Decibestas

Os vizinhos, aos gritos, chamaram a polícia. A polícia, aos berros, avisou que já ia. Sirene a toda, o carro avançou no trânsito barulhento, …

Os vizinhos, aos gritos, chamaram a polícia. A polícia, aos berros, avisou que já ia.
Sirene a toda, o carro avançou no trânsito barulhento, uma noite como outra qualquer.
Buzinadas por todos os lados e, acima de tudo, mais sirenes - de ambulâncias, de bombeiros, polícia indo e vindo. O rádio irradiava uma zoeira confusa, mixada à elevada pancadaria de uma FM.
Ao chegar no endereço, os queixosos já aguardavam na portaria do prédio, uma algazarra só. A queixa de várias vozes alteradas era a mesma: algo insuportável no 8º andar, e não adiantava bater na porta para que parassem com aquilo.
Ao entrarem no edifício, os policiais foram recebidos pela estridência do radinho do porteiro a todo volume. E o som ambiente do elevador, em nível mais alto, engoliu o grupo, que ainda bradava inconformado com o vizinho do 82.
À medida que subiam, os sons dos andares distribuíam uma ruidosa polifonia nos tímpanos, só variavam os ritmos, as músicas e os timbres dos moradores.
Chegaram. Cautelosos, os policiais encostaram os ouvidos na porta do apartamento denunciado. Nada. O vozerio dos vizinhos se ergueu, mas os policiais fizeram um sinal e puseram um estetoscópio na porta. Sim, havia algo inaceitável ali dentro.
Tocaram a campainha, que não soou. Surpresos e enraivecidos, deram uns murros na porta. Como demoraram a atender, bateram mais forte e gritando juntos:
- É a polícia, abram ou vamos arrombar!
A turma diminuiu os ruídos e um clic suave veio detrás da porta, que abriu e mostrou um casal de meia idade, assustados.
Um dos policiais acusou, empurrando o homem com um dedão:
- Vocês estão atrapalhando a vida dos moradores! Não sabem que não podem fazer silêncio o tempo todo?! Vocês não respeitam o convívio coletivo?
E puxou um talão de multas, enquanto ameaçava:
- Na próxima vez que se excederem no sossego, já sabem: vão passar uma noite na delegacia, pra aprender a se comportar de acordo com as regras do condomínio.
Entregaram o papelzinho e se foram. O casal, amedrontado pela turba mal-encarada e faladora, entrou. Aos poucos, lá de dentro veio um som pauleira, que cresceu até arrancar expressões de satisfação nos vizinhos. Se foi cada um para seu nicho ruidoso.
Na saleta menor, o casal pôs seus desplugados fones de ouvido, pegaram livros e se aquietaram.
Lá fora, ao redor, pela cidade, pelo país, o planeta inteiro, reverberavam infinitos decibéis. Uma noite como qualquer outra.



 Excesso de veículos.


Por isso o país não entra nos eixos.





Autor
Fraga. Jornalista e humorista, editor de antologias e curador de exposições de humor. Colunista do jornal Extra Classe.

Comentários