Corrupção para todos

Já tá mais que provado: é o mercado não regulado da corrupção que gera violência, crimes, marginalização e mais e mais corrupção. Para acabar …

Já tá mais que provado: é o mercado não regulado da corrupção que gera violência, crimes, marginalização e mais e mais corrupção. Para acabar com a corrupção brasileira, bastaria tirar a corrupção da ilegalidade.
Óbvio: é na ilegalidade que está a força da corrupção. Por ser ilegal, não há como estabelecer regras para normatizar as ações corruptas, definir padrões confiáveis por baixo do pano e níveis ideais de suborno. Do jeito que tá, impera a bagunça, tudo descamba para a desordem na corrupção, como se não chegasse a desordem fora dela.
Como fazer? Baita desafio, mas o próprio crime organizado, esse soberano nacional, poderia ser um aliado para nos orientar com sua inestimável experiência na legalização da corrupção.
É uma proposta audaciosa, e deve enfrentar resistência justamente no poderoso corporativismo dos parlamentares. A maioria deles iria votar contra, claro, mas a massa pode ir às ruas e apelar por mais esse direito - a igualdade para corromper o país. Uma manifestação tão ampla que uniria, afinal, a esquerda e a direita, os governistas e a oposição, a classe média e as elites.
Talvez até acabasse com a insana polarização reinante. Pode-se antever inúmeras vantagens na legalização da corrupção. As principais:
* Acabaria com o monopólio dos políticos.

* Permitiria o livre acesso de milhões de novos corruptos. Imaginem a ascensão social, a descoberta de talentos inatos para a comissão por fora.

* Melhor distribuição da propina, já que a de renda nunca deu certo.

* Geração de empregos, com atividade profissionalizante e postos de atendimento da Agência Nacional Corruptora em todos os escalões e setores.

* Captação de impostos, oriundos do imenso potencial corruptível. Haveria mais educação, saúde e segurança às custas dos corruptos e corruptores.
É certo que as empreiteiras reagiriam: a livre concorrência na corrupção iria ameaçar seus privilégios corruptivos. Sejamos justos, porém: a indústria, o comércio, os serviços e o terceiro setor também merecem uma fatia do generoso mercado superfaturado.
Se a corrupção já tivesse sido legalizada, a situação da Petrobras seria outra: o rombo dos seus cofres não seria uma exclusividade de alguns partidos.
 



Se conselho fosse bom,

contribuiria para o PIB.





A inflação disparou.

Até quem não

compra arma já sabe.





"Crise também é oportunidade."

Como se o oportunismo

precisasse de incentivo.





 

ENQUANTO ISSO, EM QUALQUER MATERNIDADE DO BRASIL 


 
FRAGA-maioridade-penal
 


Geopolítica da brutalidade:

a capital do estado islâmico fica

na cabeça de cada terrorista.









Palíndromo da semana

REZA, LETRA: O PAPEL É PAPO, ARTE, LAZER.

(Para o amigo Miran, editor da revista Gráfica)





 
FRAGA-sonhar-em-vao
 

Autor
Fraga. Jornalista e humorista, editor de antologias e curador de exposições de humor. Colunista do jornal Extra Classe.

Comentários