Coluna do Nenê

OPINIÃO Tudo mudou! Nada mudou! É um ciclo! É uma fase! Inovar! Criar! Investir! Gastar! Cortar! Demitir! Otimistas! Céticos! CHEGA! CHEGA! FEBRAVAR  Foquem nas …

OPINIÃO
Tudo mudou! Nada mudou!
É um ciclo! É uma fase!
Inovar! Criar!
Investir! Gastar!
Cortar! Demitir!
Otimistas! Céticos!
CHEGA! CHEGA!
FEBRAVAR 
Foquem nas pessoas para terem sucesso, porque os negócios não tomam decisões, não vendem produtos e não criam relacionamento. Reveja os seus processos e suportem tudo isso com tecnologia. A tecnologia é meio e não o fim.
O cliente não compra um determinado produto, compra uma solução e, para isso, não quer saber se a loja está no mundo físico, virtual, no mobile ou nas redes sociais. Isso vai exigir a revisão de todos os processos, a conectividade de todos os elos da cadeia de suprimentos. Nós estamos no meio de uma revolução. Vamos ter que nos reinventar, vamos ter que ser globais. Hoje tem-se o chamado neoconsumidor que é digital, global e multicanal. Ele quer mais de tudo. Mais velocidade, informação, conteúdo, opções, variedades, integração de canais, conectividade e mobilidade. E quer pagar menos por tudo isso. Ele quer tudo por conta de a empresa tê-lo como cliente fiel. A partir do momento que não entrega mais isso, acabou a fidelidade. Daí  ter que inovar. Mas, sempre, quanto mais simples melhor. Essa foi a tônica importante do encontro de Varejos.
PESQUISA
Pesquisa realizada pela Rock Content, empresa de marketing de conteúdo, com mais de 2 mil profissionais de diversos segmentos como Marketing, TI, Consultoria, Educação e E-commerce de todo o Brasil, aponta que 69% dos entrevistados utilizam o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes.
Para impulsionar a distribuição de conteúdo, muitas delas apostam em ferramentas como Redes sociais (91%), Blogs Corporativos (61%) e Newsletters (52%). Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn.
A pesquisa conclui também que as métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão. "Para finalizar,  que apenas 33% das empresas medem o ROI (Retorno sobre Investimento), e as que costumam realizar esse processo são 58% mais bem-sucedidas  que as que não têm o mesmo hábito".
CONECTIVIDADE
Quarto maior comércio global com 55 milhões de aparelhos vendidos em 2014, 70 milhões de usuários e US$ 1,5 bilhão em faturamento somente na indústria de aplicativos, esses são os números do mercado de smartphones no Brasil no ano passado.
Para debater a convergência nesse ambiente, o Smartphone Congress integra a programação especial da 10ª Eletrolar Show e será realizado entre os dias 20 e 22 de julho, em São Paulo.
Os temas que serão discutidos são ?Desafios para o setor de Smartphones?, ?A Evolução do Smartphone?, ?Transformações e Desafios para o varejo na era da mobilidade?, ?Plataformas de Payment?, ?Mobile Advertising?, ?Os 3 pilares para o sucesso da estratégia de  Mobile Marketing? e ?M-Commerce?, entre outros.
AMPRO
Já começou também o julgamento da etapa Nacional do AMPRO Globes Awards. Dos 113 cases premiados da etapa Regional, 98 foram inscritos para a Nacional e concorrem aos troféus de ouro, prata e bronze, que serão revelados na cerimônia marcada para o dia 28 de julho, no encerramento do 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Após passarem por duas etapas - Regional e Nacional, os trabalhos finalistas são aprovados para concorrerem internacionalmente. Em 2015, a AMPRO anunciou algumas novidades para a premiação, que contempla 16 categorias, além dos troféus de Melhor Profissional nas áreas de Criação, Atendimento, Produção e Planejamento; Melhores Fornecedores e prêmios de Melhor Agência do Ano e Melhor Campanha do Ano.
