Coluna do Nenê

Opinião Temos vivido dias de intensa salivação em torno da expectativa de vacância do poder, o que levou a uma sucessão de ajustes dentro …

Opinião
Temos vivido dias de intensa salivação em torno da expectativa de vacância do poder, o que levou a uma sucessão de ajustes dentro do "ajuste", que logo degeneraram num arremedo de campanha eleitoral em circuito fechado que, neste país indigente de repertório político e propostas concretas de reforma institucional, se traduz em saraivada de golpes baixos que levou à instalação desta crise.
A ofensiva da Presidenta para "defender o mandato" apoia-se, cada vez mais, em expedientes idênticos aos utilizados na ofensiva para conquistar o mandato, que, por sua vez, se reproduzem com sinal invertido nos atos de sabotagem dos 30 e tantos "partidos", até há pouco todos "de esquerda", agora todos "de oposição", inclusive o da própria presidente da República. De um lado, acena-se com cargos e isenções aos sacrifícios do "ajuste" para setores com força bastante para fazer diferença na hora de a onça beber água. Do outro, a brincadeira é aprovar medidas temerárias capazes de destruir o que resta da confiança no País para forçar Dilma e o PT a vetos que exponham a demagogia a que sempre recorreram.
Dá até para entender a tentação de devolver ao partido da Presidenta o veneno que ele fez os outros tragarem a vida toda. Mas quem se permite essa indulgência passa a fazer jus à mesma adjetivação com que brindava o partido quando era ele a fazer gato e sapato do futuro da Nação para extrair de cada crise o máximo de virulência - isso não é mais que usar o povo como bucha de canhão num jogo de chantagem de quem só pensa no poder, e não no interesse nacional. Pior, ações individuais são cada vez maiores.
A resposta é repetir mecanicamente que a crise "é do mundo", e não sua ou do partido, que, por sua vez, "não vê" crise nenhuma, só "um problema de comunicação" entre a Presidência e o Congresso, a presidência e os governos, a presidência e o povo, sanável com mais injeções de "glicose". Por via das dúvidas, todos cuidam, de "amaciar" o poder titulado para julgar o "núcleo político" da Lava Jato, que, lá do Olimpo, brada, para começar, que "exige" deste Brasil que cambaleia à beira do abismo, numa espécie de disputa para ver quem arrebenta mais o que resta da credibilidade e por consequência de desenvolvimento.
A cobertura que faz a imprensa dessas derrotas acachapantes do Brasil - aceitando os termos dos que disputam a tratar cada golpe como "derrota do governo" ou "vitória da oposição" - incentiva políticos em busca de 15 minutos de fama a persistirem nesse comportamento deletério, enquanto aqui fora o desemprego come solto, multiplicando a potência da bomba social que vai explodir.
O problema não é, portanto, de "falha de comunicação", é de ausência de objetivo estratégico. Nenhum dos lados em disputa vai além dos expedientes táticos, uns para não perder o poder, outros para tomá-lo. Ninguém tem nada a propor sobre o que fazer com o poder conquistado; tudo se esgota na conquista mesmo. A causa fundamental da crise brasileira continua intocada. Ninguém em Brasília fala nela; ninguém fora de Brasília exige que Brasília fale nela.
Já foi o tempo em que os Estados nacionais podiam fechar-se ao mundo e manter uma estabilidade relativa, ainda que entrincheirados no passado. Hoje o mundo atropela impiedosamente quem atrasa o passo. Nesta arena de "chinas", o Brasil não voltará à porta de entrada do mercado global antes de reduzir à metade ou à terça parte o peso do Estado, da corrupção e do custo do trabalho e construir um aparato institucional que legalize a honestidade e seja leve e flexível o bastante para não travar o País a cada soluço de um mundo em constante mudança, aliás, nunca parou de mudar.
A obra é ciclópica e requer, apenas para ser iniciada, anos de um disciplinado exercício de sintonia do senso crítico da Nação em torno de um projeto estratégico apoiado nos fatos, cuja mera existência a maioria jurássica da nossa "intelligentsia" século 20 ainda não reconhece, e de persistente cobrança da sua execução.
De que tamanho é o Estado brasileiro hoje? Quantos são, entre nós, os que vivem de contribuições e os que são instados a enfrentar o mundo carregando esses outros nas costas? Como a riqueza nacional está distribuída entre eles? Como se comparam os salários e aposentadorias versus a carga de trabalho deles, nossos e da comunidade meritocrática planetária? Com quanto contribuiu para o "ajuste" este governo que acaba de confiscar de quem ganha até dois salários mínimos a metade do abono anual? Como bate a crise em Brasília?
