Da (in)tolerância

O mundo anda por um caminho perigoso, que é o da intolerância. As pessoas estão se tornando cada vez mais intolerantes com os outros, …

O mundo anda por um caminho perigoso, que é o da intolerância. As pessoas estão se tornando cada vez mais intolerantes com os outros, de forma que diferenças são rechaçadas com ênfase e equívocos são castigados de forma veemente e exemplar.
Não sou dos que acham que devemos passar a mão por cima dos erros, compreendendo tudo. Mas sou dos que acham que o diálogo é o grande construtor de uma sociedade mais evoluída (não falo exclusivamente em termos tecnológicos, mas sociais).
Mais do que tolerar, acho que devemos dar um passo à frente: empreender esforços no sentido de compreender, pois a compreensão nos levará à tolerância. Compreender, aceitar e tolerar são verbos essenciais para o desenvolvimento humano e espiritual do indivíduo, de uma sociedade tanto do ponto de vista econômico quanto social.
Quando tomo conhecimento de manifestações de intolerância penso o quão atrasados ainda estamos na evolução. Podem ser manifestações de racismo, de discriminação por idade, por sexo, tanto faz. Cada vez que me deparo com uma situação de intolerância, parece que vejo a humanidade retrocedendo na escala evolutiva.
Quanto mais globalizado estiver o Mundo, mais tendemos à tolerância, posto que inevitavelmente as pessoas entram em contato com outras culturas, modos de pensar, de fazer e deparam-se com o fato de que o seu universo local ou pessoal não é "O" universo.
Para aprofundar a reflexão a respeito:
sem título
Fui presenteado pelo pessoal da Companhia das Letras com o excelente livro de Karen Armstrong, Em Nome de Deus. Neste, ela (que é uma das principais autoridades mundiais em história das religiões da atualidade) aborda questões de forma muito profunda e amplamente embasada acerca do tema do fundamentalismo, de como ele impacta sobre a sociedade atual, sobre a economia, sobre a política. É uma leitura inesquecível para todos aqueles que querem compreender as motivações de grande parte das questões da humanidade. Como disse, leitura inesquecível!
Este e inúmeros outros títulos de qualidade no site www.companhiadasletras.com.br.

Comentários