SEGURANÇA
A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, ofereceu, com sucesso, a quase 200 escritórios investigativos e locais do Departamento de Veículos da Califórnia (Detran da Califórnia), sua avançada  Coesys  Document Verification. Funcionários do Detran da Califórnia podem verificar a autenticidade de documentos como passaportes, carteiras de identidade e de motorista, simplesmente verificando os dados gráficos e os recursos de segurança comparando com modelos de referência de uma matriz de países emissores. A Gemalto trabalhou com o Detran da Califórnia para criar uma solução automatizada de sincronização conectada a um repositório central de documentos. Esta solução reduz a carga de atualizações manuais das estações de trabalho de autenticação localizadas dentro dos escritórios locais do Detran da Califórnia.
WORKSHOP
O Grupo de planejamento do RS  estará realizando no dia 20/07 o  workshop"O que te impede de inovar?" com os professores Graziela Giorgi e Fabio Amado.É isso aí temos que estar sempre aprendendo para poder enfrentar o mercado com conhecimento e profissionalismo.
ONLINE
Já pensou realizar a transmissão de um comercial para cinco cidades diferentes, para diversas emissoras ao mesmo tempo e para milhares de pessoas? Agora imagine fazer isso usando uma fita para cada lugar e pior, com o custo de mais de R$ 3 mil cada uma, correndo o risco de se perderem no caminho. Essa era a realidade da publicidade no mundo há mais ou menos 10 anos atrás.
Atualmente, tudo é feito de forma digital, sem fitas, mensageiros, pen drives, cartões de memórias, entre outros. Tudo passa a ser realizado de forma online, com controle de qualidade, proporcionando agilidade e economia de escala nesses processos.
COMPETENCE
A Gaston lança neste mês de julho, e enquanto durarem os estoques, a liquidação de inverno 2015, e oferece aos consumidores muitos produtos com desconto. Todas as sessões estão em promoção.
A campanha traz o slogan "Vem com tudo", e veiculará em jornal; outdoors e busdoor, interior e Porto Alegre; e nas redes sociais.
DM9SUL
Para o lançamento da terceira edição do modelo Olympikus Rio, tênis da linha de running desenvolvido especialmente para a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, evento patrocinado pela Olympikus desde 2011, a marca apresenta sua nova campanha, com o mote "Leve o Rio com você". A ação foi desenvolvida pela DM9Sul e conta com peças para TV, mídia impressa, mídia online, mídia externa e PDV.
A campanha terá abrangência nacional com estreia no payTV com vinhetas de 15" a partir do  dia 11 de julho. Na mídia impressa, a estratégia conta com anúncios nas principais revistas especializadas em corrida, dando destaque para o novo modelo Rio 3. No Rio de Janeiro, a marca estará presente em mais de 200 mobiliários urbanos a partir do dia 14/07, cobrindo toda a capital carioca, juntamente com vinhetas em relógios digitais em toda orla, preparando a cidade para a prova que ocorre no final do mês, no dia 26 de julho.
EVENTO SC
A sexta edição do Mídia Sul 2015 será realizada nos dias 16 e 17 de setembro, na Fiesc, em Florianópolis, e terá como tema  "A Mídia Gerando Novos Negócios". A expectativa é de reunir mais de mil profissionais dos estados da região Sul, entre congressistas e convidados.
A abertura oficial,hoje,  terá um jantar de confraternização do mercado publicitário. No dia 17, estão programadas cinco palestras - duas pela manhã e três à tarde, com personalidades reconhecidas nacional e internacionalmente. Considerado um dos mais importantes eventos de comunicação do país, o Mídia Sul é realizado pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (SINAPRO/SC) e pela B21 Negócios.
IMAGEM
 O mundo está imerso em imagens. Esteja você no metrô, sentado na poltrona, praticando algum esporte no parque, almoçando em um restaurante ou em frente ao computador, tenha como certo: as imagens estarão à sua espera. As novas mídias, a democratização das ferramentas de produção de conteúdo e uma aposta agressiva em seu poder de comunicação, construíram um cenário ideal para a profusão da força da imagem e o seu papel informativo.