Os grandes números da equação brasileira são eloquentes. A carga tributária oficial está em 35% do PIB. O déficit é de outros 6%. O Brasil que não produz e, alegando falta de verba, não investe nem em infraestrutura, nem em educação, nem em segurança, nem em saúde - e que não contribuiu com um tostão de "seu" para o "ajuste" - consome por ano, considerado apenas o "por dentro", 41% do PIB, que equivalem a R$ 2.400.000.000.000,00 (dois trilhões e quatrocentos bilhões de reais) apenas com salários, mordomias, aposentadorias e pensões desfrutados pela casta dos sócios do poder.
Mas, apesar da clamorosa enormidade desses números, você nunca viu uma reportagem mostrando ao Brasil do desemprego, dos doentes no chão e dos 56 mil assassinados por ano como vive este "outro lado" que tanto tem sem ter feito por merecer; qual a minúcia dos números do seu mundo comparado ao nosso; se, quando e como eles pagam as suas contas; como vivem as suas famílias, comparadas às nossas. Dos 35 milhões de entrantes, economicamente ativos que somados a outros tanto estão inadimplentes.
Enquanto esse não for o tema obsessivo e diário de todos os jornais, rádios e televisões do País; enquanto não se tornar impossível mencionar qualquer número nesta terra sem referi-lo a essa realidade; enquanto ela não for conhecida de cabo a rabo por todos e cada um dos brasileiros, o Brasil não tem a menor chance de voltar para dentro do mundo.
SPR 
Dias ensolarados, cheios de cor e otimismo. Assim é o verão da Petite Jolie. Para apresentar a coleção primavera/verão 2016 no mais perfeito clima e evidenciar o posicionamento da marca - " Dias Iluminados Te Esperam" -, a SPR criou uma campanha que contou com produção em Copacabana, no Rio de Janeiro, e ação especial para convidadas, com gostosuras da estação e gestos sinceros, já que a Petite Jolie acredita que a felicidade mora nas pequenas coisas.
"A ideia e o maior desafio foi dar continuidade ao novo slogan da marca, " Dias Iluminados Te Esperam", adequando-o à campanha da próxima estação. Procuramos transmitir um clima tropical e as tendências do verão em fotos, com duas modelos se divertindo em Copacabana". As peças já podem ser conferidas no site da Petite Jolie.
PRIORIDADE
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou em caráter conclusivo um projeto de lei que garante prioridade especial para os idosos com mais de 80 anos. O objetivo da mudança visa priorizar as pessoas com mais de 80 anos, pois geralmente apresentam uma diferença de capacidade, mobilidade e dificuldades em caráter mais urgente dos que ainda estão na faixa dos 60 anos.
"Esse projeto irá alterar o Estatuto do Idoso e trará uma prioridade aos que já se encontram na chamada quarta idade. Eles passarão a ter atendimento mais rápido nos casos de saúde, e também em processos judiciais. Porém ainda existirá exceção nos casos de emergência" disse a dra. Tabatha Barbosa, advogada da Associação Nacional da Seguridade e Previdência (ANSP).
Fusões
Segundo análise da consultoria Value Bridge, a movimentação representa boas oportunidades de negócio e se contrapõe ao cenário econômico difícil. Investidores estrangeiros são os principais interessados nos ativos brasileiros.  
As operações realizadas de janeiro a maio de 2015 se distribuem por grande número de setores: software, seguros, telecomunicações, geração de energia, financeiro, indústrias diversas e petróleo, entre outros.
Do total de operações, segundo análise da Value Bridge, a distribuição por tipo de negócio foi a seguinte:
Aquisição: 167- Compra de participação minoritária: 92 - Fusão: 12 -Empreendimento controlado em conjunto: 4
As operações de fusão e aquisição envolveram negócios em empresas como Banco BTG Pactual, Radix Engenharia e Software, Sul América Seguros, Rádio Eldorado, Brazil Fast Food Corporation, Supremo Cimentos SA, Nutrifarma, Rede D´Or, Neodent, Frigorífico Mercosul, Grupo Transenergia, Harald Indústria e Comércio de Alimentos, Ducha Corona,  99 Taxis e outras. Brasil, Estados Unidos e Alemanha estão em primeiros lugares na ordem de compradores.
INSPIRAÇÃO
O Great Place to Work - única empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho - aponta seis questionamentos que os líderes devem fazer para auxiliar os funcionários a identificar o significado no trabalho. Na chamada "Era do Significado", os líderes inspiradores são associados à capacidade de construir ambientes corporativos produtivos, lucrativos, sustentáveis e nos quais os funcionários enxergam relevância na própria atuação. Novartis, Mars e Kimberly-Clark são empresas que mantêm práticas associadas ao tema e que estão na lista das Melhores Empresas para Trabalhar.
CONSULTOR
A preocupação com a imagem pessoal e com o comportamento social e corporativo pode ser a chave do sucesso de qualquer profissional no mercado de trabalho. Pensando nesse importante segmento, no próximo dia 31 de julho, o  Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões da América Latina, vai promover o  1º Encontro de Consultores de Imagem e Especialistas.  
SACANA
Para contratar um diretor criativo durante um ano, o site Pornhub, um dos mais populares na categoria pornográfica, criou um concurso para conhecer os profissionais "na prática". Para isso, os candidatos teriam que enviar anúncios que falassem sobre os serviços da marca sem serem explícitos.
A empresa recebeu tantas peças bem humoradas que criou um Tumblr para exibir os materiais. Lá, é possível votar em um dos 15 finalistas e ajudar o site a escolher seu novo "sacana criativo".
GOOGLE NOW
Não é novidade que o setor da Comunicação passa por transformações nos últimos anos, aceleradas em grande medida pelo advento da internet, das redes sociais e, mais recentemente, dos dispositivos móveis. Câmeras e sensores se espalharam pelas cidades na mesma proporção que smartphones e tablets e, nesse processo de digitalização, ubiquidade e mobilidade parecem adquirir papel central, criando novos fluxos de informação e novas possibilidades de produção, distribuição, interação e consumo de conteúdos.
Aplicativos como o  Google Now têm caminhado no sentido de atender tais demandas e interesses dos usuários pelo conteúdo geolocalizado.
WAZE
Cada vez mais, anunciantes do mundo automotivo estão optando por ferramentas de comunicação que incluem geolocalização, como o Waze.
"A atual crise da indústria fez com que as marcas olhem cada investimento em mídia com ?um?a lupa na geração de receita. Cada vez mais concessionárias de veículos, empresas de vendas de acessórios e montadoras nos procuram para desenvolver estratégias que incluam o geomarketing em busca de aumento de vendas" comenta Mariana Krym, VP de Mobile da IMS Internet Media Services (IMS), empresa responsável pela comercialização exclusiva dos espaços dentro do GPS Social utilizado por mais de 50 milhões de pessoas no mundo. ?
Marcas como Nissan, CAOA Hyundai, Volkswagen, Renault, Honda, DPaschoal, Caçula de Pneus, entre outras, vêm utilizando o aplicativo para indicar novos lançamentos, sugerir test-drives, lembrar trocas de pneu, óleo e manutenção, além de indicar concessionárias e pontos de venda e, por que não, vender o sonho do próximo carro.
SBT 1
O SBT RS segue na vice-liderança pelo sétimo mês consecutivo em junho. A emissora registrou 10,3% de share e 3,8 pontos de audiência, média 18% maior que sua principal concorrente, que obteve 3,2 pontos na faixa de confronto. No comparativo com o ano anterior, o SBT RS foi a única emissora a registrar crescimento em todas as faixas horárias.
ENTROSAMENTO
O esporte como produto é um fenômeno em todo o planeta. Basta observar cases como a Copa do Mundo, Olimpíadas, NFL, NBA, Fórmula 1, Champions League e tantos outros megaeventos. Tudo isso acontece graças à paixão e a devoção de milhões de fãs de clubes, equipes e atletas e o enorme poder midiático e a carga emocional de uma disputa em tempo real. Aliado a este cenário afetivo e engajador, os diversos devices, as múltiplas plataformas e as redes sociais ajudaram a intensificar a relação das marcas e figuras esportivas com o público.
Inove
Nos últimos anos, vimos surgir milhares de startups com grandes ideias que podem revolucionar grandes mercados, derrubando o domínio de algumas empresas tradicionais. No nosso cenário atual, a facilidade de se obter informações permitiu que pessoas em diferentes lugares do mundo pudessem criar negócios disruptivos, com um baixo investimento inicial.
O consumidor está muito mais disposto a experimentar novidades, por isso não são necessários milhões de reais em anúncios de TV para que o produto chegue a milhares de pessoas, muitas vezes ao redor do mundo. Um bom exemplo disso é o Whatsapp e o Instagram, considerados grandes canais de divulgação, que já estão sendo utilizados por muitas empresas como ferramentas para disseminar seus produtos atingindo o público conectado sem precisar gastar nada em publicidade.
HOMENAGEM
A expressão "buscar a aproximação com o consumidor" é exaustivamente ouvida em qualquer papo sobre marketing. Mas o que as marcas de fato fazem para tornar a experiência de compra ou o relacionamento com o cliente mais agradável? Poucas buscam uma ação efetiva e afetiva para engajar e fidelizar o seu público.
No último dia 20, considerado o Dia do Amigo, a rede de supermercados Rissul mostrou uma iniciativa inusitada. A marca resolveu homenagear de uma maneira bem humorada a sua maior fã no Facebook: a dona Nica, uma simpática senhora que interage com o supermercado pela web praticamente todos os dias, ainda que seja apenas para desejar bom dia aos funcionários.
Ao chegar numa das lojas da rede, ela se deparou com faixas, balõezinhos e funcionários entusiasmados batendo palmas, entre outras coisas.
A Neura
Diversos autores, livros e pesquisas já afirmaram que mais de 90% dos seus pensamentos, emoções e aprendizados acontecem antes de você estar realmente consciente disso. Nós tomamos mais decisões pelo que chamamos de "feeling".
Quer se tornar memorável? Fale de emoção. Deixe de lado os fatos e dados, e troque por aquilo que você quer que seu cliente sinta. Devemos criar um vínculo emocional, como se fizéssemos parte da vida do cliente. Nós só acreditamos naquilo que sentimos, portanto, gerar emoção é gerar empatia. Se você sabe emocionar, projeta sensibilidade e se conecta ao inconsciente dele, ele acreditará que você também é como ele.
Soluções
A WWF Austrália continua sua campanha para incentivar as pessoas a substituir produtos domésticos por ingredientes naturais. Depois de lançar um divertido site que exibe frutas e legumes como "engenhocas" que solucionam problemas domésticos, a ONG, junto a Leo Burnett de Sydney, produziu embalagens e displays para distribuir soluções baratas e orgânicas a população.
Produtos domésticos com embalagens descartáveis foram substituídos por soluções amigas do ambiente, como canela para bochechos, casca de laranja para repelente de insetos, aveia para cuidado com a pele, limões como limpador de vidro e casca de banana para dar brilho a sapatos. As pessoas poderiam buscar os "produtos" em mercados de Sydney e usar a hashtag #JustNatural para incentivar mais pessoas a fazerem pequenas mudanças que ajudam a criar um futuro mais limpo e sustentável.
Outdoors com os itens também foram instalados em shoppings e praias da cidade. Os displays possuem uma abertura para as pessoas pegarem soluções como canela e laranja.
PRÊMIO
O Grand Prix do Prêmio Universitário Internacional de Gramado, que tem a parceria da ESPM Sul e o apoio da Prefeitura de Gramado, já está sendo desfrutado por Gabriel Zorzi e Eduardo Takamatsu Arantes.  A dupla que estuda na FACAMP em Campinas/SP, conquistou o prêmio "Marcio Moreira" e ficarão seis dias em visita técnica à agência WMcCann, de São Paulo. Os talentosos Gabriel e Eduardo também receberam o Galo de Ouro de Gramado e um curso de especialização na ESPM. A peça premiada foi o anúncio de jornal/revista com o título: "As drogas acabam com seus planos".
N-SHARE
Acompanhar os momentos de um evento por meio das hashtags tem sido uma tendência que veio para ficar. O sinal de Wi-Fi é liberado aos convidados ou habituès dos locais que disponibilizam esta comodidade. Hoje, este serviço diferenciado dispensa o uso do 3G e atende de forma temporária ou permanente. A N-Share é uma empresa gaúcha que expande suas fronteiras para todo o Brasil. Investir nessa tecnologia é possível por meio de uma análise que verifica e produz  o sinal, se via fibra ótica ou por cabeamento, conforme a necessidade do cliente. A N-Share é pioneira nesta modalidade e revela seu potencial a cada atuação, conferindo credibilidade e atendimento personalizado ao contratante.  A forma de acesso é uma ferramenta de marketing que pode ser utilizada para divulgar marca, ofertar produtos, cadastro de usuários, download de aplicativos ou questionários online. Além disso, ao final de cada prestação de serviços enviamos um relatório de marketing que avalia o comportamento do público em rede. Dessa forma, pode-se avaliar o feedback, transformando as informações coletadas em ações de marketing presenciais ou futuras. Há dois anos no mercado a N-Share conta com amplo portfólio de clientes, empresas privadas e públicas.  O sinal de Wi-Fi pode ser usado em estações de trem e ônibus, totens, outdoors, lojas e muitas outras aplicações.
ARP
 A Associação Riograndense de Propaganda (ARP), no intuito de trazer ainda mais benefícios aos seus associados, acaba de fechar parceria com o  Nós Coworking ( http://www.noscoworking.com.br/). A partir deste mês, todos os associados que tiverem interesse nos espaços fornecidos pela empresa irão pagar 10% a menos do valor. Além disso, os sócios também passarão a ganhar descontos em todos os eventos organizados pelo Nós.
O ambiente colaborativo de trabalho, localizado no edifício do Shopping Total, é uma ótima opção aos profissionais que têm vontade de dividir um ambiente corporativo e de ideias, sem perder a independência. Com um andar extra recém-inaugurado para receber eventos, jantares e encontros, o Nós garante uma estrutura completa de escritório com economia.
Para obter mais informações junto à associação, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail  [email protected] ou (51)3233-3354.
AGERT 
O Relatório Social Transparência e Protagonismo 2014, divulgado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), registrou recorde de mídia doada e de emissoras participantes. Foram R$ 74.896.695,04 investidos por 233 empresas radiodifusoras do Rio Grande do Sul, para divulgar ações sociais, com crescimento de 16,32%, em comparação ao relatório de 2013.
Com o tema transparência e protagonismo, o Relatório de 2014 traz a importância desses conceitos para a formação de uma sociedade bem informada, que reconhece seus direitos e deveres com a sociedade. A imprensa transparente é aquela que presta conta à sociedade, que esclarece o tema para ajudar a comunidade a entender o que acontece ao seu redor. Essa é a importância de uma imprensa livre, protagonista e atuante.
SBT 2
Pensando em cada vez mais fortalecer e ampliar sua programação local, o Departamento de Jornalismo do SBT RS ganhará um novo jornal: o SBT Rio Grande 2º edição. Com estreia marcada para 3 de agosto, em horário nobre, às 19h20, o novo jornalístico comandado por Edieni Ferigollo vai apresentar as principais notícias do dia, previsão do tempo, trânsito, esporte e cultura. "Além do formato hardnews, o programa será dinâmico com muita interação entre apresentadores, repórteres, comentaristas e cronistas", completa o gerente de Jornalismo, Danilo Teixeira.
ANALFABETOS
É inacreditável que, no exato momento em que a inflação volta a preocupar os brasileiros, a Câmara dos Deputados tenha postergado a votação de uma proposta que reduziria o preço dos materiais escolares, item importante do orçamento das famílias e fundamental para a qualidade do ensino. Refiro-me ao Projeto de Lei 6.705/2009, que prevê isenção de IPI e alíquota zero de PIS/Cofins para esses produtos. Aprovado há seis anos no Senado, tramita na Câmara dos Deputados, na qual sua votação foi adiada outra vez.
CRITEO
Um estudo realizado pela Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), líder global de tecnologia especializada em performance de marketing digital, mostra que os aplicativos foram os principais responsáveis pelas compras mobile do Brasil no segundo trimestre de 2015. Os aplicativos possuem uma performance melhor que qualquer outro canal, incluindo o desktop e, por conta disso, quase 50% das transações mobile ocorreram por meio dos apps. Baseada em dados de 1,4 bilhões de transações online que movimentaram US$ 160 bilhões de vendas mundiais no período, a Criteo revela que mais de 13% do comércio eletrônico brasileiro foi feito por meio de dispositivos móveis no segundo trimestre. O resultado é ainda melhor para os principais varejistas online, que conseguiram uma média de 25% de suas compras feitas por meio de smartphones ou tablets.
MISTÉRIO
Um mistério tomou conta do Twitter essa semana. Sem qualquer aviso prévio, a rede social apagou o background (imagem de fundo) das contas de todos seus usuários, dando lugar a um wallpaper inteiramente branco. Em meio a questionamentos e muitas reclamações a empresa apenas confirmou a ação através de um comunicado: "Estamos removendo as imagens de fundo da página inicial e de notificações na web para todos os usuários".
SENTENÇA
Passou despercebido pelo mercado a sentença de um caso que quase levou a falência uma das mais tradicionais agências do RS, mas, por incrível que pareça, politicamente ou sestrosos os dirigentes de entidades máximas nada comentaram sobre o assunto que muito coloca a nossa situação em credibilidade e confiança.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários