador pelo distrito de Omaha, Nebrasca, EUA, entrou com um processo contra Deus, cobrando os horrores do mundo. O tribunal se mixou …

Ernie Chambers, senador pelo distrito de Omaha, Nebrasca, EUA, entrou com um processo contra Deus, cobrando os horrores do mundo. O tribunal se mixou e veio com uma conversa de que Deus estava fora da sua jurisdição. É, depois do fiasco no Iraque e do rombo dos bancos, os gringos andam cabisbaixos nos dois sentidos, como diria Campos de Carvalho. Mas Gilmar Mendes já tinha avisado o papa: qualquer coisa, xácomigo!


Sexo & finanças


Dominique Strauss-Khan, diretor do FMI, foi inocentado de escândalo sexual - favorecimento, abuso de poder e caso com uma colega. Seus julgadores, todos homens, lembraram que a transa foi consensual, apesar de lamentável. Quer dizer, a economista húngara Piroska Nagy deu em troca de favores. Dominique favoreceu porque a Piroska, uns trinta anos mais nova que ele, deve ser boa de remelexo, como se dizia. Onde entra o abuso de poder? Isso é só poder, eles estão dizendo. Essa sentença de inocência, em meio à crise financeira, talvez seja reveladora.


Mas o que é lamentável? Elementar, meu caro Watson. Dominique se deixou flagrar.


Em tempo: Piroska não é piroca em russo, não.


Crise


Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, disse que temos de parar de fazer piada porque a crise é séria. Banqueiro é fogo. Arrasta o mundo pro buraco e ainda exige que a gente vá chorando. Olha, se eu me deparar com algum banqueiro, tarde da noite, em algum beco escuro, não vou fugir como de outras vezes.


O respeito e o ovo podre


É desrespeitoso mandar um ministro ou qualquer outra autoridade lamber sabão? E sabonete, pode? Depois de uma longa meditação, quer dizer, o tempo de ler algumas manchetes nos jornais, cheguei à conclusão de que podemos mandar um ministro lamber coisas piores. Ou mais. Podemos mandar um ovo podre na fuça dele. É uma violência? É, sim, mas bem menor que muito canetaço brasiliense que favorece o bando de pilantras de sempre. A violência do canetaço não dá cadeia, mesmo fazendo milhares de vítimas. Dá até títulos, comendas e belas aposentadorias.


Privatização


Li um cronista reclamando que Lula não continuou as privatizações. Eu sou mais modesto em minhas críticas. Gostaria que continuasse privado o rombo financeiro dos bancos.


Bukowski


O Bukowski, entre um porre e outro, às vezes acertava uma. Num conto, um personagem se defende com o velho bordão americano: "Nós estamos num país livre". O outro responde: "Não estamos, não senhor. É um país onde tudo se compra, se vende e se possui".


Reflexos do baile


O socialismo é muito superior ao capitalismo. O socialismo apostou no que o bípede implume tem de melhor. Perdeu a aposta - o que temos de melhor não deu pro gasto -, mas apostou. O capitalismo apostou no que temos de pior. Deu certo pros capitalistas.


Em defesa do Fogaça


Não é verdade que o Fogaça não fez nada em toda a sua gestão na prefeitura. Ele vendeu um monte de CDs da mulher cantando que Porto Alegre é demais.


Nulidades


O Fraga, ao falar das eleições, disse que é favorável à alternância das nulidades. Concordo plenamente. Mas tem muita gente que não concorda. Tanto que prolongam as nulidades por oito anos.


Por falar em nulidades


Vocês preferem Fogaça como poeta, senador ou prefeito?


As revelações estarrecedoras das pesquisas


Deu na BBC: "Homens que foram criados com a idéia de que mulheres devem ficar em casa tendem a ganhar salários mais altos, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos". Dois mais dois: como eles podem manter as mulheres em casa se não ganharem?


Conto do vigário


Não existe mercado livre. O mercado é regulamentado pela lei da selva.

Autor
Ernani Ssó se define como ?o escritor que veio do frio?: nasceu em Bom Jesus, em 1953. Era agosto, nevava. Passou a infância ouvindo histórias e, aos 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho:Robinson Crusoé. Em 1973, por querer ser escritor, entrou para a Faculdade de Jornalismo, que deixou um ano depois.  Em sua estréia, escreveu para O Quadrão (1974) e QI 14,(1975), publicações de humor. Foi várias vezes premiado. Desenvolve projetos literários para adultos e crianças.

Comentários