Inspirador

Recebi gentilmente do pessoal da editora Nova Cultura a biografia de Nelson Mandela. Para que se tenha ideia da dimensão da obra, ela começa …

Recebi gentilmente do pessoal da editora Nova Cultura a biografia de Nelson Mandela. Para que se tenha ideia da dimensão da obra, ela começa com prefácio de Fernando Henrique Cardoso(Independentemente de concordar com suas posições políticas, há que se respeitar o sociólogo e pesquisador).
O livro naturalmente trata da vida de Mandela, sua luta política e o exacerbar de suas convicções, em clima de franca adversidade. Tanto foi assim que resultou em sua prisão, na década de 70. Sua persistência e luta por uma posição são admiráveis tanto do ponto de vista de acreditar em um ideal quanto de sua persistência. Manteve-se inabalável em suas convicções e em sua fé de que o futuro lhe reservava o triunfo. Ou o triunfo seria a própria luta.
Homens que dedicam as suas vidas a uma causa me parecem merecedores de profundo respeito. Porque causas são algo que transcendem a própria existência. Normalmente elas vão além da vida do indivíduo. No caso de Mandela, sua causa foi muito além de sua vida.
O que leva um ser humano a dedicar a sua vida a um ideal que trará resultados coletivos e não apenas individuais? O que o faz levantar todos os dias, olhar para o horizonte e enxergar lá o ponto que o chama, que o motiva, o futuro que lhe parece tão próximo e atingível? Não consigo imaginar senão uma grandeza de visão e entendimento de seu papel no Mundo.
Seres humanos assim são raros e um deles foi Mandela. A leitura deste livro é preciosa para todos os indivíduos: para aqueles que não têm a dimensão total do que é uma existência, servirá de fonte de inspiração; para os que já têm, um espelho e um exemplo. Sempre uma inspiração.
feef
www.nossacultura.com.br

Comentários