Coluna do Nenê

Opinião Se estávamos acostumados, de forma que muitos divergiam sobre a expressão tripé da comunicação Cliente-Agência-Veículo, hoje o que está acontecendo é que realmente …

Opinião
Se estávamos acostumados, de forma que muitos divergiam sobre a expressão tripé da comunicação Cliente-Agência-Veículo, hoje o que está acontecendo é que realmente o Cliente se conscientizou de fato e de direito de quem paga a conta é ele.
Porque essa máxima é muito verdadeira, é que com as dificuldades econômicas e o momento atual estamos vivenciando propostas indecorosas aceitas com a maior tranquilidade por agências e veículos.
Os valores e propostas apresentados e vividos na atual conjuntura são tão inexpressivos que voltar a realidade será muito difícil.
Não será difícil porque os preços são ridículos, e sim porque já existiam boas negociações que satisfaziam os clientes, mas agora é tão diferenciado e pra baixo que o cliente tem todo o direito de achar que alguém o estava logrando.
Fazer mais por menos também virou uma máxima do mercado quando o que está em relevância é resultado e não quantidade. Não somos vendedores de produtos, somos vendedores de satisfação e consumo.
É importante que os sócios diretores de agências conscientizem seus profissionais das necessidades que hoje imperam, que, ao fazer uma negociação, não se leve em conta a estética, o prêmio a viagem, a compra cardíaca, mas sim aquilo que o cliente necessita e pode fazer. O mercado é pequeno e tudo se sabe e se noticia? inclusive, quem ganha mal e quem ganha bem.
É hora de salvar esse mercado, de criar um modelo, se fortificar, se unir, dialogar de dentro pra fora, engajar os profissionais na mesma luta. Senão, veremos o fim triste.
GRUPO
Um grupo de empresários de pequeno e médio porte da comunicação gaúcha (AGÊNCIAS) continua com suas reuniões e diretivas para atingir seus objetivos e fazerem com que seus ideais e convicções sejam vingados e aceitos pelo mercado anunciante e veículos, pois todos são profissionais experientes com currículos de competência e portfólios de trabalhos que são da maior qualidade. O presente e o futuro estão nesses profissionais, que lutam e varam horas e horas pensando e criando resultados positivos de clientes pequenos e de médio porte que fazem mais do que os grandes. O que estão fazendo é digno, mas tem que ser compartilhado, seus profissionais também precisam saber de suas metas e realidades. Estão no caminho certo e amplamente favorável nesse momento em que correntes e elos precisam ser reforçados.
LIÇÃO
Bruce Dickinson é mais conhecido por ser o vocalista da banda Iron Maiden. Mesmo com essa responsabilidade, o cantor arranja tempo para exercitar seu lado empreendedor. Entre seus projetos, está a Cardiff Aviation, que faz a manutenção de aviões, e a marca de cerveja TROOPER, associada ao grupo de heavy metal liderado por Dickinson.

Em palestra no congresso CIAB Febraban 2015, realizado em São Paulo, ele falou sobre um ponto fundamental para todo empreendedor que tem de lidar com a área de vendas: como ter não apenas clientes, mas fãs do negócio - iguais aos que vão aos shows do Iron Maiden. "Eu odeio os clientes, porque eles têm uma opção. Já quando um fã vai a uma loja com produtos de rock and roll, por exemplo, ele sabe que vai comprar algo, porque ele é um fã daquilo", conta.
O vocalista do Iron Maiden também falou sobre como o empreendedor pode ser criativo: o segredo é arranjar tempo. Muita gente pensa que o tempo ocioso é algo perdido, mas, na verdade, esse tempo é ouro. "Músicos aprendem isso cedo, porque nós não temos um emprego fixo e temos muito tempo para sermos criativos", diz Dickinson.

