Querido diário

4 de Janeiro. Querido diário: amanhã vamos procurar um lugar para acampar. Não agüentamos mais essa cidade. 7 de janeiro. Querido diário: achamos um …

4 de Janeiro. Querido diário: amanhã vamos procurar um lugar para acampar. Não agüentamos mais essa cidade.
7 de janeiro. Querido diário: achamos um lugar maravilhoso para camping. É tão bonito que papai combinou com alguns amigos para voltarmos.
11 de Janeiro. Querido diário: foi fantástico. Havia mais de dez casais com crianças e apaixonados pela natureza. Limpamos um pouco o local, derrubamos algumas árvores e agora há mais espaço para todos.
22 de Janeiro. Querido diário: o camping está cada vez melhor. Os vendedores ambulantes descobriram o nosso acampamento e agora se pode comprar de tudo lá. O número de famílias aumentou muito e já tem gente que nunca vi mais gorda. Já tem churrasqueiras e banheiros!
3 de Fevereiro. Querido diário: conheci um amigo, Paulo. O pai dele é dono de uma farmácia e isso foi sorte porque sempre se precisa de quem entenda de saúde no mato. Ah, fizeram umas ruas pelo meio da floresta. Falam em instalar água e luz no camping. É mais conforto.
27 de Fevereiro. Querido diário: instalaram água e luz! Em boa hora, porque o camping está tão grande que precisava mesmo. Os ambulantes decidiram que é melhor ficar fixo lá e montaram umas tendas que não fecham a semana inteira, de tanta gente que vai lá. Paulo disse que o pai dele vai botar um ambulatório lá. Não é ótimo?
8 de Março. Querido diário: hoje eu resolvi conhecer o camping todo. Sabe, eu e o Paulo levamos mais de hora para percorrer o local. Acho que vem gente de toda parte para aproveitar o clima e a paisagem. Assistimos a uma discussão por causa de espaço que quase virou briga. Felizmente, o camping tem plantão de polícia e tudo se acalmou logo. Parece que vai haver um posto policial permanente na área. Na zona nova do camping já tem um pessoal que em vez de barracas fez casa e estão passando temporadas inteiras sem sair da região.
2 de Abril. Querido diário: tive uma surpresa hoje: tem telefone no camping! É só uma cabine da companhia telefônica mas é possível que em seguida haja uma central. Outra novidade: o pai do Paulo levou a farmácia dele pra lá. Fica na rua principal e como tem muitas lojinhas eles se reuniram e estão pedindo calçamento no camping. Depois da janta fomos à primeira sessão do cineminha do camping.
11 de Junho. Querido diário: o banco de papai tomou uma decisão das boas: abriu uma filial lá e deu a gerência pro velho. Mudamos logo pra uma casa alugada por uma grana sem fim (aqui tem especulação imobiliária também), meio longe mas confortável. O pessoal da associação de bairros elegeu papai como presidente. A reunião da posse não foi boa por causa do barulho da construção do edifício do centro comercial (nove andares!) ao lado. Ontem vimos uma barraca de lona. Incrível!
29 de Julho. Querido diário: papai ficou irritado com o camping. Houve um engarrafamento na nossa zona e ele não pôde ir pescar. Talvez compre uma casa fora do centro. Fico longe do Paulo, mas há a linha do ônibus. Quem reclama são os caras dos arrabaldes: pra eles é difícil vir até aqui onde tem padarias, lavanderias, oficinas etc. Começaram, aliás, a construção do hospital. E a central telefônica ficou uma beleza.
15 de Setembro. Querido diário: li no jornal do camping que em breve teremos uma estação de tevê. Chega de ouvir só aquelas rádios cheias de comerciais. Iniciaram uma campanha de plantar árvores e cuidar mais da água. Isso é bom pro camping. Conscientizar o povo, né? A polícia tem muito trabalho é com os assaltos. Fora isso, nós acreditamos no progresso do camping, como diz papai.
26 de Outubro. Paulo trabalha numa firma metalúrgica. É a maior chaminé do camping. O trânsito está maluco. Fiz 15 anos. A vida está caríssima aqui. A fumaça das indústrias incomoda. Vêm aí as eleições pra prefeito do camping. Estão removendo vilas pobres inteiras para longe. Aconteceu um suicídio. Falta luz. O time do camping se classificou pro Nacional. Assaltaram outra vez o supermercado.
6 de Dezembro. Querido diário: amanhã vamos procurar um lugar para acampar. Não agüentamos mais essa cidade.

(Texto publicado originalmente entre 77/78)
 













É pau, é pedra, é fogo,
e não é o fim do caminho.
É a via expressa dos radicais.
Na delação premiada,
os prêmios
são escolhidos a dedo.
Não se torture à toa.
Tem gente que é paga
pra torturar os outros.

 



BUGIGANGAS DESCARTÁVEIS

Terrível, o calorão. Nesta semana,
um termostato foi internado na UTI.
 

Viver no passado tem uma única vantagem:
lá os aluguéis pesam muito menos no bolso. 

Amigos adoram as bikes de aluguel.
Principalmente os amigos do alheio.
 

Jovens viciados acham que têm bala na agulha,
mas têm apenas agulha no braço.
 

Não ligue por se sentir perdido neste país.
Aqui até GPS se perde.

Se deitar e acordar com as galinhas fosse saudável,
galinheiro seria spa.

 







Um orgulho eu tenho:
o que eu ignoro não cabe
em nenhum pen-drive.


Autor
Fraga. Jornalista e humorista, editor de antologias e curador de exposições de humor. Colunista do jornal Extra Classe.

Comentários