As histórias.

*Ao final desta coluna, você encontrará um desconto especial de 20%. As histórias que nos são contadas e a História. Aprendemos desde cedo ambas. …

*Ao final desta coluna, você encontrará um desconto especial de 20%.
As histórias que nos são contadas e a História. Aprendemos desde cedo ambas. No colégio, temos a História fragmentada. Vou exemplificar: aprendemos a história do Rio Grande do Sul sem que nos seja dada com profundidade a situação da história do Brasil naquele momento. E por aí vai. Depois de muitos anos, olhos e leituras finalmente começamos a consolidar o conhecimento em história, unindo as pontas, trazendo sentido para o que aprendemos. Mas isto leva muitos anos.
Sempre pensei que o conhecimento(em geral, não apenas o de História) tem um potencial gigantesco e transformador se ele for integrado e multidisciplinar. A vida não acontece em cantos, ela vai acontecendo de forma interligada e mesmo aquilo que achamos que não nos diz respeito com certeza diz. Ou dirá.
Assim, integrar o saber aceleraria o desenvolvimento. Talvez as angústias também, pois nos depararíamos com questões mais complexas antecipadamente. Porém, a capacidade evolutiva da humanidade seria infinitamente maior.
Desta forma, e retornando à História, entendo que deve haver uma profunda reformulação no ensino desta matéria. Ela deve ser ensinada intensamente integrada, interligada e de forma reflexiva. Desta forma, criaremos pessoas que tenham potencial de observação e pensamento maiores, podendo oferecer à sociedade um mundo melhor.
As histórias de países, regiões, religiões e mesmo biografias são um ótimo exemplo. Estão todas interligadas, sempre. Se estudamos História não corremos o risco de incorrer nos mesmos erros, num retrocesso desnecessário.
De minhas leituras, fui gentilmente presenteado pela editora Contexto(que tem muitos títulos  de altíssima qualidade em História) com o livro(que foi impossível não iniciar a leitura imediatamente ao recebe-lo) de "A História dos Estados Unidos - Das origens ao século XXI", de alguns autores de alto padrão, dentre eles Leandro Karnal, cuja obra intelectual sou admirador. Como o título diz, trata da evolução dos Estados Unidos como país e posteriormente potência, suas idiossincrasias e sua inserção dentro do cenário histórico. Uma leitura agradável, mas profunda e que gera questionamentos. Mas traz respostas e reflexões. Recomendo muito esta leitura, como forma de entender não apenas este país, mas como uma potência é gerada e sua trajetória está totalmente inserida dentro do contexto global.
sem título
*Para que você, amigo leitor, possa conhecer esta e outras obras da editora, foi criada uma promoção especial: acessando o site www.editoracontexto.com.br e fazendo compras, dentro do carrinho de compras há o campo cupom de desconto. Lá, deverão digitar flaviopaiva e será concedido um desconto de 20%(isto mesmo, 20%!), válido não apenas para este título, mas para todo o catálogo! Naturalmente, o desconto não é cumulativo com outras promoções e esta promoção é válida até 24/05/2015. Corra!

Comentários