Não é possível ter uma idéia quando o empreendedor está sempre ocupado, porque não há um tempo para relaxar. E não é preciso ter ocasiões especiais: esse tempo pode ser o tempo que você passa no transporte, por exemplo. O vocalista comparou as inovações com um mosquito: elas só estão esperando que o empreendedor apague as luzes e relaxe para que surjam.
MULHERES
A pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar - GPTW Brasil, conduzida pela consultoria global Great Place to Work ­, aponta que, embora seja nítida a ascensão feminina nos postos de trabalho dessas companhias, há espaço para evoluir mesmo nos ambientes corporativos reconhecidos pela excelência na gestão de pessoas - sobretudo na questão salarial. A edição 2014 do estudo mostrou que nos cargos  executivos e de gestores seniores das empresas premiadas, as mulheres ganham em torno de 71% do salário dos homens.
MOBILE
Sem dúvida, as plataformas móveis têm atraído cada vez mais anunciantes em todo o mundo. No Brasil, esse mercado ainda dá os primeiros passos: os gastos com mídia mobile no país devem chegar a 440 milhões de dólares neste ano. O valor já é 85% maior do que em 2014.
Com esse panorama de crescimento fica claro que é essencial uma empresa saber se posicionar com uma estratégia de publicidade mobile.
A estratégia a se seguir, claro, depende do perfil da empresa e de quem ela quer atingir. As dúvidas no início desse processo, porém, são semelhantes.
Alguns pontos fundamentais para as empresas que estão no início desse processo: Público-alvo, Anúncios Rich Media, Tecnologia, Análise de dados e enxergar a mídia social como amiga.
BASF
Está reaberta para visitação a CasaE, Casa Ecoeficiente da BASF, que passou por uma ampla renovação. Para conhecer a residência de 400m 2, que fica na zona Sul de São Paulo, basta fazer inscrição pelo site www.casae.basf.com.br ou e-mail [email protected]. O espaço serve como catálogo vivo para profissionais e estudantes que se interessam por inovações e tendências ligadas à indústria da construção, com foco em eficiência, produtividade e sustentabilidade.
CDL
O Instituto CDL, da CDL Porto Alegre, lançou nesta quarta-feira, 1º, a programação prevista para o terceiro trimestre do ano. A presidente do Instituto CDL, Fabiana Estrela, bem como a coordenadora, Dagma Appel, falaram sobre as novidades.
Entre elas destacam-se a criação de novas áreas, cursos e a contratação de instrutores, focados em suprir as necessidades do varejo. Também será feito o lançamento oficial do site da entidade www.institutocdl.com.br.
BRASIL 
Em 2015, mesmo com todo o complicado cenário econômico no país, o Brasil terminou o Cannes Lions com 108 premiações, uma a mais que no passado. Além de campanhas premiadas em várias categorias, como "Security Moms", da Ogilvy, e "Meeting Murilo", da Mood, a propaganda nacional deixou a Riviera Francesa com o inédito GP de Film, com o case "100", criado pela F/Nazca Saatchi Saatchi para a Leica. No total, foram 18 Leões de Ouro, 34 de Prata e 55 de Bronze. Ogilvy (16), F/Nazca Saatchi Saatchi (14), AlmapBBDO (13) e FCB (11) são as agências que mais Leões conquistaram no festival.
MULHERES II
O mercado da construção civil vem atraindo cada vez mais mulheres. Na MRV Engenharia, principal construtora do Minha Casa Minha Vida do País, elas hoje são 4.494 funcionárias. Em 2009, eram 1.285. Um crescimento de 250% em seis anos.  Cerca de metade delas - 2.063 - trabalham nos canteiros em atividades administrativas, como auxiliar de engenharia e engenheira júnior, ou na própria obra, como servente, ajudante de obra e pedreiro. O restante está distribuído pelos escritórios da empresa, presente em 19 Estados. No Rio Grande do Sul, o quadro feminino é de 108 mulheres, com 73 delas (67%) exercendo funções nos próprios canteiros.
DOUTOR
A sede do 3G Capital, fundo de investimento de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira, mudou de bebidas fermentadas para destiladas. Rumores indicam que a britânica Diageo, fabricante do Johnny Walker, seja absorvida pela AB-Inbev, com investimento de US$ 70 bilhões. Aguardemos mais essa empreitada desses caras que sonham grande sempre e não param de fazer negócios.
BÊBADOS
A tendência da publicidade de privilegiar em suas ações os interesses dos consumidores e menos atributo dos produtos foi tema do encontro da Comunidade Sustainble Brands no Rio de Janeiro. Michael Didckstein, diretor de sustentabilidade da Heineken, informa que a cervejaria vai desenvolver uma campanha com o mote "As mulheres não gostam de homens bêbados".
COCA-COLA
O mexicano José Ramon Martinez, presidente da Coca-Cola Brasil, inaugurou mais uma fábrica em Belo Horizonte, com investimento de R$ 820 milhões. É uma ótima notícia nesse momento de turbulências por que passa a economia brasileira. Apostar sempre na marca e no produto. Investindo sabedoria.
Crise?
Crise, aqui não. Esta é a opinião do ex-acionista das Casas Bahia Michael Klein, hoje responsável por duas empreitadas, uma de negócios imobiliários e outra de taxi aéreo. Para ele, a desaceleração imobiliária faz com que estes sejam capitalizados e, em sua empresa de taxi aéreo, está otimista, pois não possui nesta área muitos concorrentes.
MENTORES
Chegar ao topo de uma organização não é fácil e principalmente lidar com a solidão do poder. Para enfrentar estas dificuldades, vários CEOs têm se balizado em mentores veteranos, por sua experiência, tirando lhes o peso dos ombros e aconselhando-se sobre qual o melhor caminho a tomar.
Cannes


  1. Se você quiser quebrar sua agência (ou leia-se "sua carreira"), imediatamente, continue fazendo suas malinhas diretas, seus filminhos ou "printezinhos" e, a partir deles, derive um ou outro e-mail e uns posts para as mídias sociais e chame-os de ações integradas ou, pior, de campanhas 360 graus.

  2. Se você quiser afundar sua agência, mas não tem pressa, crie ações onde a experiência do cliente seja o centro da estratégia, combinando comunicações aderentes e relevantes para cada ponto de contato.

  3. Se você quiser se manter no mercado por uns próximos poucos anos, faça tudo o que foi descrito no item 2, porém de maneira ultrapersonalizada e em tempo real: entrega das comunicações, mensuração e redirecionamento de estratégias de envios e contatos. Você vai perceber que para isso vai precisar, minimamente, saber o que fazer com os dados que as empresas que os manipulam entregam para você.

  4. Se você quiser durar mais, faça tudo o que foi descrito no item 3, porém seja o gestor dos dados. Tenha capacidade interna de extrair deles o melhor que podem lhe proporcionar. Inclua tecnologia em todos os processos da sua empresa. Você vai perceber que ter controle maior sobre a cadeia tecnológica/criativa lhe dará uma grande vantagem competitiva.

  5. Para se manter por mais tempo ainda no jogo, invista em mobile e em gaming. Se você não começou, está atrasadíssimo. O crescimento da demanda por aplicativos e todas as possibilidades que o mobile/games lhe oferece ainda tende a crescer nos próximos anos.

  6. Para se manter firme e forte num futuro que está logo aí, invista tempo e dinheiro em "Internet of things". Goste ou não goste; não vai dar para escapar. Muitos clientes já estão demandando soluções nesse sentido.

  7. Para ir além, fique atento, agora, ao que está acontecendo com os wereables. De outra forma eles vão te atropelar. Quando você se der conta eles terão invadido nossas vidas de maneira inevitável e irreversível.

  8. Finalmente, se você quer ser uma empresa do futuro, o assunto é robótica avançada. Mas isso é uma conversa para mais tarde? Ou não? Pergunte para o pessoal da Dentsu do Japão!


Agora, se você acha tudo isso um saco? Se você se cansa só de pensar em toda essa tecnologia e se você ainda é jovem, existe sempre a oportunidade de mudar de profissão. E se você já é veterano? É sempre tempo de montar aquela pousada no Nordeste. Porque, como diria o "Rei": - Daqui pra frente tudo vai ser diferente.
FUTEBOL
Que o esporte preferido do País sofreu um golpe com os escândalos da Fifa, não há dúvida, mas são nas fases difíceis que abrem-se caminhos para repensar processos e destacar-se num mercado feroz. Nesse sentido, planejamento, estratégia e criatividade fazem toda a diferença.
Ora, se é na crise que nasce a oportunidade, o futebol brasileiro precisa repetir e repetir esse mantra para sobreviver e crescer pós-tormenta.
Um exemplo claro é o Barcelona e seu amplo departamento de marketing com mais de 60 profissionais. No Brasil, os departamentos de marketing de grandes times muitas vezes não chegam a ter 5 profissionais.
Estamos longe de ter um marketing profissional e não passional nos grandes clubes. Sem contar os sobrinhos, filhos, parentes, etc?
DISTÂNCIA
"A distância entre zero e um e todo o restante faz todo o sentido. Mas também é verdade, que na vida nenhum intervalo é igual a outro. Crescer de um para dois é bem diferente de passar de 1.102 para 1.103. Ou de 21,6 negativos para 100 positivos, como é o desafio da Petrobrás. Em alguns casos, trata-se de ganhar escala; noutros, de somar bananas com laranjas (adquirir linhas novas de produtos, por exemplo), noutros ainda reverter processos perdulários. Tarefa crucial é de diagnóstico e implementação de mudanças. Mas, ao mesmo tempo, convém apostar também na inovação radical e não incremental, embora seja este o caminho". David Conhen, jornalista.
COMPACTA
Após 20 anos de atuação firme e com muito esforço e trabalho, a Compacta se modernizou, construiu uma sede simples e bem distribuída.
A agência, que tem no seu portfólio mais de 25 clientes efetivos, possui uma equipe de  profissionais competentes e posicionados em cada área de atuação que uma boa agência exige.
Jairo Medeiros e seus filhos, João na função de Criação e Maria Eduarda na de Atendimento, fazem parte desse elenco. Jairo faz questão de apresentá-los como membros da equipe, não misturando as funções familiares.
Usando uma expressão antiga de uma grande marca:"Quem não é o maior tem que ser o melhor". É assim que a Compacta se dedica aos seus clientes e na relação com o mercado.
sem título
RADAR
A Garmin, empresa especializada na produção de recursos tecnológicos para veículos, lançou um novo radar. Desta vez, o equipamento é voltado para os ciclistas.
"Varia" é um dispositivo que emite um aviso quando um veículo está se aproximando por trás. O radar escaneia até 140 metros ao redor do ciclista através de um sistema de rastreamento.
YOUTUBE
O YouTube completa, em 2015, 10 anos de existência. Desde sua criação, a plataforma de vídeos permite que as pessoas possam assistir, publicar e descobrir vídeos.  Com o passar dos anos, o YouTube se tornou um dos principais canais de comunicação também para as empresas, dando mais suporte na forma como essas corporações se comunicam com seus consumidores e todo o ecossistema em que estão inseridas.
Com cerca de 60 horas de vídeo sendo carregadas a cada minuto e mais de 4 bilhões deles vistos por dia, o YouTube ainda tem sido pouco explorado por algumas empresas, seja por um raso conhecimento sobre seu funcionamento, por falta de mão de obra e tempo para produzir vídeos ou por ainda não enxergarem a plataforma como uma ferramenta de marketing.
Atualmente, podemos dizer que o YouTube se tornou o canal para branded content mais robusto para as empresas. O vídeo deixou de ser um complemento e passou a ser estratégico para a comunicação das marcas que desejam interagir com seu público. Além disso, muitas delas ainda pecam na estratégia de produção de conteúdos. Mas vídeos geram vendas.
Mas vale reforçar que é preciso desenvolver materiais interativos, com conteúdos relevantes e, claro, que atendem às necessidades dos consumidores. Somente desta forma sua empresa estará pronta para competir de igual para igual com os gigantes do mercado.
A linguagem de vídeo chegou para ficar e a tendência é cada vez mais empresas estarem com seus canais ativos. O YouTube deixou de ser uma ferramenta de aposta para se tornar uma oportunidade de obter resultados com as produções. Além disso, é uma plataforma em extensão no Brasil e aqueles que investirem nela com certeza estarão um passo a frente da sua concorrência.
BLOOMBERG
Al Gore, que já foi vice-presidente dos Estados Unidos, se tornou uma das figuras mais representativas dos últimos anos na questão da consciência de alterações climáticas. Ele foi o convidado do ano para o já tradicional debate do Cannes Lions com o CEO da WPP, Martin Sorrell. Mas o que de fato isso tem a ver com comunicação e publicidade? Muita coisa.
Em primeiro lugar, as empresas não estão fora do radar da responsabilidade social-ambiental. Pelo contrário. As companhias são peças fundamentais para a transformação do planeta. Além disso, o caminho da sustentabilidade é a pauta mais sólida do momento para empresas que queiram realmente sair do discurso e fazer parte da vida das pessoas de uma forma representativa.
Endossando o discurso, Sorrell comparou o impulso para a energia sustentável com o clima de uma agência atual, onde a ideia de miopia é prejudicial para todos. "Para nós, o marketing é um investimento, não um custo".
De acordo com o homem que foi vice-presidente da nação mais poderosa do mundo, quando a energia renovável aumentar a sua penetração e baratear o processo, haverá uma onda como a da adoção do telefone celular, entre as décadas de 1980 e 1990.
DADO SCHNEIDER
Dado Schneider, doutor em Comunicação, integra a lista de palestrantes do 3º Congresso Brasileiro do Varejo, que ocorre junto à 3ª Febravar - Feira Brasileira do Varejo, única do segmento no País. Com o tema "Digiriatria: seremos todos velhos digitais?", ele vai abordar, no dia 09 de julho, às 10h30, o elevado grau de digitalização da Geração Z frente às Gerações X e Y, a defasagem da relação e o impacto da tecnologia entre elas. O evento é promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, e acontecerá de 8 a 10 de julho, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.    Dado foi quem criou o conceito da palavra "digiriatria" - a junção de "digi", correspondente a digital, e "geriatria", relacionado a pessoas idosas. A palestra trará uma análise das dificuldades enfrentadas pelas gerações que tem que vivenciar o mundo digital e o que é necessário para evitar que se tornem velhos digitais.
PRÊMIO
Iniciaram as indicações e sugestões de nomes aos grandes prêmios empresariais do Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul 2015.
PRINT PAPER
A Print Paper Online é uma empresa especializada na personalização de produtos, como cadernos, canecas, copos e etc, com o diferencial de escolher entre três diferentes categorias: criações de cartunistas, ilustradores, fotógrafos e demais artistas parceiros. A empresa surgiu da parceria com o publicitário, diretor de Criação da e21, professor e artista plástico Cado Bottega: a linha Fórmula 1.
Cado, como escritor, recentemente lançou um livro infantil no Rio de Janeiro. Admirada pelo sucesso obtido pelo artista, a Print  Paper Online escolheu as obras de Bottega para contemplar os fãs de Fórmula 1 em seus produtos.
www.printpaperonline.com.br
GROUPON 
Uma pesquisa realizada pelo Groupon - maior plataforma de comércio eletrônico local do mundo - com mais de 7 mil pessoas, em cinco países da América Latina, indica que a preocupação com a estética atinge a imensa maioria das pessoas, em algum nível - 89% dos entrevistados. E o item que mais incomoda são os quilinhos a mais, para 56% das pessoas que responderam ao estudo. Curiosamente, as mulheres que mais se importam com a estética são as mexicanas, com um índice de 97%, enquanto as brasileiras atingem a marca de 87% - a menor entre os cinco países analisados. Participaram do estudo clientes da base do Groupon no Brasil, Chile, Colômbia, México e Argentina.
Os serviços e os tratamentos estéticos mais procurados e a frequência com que são realizados também foram abordados. As brasileiras são as mais assíduas: 28% fazem algum procedimento semanalmente. Nos demais países, esses são realizados, em média, uma vez ao mês. Entre os tratamentos mais procurados estão o corte de cabelo - tanto masculino quanto feminino - e a pintura e mechas nos cabelos - apontado pelas mulheres.
No Brasil, o tratamento estético mais realizado entre as mulheres é o serviço de manicure e pedicure, citado por 80,5% das entrevistadas, e 32% delas dizem que é indispensável. Entre os homens brasileiros, o corte de cabelo é o procedimento mais presente na rotina deles, com 82% das menções.
De modo geral, 60% dos entrevistados dizem que gostariam de ser presenteados com tratamento de estética e beleza e apenas 30% dizem já ter recebido este tipo de presente. No Brasil, 79% das mulheres e 75% dos homens gostariam de ganhar esse mimo.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 13 e 21 de maio, aplicada entre a base de usuários do Groupon na América Latina.
VERDADE
Depois de peregrinar esse Brasil, enfrentando pessoas que não queriam escutá-lo, que não o recebiam, principalmente no nosso Rio Grande amado, onde tudo se torna ou se travesti de obstáculos disfarçados de soberba e de desconfiança, Ricardo Capra conseguiu os parceiros investidores que acreditaram e colocaram o projeto na rua que já é sucesso, Perestroika e Zeppelin, dois nomes de peso e de capacidade que dignificam o nosso mercado. Nasce assim a Mission Control, uma empresa única em forma de laboratório aberto de visualizações de dados e análise em tempo real.
A democratização da informação. A verdade escancarada em tempo real. Os hábitos, os desejos vistos em tempo real, regional ou nacional. Relatórios com ciência de dados.
Quem já participa e está trabalhando com a Mission Control, entre outras empresas, são Vivo, Natura, Rede Globo e Lojas Americanas.
Para ter acesso e ver uma demonstração: [email protected].
FELIPE VIEIRA
Os internautas já podem acessar a nova versão do site do jornalista Felipe Vieira por meio do endereço www.felipevieira.com.br.  A tecnologia utilizada permite que o conteúdo seja visto com a mesma facilidade de todas as plataformas digitais e todos os tamanhos de tela - computadores, tablets e smartphones.  Com layout moderno e sóbrio, o novo site foi desenvolvido pela equipe da Klavo.  "A ideia é replicar este olhar que passo na rádio e na TV em tempo real no site e, consequentemente, nas redes sociais", afirma Felipe.
Além da divulgação de notícias relacionadas a assuntos relevantes à Capital, serão publicadas diariamente entrevistas realizadas por Felipe em seu programa matinal na Rádio Guaíba. Até o final do ano, novas seções serão adicionadas ao site, inclusive com a participação de colunistas conhecidos da cidade tratando de diversos assuntos. Lançado esta semana, o site está em fase de ajustes: "Temos recebido a opinião e críticas de colegas e amigos, várias delas estão sendo implementadas e por isso ainda não consideramos a página algo definitivo. A ideia é seguir evoluindo", diz Felipe. Uma fanpage no Facebook ( www.facebook.com/jornalistafelipevieira) foi criada nesta quinta-feira. "O resultado do Facebook é impressionante. Em menos de 24 horas, sem nenhum anúncio, já contamos com aproximadamente 700 seguidores", comemora Felipe.
A já conhecida Newsletter continuará a ser enviada diariamente às 9h com a seleção das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. No site, o objetivo é focar cada vez mais no que interessa a Porto Alegre. "Não há intenção e nem tem como competir com grandes portais com dezenas de jornalistas contratados. A intenção e o maior diferencial é estar sempre aberto para entender a necessidade do público específico. Fazer com que o site seja um projeto vivo, capaz de se adaptar, modificar e evoluir junto à realidade da cidade e País.", projeta Felipe.
Profissional multimídia, Felipe hoje tem espaços na rádio (das 9h às 10h30min de segunda a sexta, apresenta o programa "Agora", na Rádio Guaíba), na televisão (prepara para o segundo semestre de 2015 a segunda temporada do programa de entrevistas "Poder RS", na TV Record) e na internet (editando o site de notícias focadas nos interesses dos porto-alegrenses que leva seu nome).
WBR
A Agência WBR inicia o 2º semestre de 2015 com novos clientes. O primeiro é a Yoobao, marca asiática de carregadores portáteis para dispositivos móveis, que chega ao Brasil com principal operação comercial pelo seu site de vendas. A Yoobao é uma empresa líder em desenvolvimento e fabricação de baterias portáteis e acessórios para dispositivos móveis.  A agência foi contratada para criar e executar todo o planejamento de comunicação e posicionamento da marca.
Outras duas marcas que também passam a ser atendidas pela agência são CREEO - Centro de Recuperação e Estudo da Obesidade, que, há 26 anos em Porto Alegre, transforma o estilo de vida e hábitos alimentares dos pacientes; e a Delight Congelados, empresa oriunda do CREEO, que surgiu com uma linha especial de refeições para auxiliar àqueles que estão passando pelo projeto de reeducação alimentar.
ROSSI
A Paim conquistou a conta publicitária da Rossi. A agência vai atender à divisão da companhia para o Rio Grande do Sul e Paraná.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários