A água e a transversalidade da cultura

Existem fatos ou situações que praticamente se impõem para a humanidade. A questão da água é uma delas. De meses para cá, acompanhamos(nós, gaúchos) …

Existem fatos ou situações que praticamente se impõem para a humanidade. A questão da água é uma delas. De meses para cá, acompanhamos(nós, gaúchos) um tema que não fazia parte das nossas preocupações: a questão da água, em especial em função da seca no estado de São Paulo e, mais especificamente, em sua capital, bem como em Minas Gerais.
Entendo que o tema transcenda às questões técnicas da falta de água em si, que já é uma catástrofe. Mostrou que, em termos de Natureza, estamos todos juntos. As fronteiras desabam, somos um planeta único. A água do rio em um estado passa a ser cobiçada(para ser desviada) por outro estado, trazendo o alívio e a alegria para si.
Quero dizer com isto que a Natureza é transversal. Não somente de fronteiras, mas de pessoas. Todos somos impactados(claro que os que têm mais recursos são menos impactados, como em toda a história da Humanidade) se houver seca em um canto do planeta, se houver neve demais, chuvas demais, o que for.
Se um tema é transversal para o Mundo, ele é fundamental. Vamos respeitá-lo e dar o devido tratamento, com atenção e dignidade merecidas. Uma seca como a de São Paulo e Minas Gerais serve para isto, para nos lembrar de que a nau é uma só, todos somos seus tripulantes.
Trago agora a questão da cultura. A cultura é transversal por outra via: transversal por perpassar os povos, igualmente ignorando fronteiras. Transversal por trazer questionamentos e reflexões, ângulos antes não conhecidos. Por trazer sons, trazer a magia(sou da turma que entende que as artes são uma das formas de se estar mais próximo de Deus, seja Deus, deus ou como quiser chama-lo(s).
Falemos da música. Ela flutua como uma atmosfera mágica, como um ser etéreo e cheio de vida, pelos países. Visita um país aqui, outro acolá, tornando o Mundo um local mais belo e mais próximo, mais encantador e desafiador. Certamente não pretendo ganhar no quesito originalidade com esta frase, mas a arte(e falo agora da música) é o grande idioma universal. Foram feitas várias tentativas de uma língua universal quando ela estava mesmo era dentro da boca, esperando para dizer as palavras e criar os sons da música.
Nas últimas décadas, o ser humano tem-se dado conta de que é cada vez mais transversal: ele só existe em equilíbrio quando todas as áreas por onde passa a transversalidade da existência fazem-se presentes, vibrando em harmonia.
Assim, atentemos à mensagem que a falta de água nos traz: a transversalidade da falta. Trilhemos um caminho para chegar à transversalidade da arte: plenitude.
ZAZ em Porto Alegre
Falando em transversalidade, estará em Porto Alegre(no auditório Araújo Vianna) no dia 19 de março, uma cantora da nova geração francesa: Zaz. Fui gentilmente convidado pela GreenGo para assistir a este show fantástico. Transversal com identidade, vibrante e contemporânea. Assim defino Zaz. Convido àqueles que ainda não a conhecem a fazê-lo, estando presentes neste show.
Zaz

Comentários