As imagens servem para muita coisa ao mesmo tempo: lembrar, documentar, expressar, comunicar, vender (é claro!) e, como evidencia este texto, impressionar. Quando "lemos" as imagens, a mente coloca em ação um processo completamente diferente daquele da leitura de um texto. Para extrair o significado de uma mensagem escrita, o cérebro realiza um processo quase que sequencial que integram letras, palavras, frases e parágrafos e, aí sim, uma possível interpretação. Já a "leitura" de uma imagem é dada de uma forma diferente, todas as partes de um conjunto são percebidas em um só golpe, processada de uma só vez. Com o tempo, conseguimos assimilar outros aspectos, como estéticos (cor e forma), conteúdo, sua intenção oculta e outras informações transmitidas. Diante de sua onipresença e a sua facilidade em comunicar de maneira ágil, podemos dizer que também são onipotentes.
Imagem tem uma força inestimável de transmitir ideias porque não fica no campo da imaginação. Quem já não passou pela situação de esquecer o que estava escrito em um anúncio, mas lembrar-se exatamente da sua construção visual? Pois é, a imagem permanece por mais tempo em nossos pensamentos e por isto vale mais do que mil palavras.
COCA-COLA
No inicio deste ano, durante o penúltimo capitulo da novela Império, exibida pela Rede Globo, o vilão  bebeu uma Coca-Cola momentos antes de sequestrar a própria irmã . "Estou ansioso. Fiquei até com a boca seca. Adeus, bastarda", disse o personagem.
Na sequência, durante o sequestro,  segura a lata vazia na mão e questiona o que fazer com o objeto, que agora tem impressões digitais. Ao tentar jogar a embalagem no lixo, entretanto, o personagem erra o alvo, e o item cai na rua. A última cena deixou evidente a importância que a lata da Coca ganhou no desfecho do último capítulo da trama. Não à toa, a marca conseguiu mais de 9 mil interações nos últimos dois episódios da novela.
Os especialistas na prática são categóricos ao ressaltar a importância do contexto para a introdução de produtos na cena. Para promover a maneira como o anunciante tem conseguido se inserir na cultura pop através da televisão aberta no Brasil, a J.Walter Thompson Brasil criou a ação.
PARADA DE ÔNIBUS
A ação de lançamento do filme Pixels, produção da Sony Pictures que estreia no próximo dia 23, conta com uma peça interativa que ficará instalada na Avenida Paulista.
Em parceira com a Otima, responsável pela instalação do mobiliário urbano em São Paulo, a Salve desenvolveu a ação que permite ao público interagir com um game em um ponto de ônibus.
"O enredo deste filme é praticamente um briefing de comunicação digital. A concepção das ações requer intimidade e legitimidade com a cultura geek"
No local estão duas caixas que recriam o ambiente de games onde os usuários podem fazer disputas com o desafio de rebater a bolinha para a tela do adversário, sem deixá-la escapar.
A ação de Pixels é mais que uma simples divulgação, transforma a avenida Paulista em um fliperama. É nostálgico e moderno ao mesmo tempo", afirma James Scavone, CCO da Salve.
LIÇÕES
O Brasil sofreu no ano passado uma das derrotas esportivas mais marcantes de sua história. Os 7×1 da Alemanha na Copa Fifa do Brasil vão ficar marcados na memória dos esportistas e dos torcedores por muitos e muitos anos. E, como era de se prever, discutiu-se muito sobre quais foram as razões que fizeram o Brasil sofrer tamanha humilhação esportiva e, por conseguinte, quais foram os motivos do sucesso dos alemães.
Nós tínhamos o talento e? a torcida a nosso favor e? é só. Paixão e talento são importantes, mas sozinhos eles não garantem o sucesso. É preciso muito mais.
Se fizermos um paralelo com a nossa indústria, vamos chegar a conclusões semelhantes. Sucesso não é sorte! Sucesso é consequência de um trabalho  intenso e focado.
ENCONTRO
A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) está lançando o Relatório Social referente ao ano de 2014, em um encontro que acontece dia 20/07, às 19h30min. O presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, vai divulgar os números de mídia doada pelas emissoras de rádio e televisão de todo o estado, que ultrapassaram todos os indices, quebrando recordes.
FACEBOOK
O Facebook continua trabalhando para entrar na concorrência de diferentes serviços digitais. Após rumores de que a empresa quer lançar seu próprio streaming musical, o site The Information apurou que Mark Zuckerberg pretende lançar uma assistente pessoal por voz.
Mas, diferente de Siri ou Google Now, a ferramenta será pensada para o comércio eletrônico do Facebook. "Monneypenny", como foi chamada, servirá  para ajudar na procura e compra de produtos e serviços através da integração com o Messenger.
INCOMUM
Quem ainda não fez, tem até o dia 20 de julho (Dia do Amigo) para tirar uma selfie bacana, inusitada ou descontraída com seu animal de estimação e turbinar suas redes sociais.  Tudo isso porque a Vetpharma - Manipulação Veterinária vai exibir em sua fan page fotos que melhor representam o conceito de amizade verdadeira.
Para participar da PetSelfie, os interessados devem enviar mensagem inbox com a(s) imagem(ns) e os nomes. O envio pressupõe que o usuário concorda que os dados poderão ser utilizados na ação e que não concorrerá a nenhum prêmio em contrapartida.
A campanha tem assinatura do Núcleo de Mídias Sociais da Agência Incomum, que atende a conta da Vetpharma há dois anos. Está voltada a pessoas apaixonadas pelos bichinhos e com forte engajamento social, público mapeado a partir da análise de canais específicos na internet. Tem como objetivo posicionar a marca como amiga dos animais, além de apresentar os produtos, em todo o País. São Paulo e o Rio de Janeiro são mercados de grande interesse, além do Rio Grande do Sul.
MERCADO
O mercado publicitário está na disputa de várias contas do setor de Agronegócios,que gerará uma dança de cadeiras muito significativa e negociações entre os fees que não cobrem custos,compromete o desempenho e não oportuniza outros de participarem,que tem estruturas menores e competência.Guerra burra.
CORREIO DO POVO
A ida de Luis Grisólio mexe com o mercado, ativa uma marca que precisa de um profissional como ele e devolve o respeito.
MULHERES
Vai verão, vem verão e a fórmula para determinados segmentos da propaganda se repete. Desde meados de 2014, porém, as reações das mulheres diante de publicidade com linguagem sexista ou machista têm vindo à tona com mais força. Neste 2015 pipocaram por todo o mundo uma série de ofensivas,  on e  offline, a campanhas que diminuíam ou deturpavam a imagem da mulher. Especificamente no Brasil, em alguns momentos deu até para desconfiar que as marcas estavam querendo gerar  buzz (negativo, sabe-se lá a que custo) cometendo erros que outras haviam acabado de cometer em sua comunicação e causando a ira de mulheres, independente de elas estarem ou não sob a bandeira do feminismo. A boa propaganda informa e diverte. Mas, será que vale manter a piada se ela só tem graça para parte da audiência? Que marca hoje estaria sinceramente interessada em ter a antipatia de um nicho imenso e com poder de compra e decisão crescentes?
O time das meninas tem feito um barulho importante e irreversível para lembrar agências e empresas que o papel da mulher na sociedade mudou e que a comunicação obrigatoriamente deve acompanhar esta mudança.
SINAPRO
Após negociação entre as partes, o Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul ( SINAPRO-RS) e o Sindicato dos Publicitários (SINPAPTEP) chegaram a um acordo sobre os reajustes salariais da categoria. Este ano, o acordo coletivo foi marcado pelas incertezas do mercado, alta da inflação, suspensão de investimento do poder público estadual, apreensão dos anunciantes em relação ao mercado nacional, forte carga tributária imposta às agências, além da queda da atividade econômica que vem atingindo também outros setores. Baseados neste cenário, que já inclui queda de postos de trabalho e redução de faturamento das agências, representantes dos trabalhadores e patronais optaram por índices abaixo do INPC, focados na manutenção dos empregos.
O presidente do SINAPRO-RS, Delmar Gentil e o presidente do SINPAPTEP, Manoel da Costa Neto, destacam que o acordo foi realizado baseado na forte sinergia entre os sindicatos, empenhados em manter uma relação de trabalho justa e favorável ao desenvolvimento do mercado, tanto para os empresários quanto para os empregados face o cenário atual. Para mais detalhamentos sobre o acordo, acesse o site www.sinapro.com.br.
PESQUISA 2
A internet mais uma vez faz o seu papel, dissemina conhecimento, encurtar distancias, e aproxima pessoas, além de reduzir alguns custos operacionais de forma significativa. Com todas essas vantagens, impossível não creditar a esta incrível ferramenta mais uma facilidade: a entrevista via videoconferência. Essa, foi a conclusão da pesquisa realizada pela Gluck Consultoria, no mês de junho, em uma rede social. Na amostra, 67 % achou que de fato, a opção de se fazer a entrevista por Skype pode ser muito boa. Já 21 % classificou como bom, 8% como regular e 4% sendo ruim. Há ainda aqueles que acreditam que o "olho no olho" pode ser fundamental em um momento tão decisivo e importante, mas pela pesquisa, nota-se que se trata de um paradigma que, aos poucos, está sendo superado.
Entrevistar por videoconferência tem provado ser um método bastante eficaz. Grandes empresas como Google apostam nesta facilidade para conhecer os seus candidatos e assim agilizar uma infinidade de processos. Entretanto, vale lembrar que os mesmos cuidados de um contato " ao vivo" devem ser levados em consideração e não achar que a conversar, ou a apresentação, pode ser informal. Tudo será observado igualmente como acontece na forma tradicional.
BEACONS
Ao andar pelas ruas, não é difícil esbarrar em alguém que não presta atenção no caminho por estar manuseando o celular. O mesmo acontece quando estamos ouvindo música nos fones de ouvido, dificilmente conseguimos atentar para o som ao nosso redor. Esse pode ser um problema ao andar pelas ruas das grandes cidades, onde qualquer distração pode causar um acidente, como um atropelamento, por exemplo.
Pensando nisso, o Spotify lançou o "Safetify", uma campanha que instalou beacons nos cruzamentos mais perigosos de Nova Iorque na tentativa de evitar esse tipo de acidente. Como funciona? Os beacons, em sincronia com o Spotify, diminuem o volume da música tocada nos fones quando um pedestre se aproxima. Assim, a pessoa pode atravessar com mais atenção e continuar o trajeto ouvindo sua música normalmente ao chegar do outro lado da rua.
MENOS
Há não muito tempo, uma regra de comportamento na rede foi estabelecida quase como uma etiqueta para quem navegava: Internet não é lugar de escrever demais. Quem insistisse em ignorar essa formula estava fadado a ser um porre nas redes sociais. E, como popularidade nas redes é uma questão de honra, usuários e marcas não cogitaram a possibilidade de ignorar essa tendência, consolidando de vez a famosa "objetividade" como característica indispensável para uma boa comunicação digital.
ARTEMISIA
A ARTEMISIA é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos.
BOTÃO
O Google deve lançar nas próximas semanas um botão que permite aos usuários realizar compras diretamente dos resultados da pesquisa.O recurso, chamado de Purchase  on Google, funcionará na versão móvel do site de buscas. A empresa afirma que, apesar de facilitar as compras, ainda deseja que o varejista mantenha um relacionamento com o  cliente. Por isso, ao clicar em um produto no resultado do que foi pesquisado, o usuário será levado a um microsite dentro do Google, personalizado como a loja desejar. Lá será possível finalizar a compra ou procurar outros produtos e lojas. O Google também  vai integrar outras ferramentas ao serviço, conectando diretamente apps que tenham ligação com o produto buscado. Por exemplo, se o usuário tiver o aplicativo do eBay instalado, será direcionado para ele automaticamente caso um dos itens mostrados no resultado for de lá.
FALE COM A PLINDIGITAL
[email protected]

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários