Coluna do Nenê

OPINIÃO A história recente do mundo está dividida em antes e depois da Internet. Nada se compara à mudança generalizada que este bem comum …

OPINIÃO
A história recente do mundo está dividida em antes e depois da Internet. Nada se compara à mudança generalizada que este bem comum que uniu bilhões de pessoas em rede produziu. A primeira vontade é de julgar a mudança, mas isso não importa. Importa que mudou, e quem viveu o antes e olha pro agora fica admirado. Começando com o conceito do que era cultura e conhecimento.
Antes da Internet uma pessoa culta era, basicamente, alguém que havia lido muito e conhecia com certa profundidade um pouco de todos os assuntos. Amantes de música clássica, literatura nacional e internacional, estudiosos de história e geografia, poliglotas, pessoas "estudadas" eram todas tidas como valorosas culturalmente. Poderiam facilmente encontrar emprego como professores, tutores, diplomatas ou cargos públicos nas altas esferas. O conhecimento correspondia ao estudo formal e clássico das grandes obras, feitos, técnicas do homem ao longo dos últimos milênios. Advogados, médicos, engenheiros eram pessoas respeitadas e que ganhavam bem.
Hoje é diferente, quem passou a vida assistindo novela na televisão e nunca leu um livro tem um imenso valor para o mercado, composto de pessoas que amam novelas e procuram informações sobre novela. Esta pessoa, mesmo sem ter nenhum estudo formal, passa a ser um expert em novela e vai encontrar fácil colocação e, talvez, bom salário comentando sobre novela numa emissora de TV. O mesmo acontece com quem acompanhou todas as edições de reality show. Todos os vídeos do Youtube. Essa pessoa vai ter emprego garantido em qualquer portal de Internet, como especialista neste formato.
O mesmo acontece com o funk, por exemplo. Pessoas que conhecem todas as letras de funk têm hoje mais valor de mercado do que quem sabe, por exemplo, todas as letras de Chico Buarque. Não querendo desvalorizar o funk nem valorizar mais o Chico.
É o mercado instantâneo.A primeira reação é de achar que tudo era melhor e piorou, que as pessoas que passaram anos estudando perderam mercado para as que ficaram jogando videogame, outro mercado aquecidíssimo para quem cria, comenta ou apenas joga. Mas há uma forma diferente de olhar que pode mudar esse sentimento.
Antes da Internet, para ter um doutorado, a pessoa tinha que ter ou muita, mas muita sorte, ou muito, muito dinheiro. Ou ambos. Raros podiam chegar lá. E aí, quando chegavam, continuavam sendo privilegiados. Era quase como um sistema de castas.
Parece totalmente injusto. E era mesmo. Tanto é que agora, pra compensar este período de castas, temos a era das cotas. O sistema de cotas é uma tentativa de compensar as injustiças históricas que excluíam os menos favorecidos do sistema de ascensão, mantendo-os fora do jogo do poder social.
Agora todo mundo pode. Ou quase todo mundo. Mas, digamos, muito mais gente pode. Pode morar bem, pode consumir, pode se exibir, pode ostentar, pode ter acesso, pode estudar, pode ficar famoso. Claro, quando você estica a mesma massa ela vai ficando mais fina. E, para que todos coubessem no mercado do consumo muita coisa teve que piorar, como o ensino.
Se antes tínhamos pouca gente com ensino bom, agora temos muita gente com um ensino péssimo. Incluímos e perdemos qualidade.
Hoje, um garoto de 15 anos pode fazer um aplicativo e ganhar mais do que toda sua árvore genealógica. Uma blogueira de moda chega a ganhar mais do que a dona de uma confecção que emprega dezenas de funcionários. A garota MC do funk que canta aulas de aumentar a libido tem mais bens que uma professora do ensino fundamental.
Muita gente está perdida. Não sabe o que fazer. Tem gente com pós-graduação largando tudo pra ser blogueiro e tem blogueiro que volta a estudar; tem gente diplomada que resolve ser garota de programa e tem prostituta que larga a vida de atendimento a clientes sexuais para estudar. Tem gente que está no trabalho, mas um freela vale mais que o mês de salário.
O Brasil está em ebulição, porque todo mundo está em movimento.A erradicação da dita pobreza,não faz sentido se não erradicarmos a ignorância.
FENAPRO
Na semana passada esteve em Florianópolis, a convite do Sinapro/SC, o publicitário Alexis Pagliarin, recentemente contratado para ocupar a Superintendência da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda). Sua visita faz parte do plano de ação que a entidade está implementando para ampliar sua atuação mercadológica em benefício da indústria da propaganda brasileira.
"A chegada de Alexis ao nosso time dará um forte impulso à proposta da Fenapro de promover projetos que ajudem no desenvolvimento das agências de propaganda e que também mostrem o papel importante que a atividade exerce hoje no mundo dos negócios e da economia", disse Glaucio Binder, presidente da entidade. Alexis será o executivo que estará presente em todas ações que possam atender as necessidades do mercado brasileiro de propaganda,sentando e participando efetivamente de tudo.
ABAD
Os números do Banco de Dados ABAD/FIA, índice mensal que faz a análise preliminar do desempenho do setor atacadista e distribuidor, continuam a retratar o duro cenário do consumo que hoje atinge praticamente todos os setores da economia, apontando retração real (deflacionada) de -1,4% em relação a maio de 2015 e queda acumulada de -9,58% entre janeiro e junho, na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Os números foram divulgados na 35ª Convenção Anual do Setor Atacadista e Distribuidor. Apesar disso, segundo a pesquisa, houve melhora em relação a maio, já que no mês passado o resultado do acumulado do ano havia chegado a -10,41%. Também na comparação anualizada mês a mês, o índice apresentou recuperação, de -13,58% em maio para -5,03% em junho, também em números deflacionados
GLOBO NEWS
Para mostrar que é possível permanecer ligado o tempo todo ao que acontece no mundo, a GloboNews colocou um "Wi-Fi Truck" por ruas movimentadas de São Paulo, durante uma noite e madrugada para promover seu aplicativo GloboNews Play. A ação tinha como objetivo oferecer às pessoas que estão na rua o conteúdo do canal de notícias em tempo real, pelo celular ou tablet.
A unidade móvel proporcionou ao público conexão sem fio e gratuita à internet para que todos pudessem baixar e navegar pelo aplicativo do canal, experimentando a programação ao vivo ou programas já exibidos, enquanto degustam café, energético e água oferecidos pelo caminhão do canal.
CONTINENTAL
A empresa alemã Continental Pneus é anunciada como nova patrocinadora da Copa Sadia do Brasil. A companhia junta-se ao grupo que inclui as empresas Sadia, ELO, Petrobras, Claro HDTV, Itaipava, Nikon, Ypióca, Vedacit, Eternit e SIL, podendo assim ter direito de cotas de ingressos, além de permissão para usar o nome Copa do Brasil, fazer ativações de sua marca nos estádios, com exposição em placas estáticas, leds frontais, backdrop, como também nas eventuais publicações nas redes sociais do torneio e site oficial.
CALSBERG
O aeroporto é com certeza palco de momentos em que as emoções mais diversas são as protagonistas. Você pode estar ali prestes a realizar o sonho de conhecer um lugar ou indo reencontrar uma pessoa querida que há tempos não vê, mas também pode estar se despedindo de alguém que ama ou indo para longe mesmo quando a vontade era ficar.
Explorar essas emoções parece uma tática bastante adequada principalmente em propagandas de companhias aéreas, mas não só. A Carlsberg mostrou que existem outras formas de aproveitar um espaço tão significativo de forma simples e que isso não é só para as empresas do setor aéreo.
A marca de cerveja surpreendeu os passageiros em ação realizada em um aeroporto de Londres. As pessoas que estavam aguardando pelas suas bagagens na esteira normalmente quando, no lugar de malas, começaram a surgir engradados de Carlsberg. A estranheza foi inevitável, mas logo teve fim.
Nas embalagens foi impressa a mensagem: "Take me, i?m yours" ("Leve-me, eu sou seu", em tradução livre do inglês). Os passageiros entenderam o recado e levaram a cerveja para casa (ou para onde quer que estivessem indo dali).
ERVA
Uma companhia de São Francisco, nos Estados Unidos, está utilizando drones para entregar cannabis medicinal aos clientes. A tecnologia é empregada não só na forma de entrega da Trees. A compra do produto é feita pela internet e o pagamento com bitcoin. Segundo a empresa, os bitcoins foram adotados para facilitar as compras online, sem precisar de intermediários bancários. Para adquirir a maconha medicinal, o cliente deve enviar à loja sua identidade e a licença médica que permite o uso legal da substância. Os compradores podem escolher entre seis caixas diferentes, variando no preço de $ 59 a US $ 149.
Por enquanto, o método de entrega ainda está em fase de implementação, ocorrendo apenas na região de baía de São Francisco.
INCERTEZA
O Brasil vive um cenário econômico incerto. Desde o primeiro ao terceiro setor, as preocupações são notórias em relação ao futuro. Fundamentalmente, tornam-se inevitáveis alinhamentos internos com foco em reposicionamentos institucionais associados ao bom desempenho dos gastos das organizações, uma vez que a demanda vem caindo e as projeções são cada vez mais pessimistas. Há quem diga que a crise gera oportunidades, onde concordamos integralmente, mas antes de se dar uma diretriz de buscar o aumento da demanda em uma organização, é mais prudente fazer o "dever de casa", focando nos processos em que temos maior autoridade.
Nestes momentos, diretrizes são instituídas sem o correto planejamento e entendimento sobre as ações desta natureza. Sem dúvida, todo processo de mudança traz impactos positivos e negativos logo, demandam de metodologia para serem executados a contento. Há que se observar os impactos financeiros positivos, mas se não houver método e análise científica, em um futuro breve, os resultados podem se inverter, onde os efeitos colaterais podem trazer sérios prejuízos a todos os stakeholders. Ponto este de atenção que merece um bom direcionamento visando minimizar impactos diretos em prol da equidade em governança.
Percebe-se claramente que as organizações devem ser pautadas pelo estabelecimento de uma estratégia que oriente os rumos e que, por sua vez, promova um alinhamento entre os níveis estratégico, tático e operacional. Deve ser estabelecida uma cultura organizacional acerca da necessidade de se medir para gerenciar, comunicando, envolvendo pessoas, estabelecendo parâmetros e fomentando as práticas de governança corporativa. Aliás, na medida em que as práticas de Governança são instituídas, as ações neste contexto precisam refletir positivamente sob a ótica de seus princípios básicos: a) transparência; b) equidade c) prestação de contas; e d) responsabilidade corporativa.
Toda organização deve se atentar a entender qual o foco de atuação, em quanto, como executar, quais os riscos e como medir o resultado da redução dos gastos. De acordo com outro importante princípio da Governança Corporativa, o de Responsabilidade Corporativa é necessário que estas decisões sejam avaliadas e seus resultados sejam sustentáveis, sem prejudicar a operação no curto, no médio e no longo prazo.
GLOBAL CHALLENGE
A Global Corporate Challenge realizou no primeiro semestre de 2015 uma pesquisa com 160 mil funcionários de 185 países. A constatação foi clara, os profissionais que afirmaram não se sentir estressados são 24% mais produtivos. Os números deixam claro que a pressão, rotina corrida e a falta de descanso influenciam diretamente no rendimento no trabalho.
A partir da própria experiência, como uma pessoa muito atarefada, o autor Kevin DeYoung escreveu o livro Super Ocupado, publicado pela Editora Fiel. Nele, conta suas histórias e exalta a importância de saber balancear e buscar o equilíbrio no dia a dia. DeYoung não propõe algo surreal, pelo contrário, entende que a vida moderna é corrida e incentiva a reflexão. Assim, o autor faz com que o leitor enxergue os erros e encontre a solução sozinho.
IMPORTANTE
Não é difícil nos depararmos com termos que não conhecemos. Palavras em inglês, por exemplo, são constantemente apropriadas pelo mercado, principalmente se tratando de marketing.
Para ficar um pouco mais por dentro do que anda sendo dito, aí vão as definições de dez termos de marketing que você precisa saber hoje para se ajustar ao mercado e entendê-lo:


  1. Blended Marketing:união de estratégias online e offline, onde ambas têm o mesmo peso no objetivo de transmitir de forma ideal a mensagem que a marca deseja.

  2. Newsjacking:refere-se à busca por conteúdos que tenham a ver com o tema que se está tratando.

  3. Buyer Journey / jornada de compra:todo o processo pelo qual o consumidor passa, desde que conhece até o momento em que adquire o produto.

  4. Snackable content:está inserido no content marketing. Consiste em oferecer "pequenas doses" de informação sobre o produto com a finalidade de criar interesse no possível consumidor.

  5. Funnel:literalmente um "funil". Utilizado em diversas situações no marketing, trata-se de ir eliminando perspectivas até ficar com apenas uma.

  6. Tráfego orgânico:o número de espectadores que uma marca consegue atrair de forma gratuita, vindo de sites ou redes sociais.

  7. "Fooji":emojis que representam alimentos. Técnica está sendo utilizada por algumas marcas em campanhas online.

  8. Lead:termo de e-marketing que se refere a uma página onde um possível cliente preenche informações, possibilitando um meio de qualificação do contato da marca com ele.

  9. Omnishopper:termo de e-commerce que se refere ao usuário que busca informações sobre um produto em diferentes páginas da internet.

  10. Talkability:nada mais é do que a possibilidade de interação das marcas com seus clientes, realizada principalmente por meio das redes sociais.


Evidentemente que existem outros tão importantes quanto,mas esses são os que hoje mais estão sendo utilizados.
FACEBOOK
O Facebook lançou  o Facebook Media, um portal de mídia direcionado a veículos e profissionais da comunicação. O objetivo, segundo a empresa, é agregar informações para melhorar o engajamento e a manutenção da audiência de cada público. O portal reúne práticas, dicas, cases de sucesso e as ferramentas que cada profissional precisa para trabalhar da melhor maneira a sua página na rede social.
"O Facebook mudou a relação da mídia com seu público. Hoje, ela é direta, em tempo real e depende de uma estratégia bem planejada. O Facebook Media vai facilitar e capacitar todos os criadores de conteúdo para atingirem de forma assertiva seu público. Com informações e casos de sucesso alinhados ao mercado brasileiro, é possível planejar, executar e mensurar apenas seguindo as informações do portal.
O Facebook Media é dividido em três pilares: criação de conteúdo, como ampliar o alcance do conteúdo e do público e análise de resultados. É possível filtrar esses materiais por objetivo e setor (música, esportes ou notícias, por exemplo). Além disso, o portal conta uma parte dedicada a suporte, com as principais dúvidas e passos para as pessoas conseguirem resolver as situações de maneira prática. Segundo a companhia, o portal será atualizado constantemente com novos cases de sucesso. Esta é a primeira vez que o portal é adaptado para um país fora dos Estados Unidos.
CRISE
O Brasil está vivendo uma crise. Sem dúvida nenhuma. Mas ela é bem menor do que os meios de comunicação insistem em divulgar todos os dias. Alguns apresentadores dos programas jornalísticos de TV não conseguem nem disfarçar a satisfação que têm quando anunciam que a venda de automóveis caiu cerca de 20% e que o número de desemprego tende a aumentar. O efeito dessas notícias tem o poder de alarmar ainda mais a população, que passa a economizar cada vez mais, preparando-se para os tempos difíceis que vêm por aí. As pessoas passam a comprar cada vez menos. E, como uma bola de neve, a crise aumenta ainda mais.
CDL CAXIAS
A CDL Caxias realizou o lançamento da Promoção "CDL Presente com Você" na quinta-feira, dia 30 de julho, no Personal Royal Hotel. A ocasião contou com mais de 300 pessoas que conheceram os detalhes da ação que será totalmente online e gratuita, um presente da CDL para os associados em comemoração aos 50 anos. Além disso, no ano de seu cinquentenário, a CDL Caxias vai sortear R$ 50 mil em prêmios, como vales-presentes e um automóvel. Vendedores e lojistas também serão contemplados com premiação.
Este ano a Promoção tem um novo formato. Além do valor em prêmios, ela ocorrerá durante um período mais longo, de agosto/2015 a janeiro/2016. A tradicional campanha de prêmios da CDL Caxias vem mais cedo este ano e com uma roupagem nova. "Temos o objetivo de fomentar vendas do comércio e ampliar relacionamento dos associados com os clientes," destacou o Gerente Comercial e Marketing Cícero Rech.
 LEI
Um projeto prestes a ser votado na Câmara dos Deputados pode trazer grandes mudanças na veiculação das propagandas de bebida alcoólica.
O PLC 83/2015 prevê mudanças na Lei 9.294/96, que trata das restrições à publicidade de cigarro, derivados de álcool, medicamentos e defensivos agrícolas. A proposta determina que campanhas do gênero passem a ser veiculadas exclusivamente através de painéis e pôsteres na parte interna dos locais de venda. A linguagem também seria limitada, proibindo o incentivo de consumo ou associação do produto a hábitos saudáveis.
Para quem insistir nesse tipo de publicidade, as punições previstas no projeto sugerem o pagamento de multa variando de R$ 5 mil a R$ 100 mil.
A proposta também cria o Dia Nacional de Prevenção e de Combate ao Alcoolismo e às Drogas, com o objetivo de esclarecer a população os danos provocados pelo consumo excessivo.
ADMINISTRAÇÃO
As plataformas Google, Facebook, Youtube, Linkedin, entre outras, são excelentes oportunidades para as empresas divulgarem seus produtos e serviços e ampliarem a visibilidade das marcas no ambiente digital.
Neste curso você irá se capacitar, de maneira prática, a administrar campanhas de publicidade nas principais plataformas disponíveis (Google Adwords, Facebook ADS e Plataformas de Geolocalização) e otimizar ao máximo os resultados, superando as metas de marketing e vendas da sua empresa.
O Google AdWords é a ferramenta de administração publicitária de campanhas de marketing que integra diversos canais e mídias da Internet. Tendo como diferencial a grande procura em seu mecanismo de busca e a parceria com mais de 80% dos sites de conteúdo na Internet, acabou se tornando uma das melhores soluções para empresas divulgarem seus serviços e produtos.
Já o Facebook é a principal rede de relacionamento do mundo e oferece inúmeras possibilidades de interação, através de campanhas segmentadas por perfil, gênero, interesse e por geolocalização. No Linkedin ADS, sua empresa consegue obter visibilidade através de campanhas que permitem anúncios personalizados por empresa e até por cargo.
Nas plataformas de geolocalização, como Waze e Swarm, as empresas podem atrair pessoas na sua região, cidade ou bairro, pois as buscas locais atingem hoje 60% de toda pesquisa na web e dados comprovam que de cada 4 pessoas, 3 buscam informações locais e tem interesse em visitar o estabelecimento.
As campanhas omni-channel vão fazer cada vez mais parte do dia a dia das empresas, pois agregam vários canais e apresentam múltiplas possibilidades de comunicação com o consumidor.
GROUPON 
O Groupon - maior plataforma de comércio eletrônico local do mundo - completa cinco anos de operação no Brasil e, para celebrar a data, realizou uma pesquisa com o objetivo de compreender o comportamento de compras pela internet e como esses hábitos mudaram durante o período, em cinco países latino-americanos. Foram entrevistadas mais de 6 mil pessoas, no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia e no México, entre os dias 8 e 14 de julho.
Preço e desconto foram unanimemente escolhidos como os itens mais importantes na hora de decidir pela compra online. Mais de 79% dos entrevistados dizem que fazem mais compras pela internet atualmente do que faziam em 2010, ano em que o Groupon chegou ao Brasil - a companhia foi criada em Chicago, EUA, no ano de 2008. A facilidade (66%) foi citada como a grande vantagem das compras online, nos cinco países pesquisados. O baixo preço foi mencionado como o principal fator por 77% dos brasileiros.
A pesquisa também revelou que o Brasil é o país que tem maior índice de compras por dispositivos móveis, com 26%, quando a média apontada foi de 21%. Mesmo assim, o aparelho mais utilizado para fazer compras online ainda é o computador (79%). Quando perguntados sobre o que mais compram pela internet, a categoria preferida dos usuários é a de Comida e Bebida (56%) seguida por Produtos em geral (52%) e Passeios e Viagens (49%).
BANHEIRO
Um problema comum à maioria dos centros de grandes cidades é a falta de bom senso de pessoas que utilizam o espaço público como se fosse os banheiros de suas casas. Não é raro sentirmos o cheiro nada agradável de urina quando caminhamos pelas ruas, principalmente de bairros boêmios.
Na tentativa de combater o problema, o setor de obras públicas de São Francisco estabeleceu uma multa de US $ 500 a ser paga por quem urinasse em locais públicos. A medida não surtiu tanto efeito, então o órgão resolveu tratar a questão de uma forma diferente.
Os muros da cidade foram revestidos com uma tinta hidrofóbica, ou seja, uma substância que repele líquidos. Quando alguém resolver infringir a lei, vai ter uma surpresa não muito agradável: o xixi, ao entrar em contato com a parede, é repelido, molhando os sapatos e a calça da pessoa.
SUCESSO?
Crescimento baixo, inflação aumentando, juros altos, câmbio disparando e investidores pessimistas, este é o cenário que vivemos aqui no Brasil e que escutamos na maioria dos noticiários. O primeiro trimestre de 2015 não foi fácil, mas não são todos que entraram na onda da crise.
O que poucos levam em consideração é que época de crise é tão importante como qualquer momento de fartura econômica, pois é nessa hora que o empresário enxerga a necessidade de mudanças e obriga a empresa a rever seus conceitos para crescer. O difícil é que poucos conseguem traçar um plano que saia do tradicional e superam essa fase. Mas quem o faz, mostra que não é impossível, e garante que o momento é ideal para se reposicionar no mercado e apostar em um diferencial.
A crise não é forte o suficiente para dar fim a uma tradição que movimenta um mercado de bilhões de reais.  Isabella Ciampaglia, idealizadora do Cherrs Off, evento que tem como proposta unir em um único espaço todos os fornecedores necessários para realizar uma festa de casamento dos sonhos, conta que "no País, já são mais de 8,5 mil empresas no ramo. Para se ter uma ideia, mais de 1 milhão de uniões foram realizadas no Brasil, estamos longe de sofrer com a crise, os noivos até podem tentar economizar, mas não deixam de fazer a festa".
FRONTEIRAS
O executivo brasileiro tem desafios particularmente difíceis na hora de atravessar fronteiras mundo afora. Além de o ensino de habilidades multiculturais no país ser ainda pobre, o brasileiro está habituado a viver em um território de dimensões continentais, com unidade linguística e religiosa, sem contrastes culturais gigantes - tudo aglutinado por poderosas redes nacionais de TV.
Resultado: o brasileiro pode abalar a estabilidade emocional facilmente - com prejuízos dos negócios - em missões empresariais mais espinhosas, sobretudo em países culturalmente muito distantes. Além disso, características culturais podem chocar os visitantes, provocando distanciamento emocional e confusão, o que sem dúvida atrapalha as negociações.
Outra característica genuinamente brasileira é o otimismo desbragado. Que de certa forma pode ser beneficente, pois influencia o consumo e a estratégia das empresas, que se posicionam para o crescimento. Mas, por outro lado, manifestações de otimismo podem incomodar e ser interpretadas como malandragem de quem quer mesmo é dourar a pílula.
O brasileiro não sabe dizer não e confunde os estrangeiros que, muitas vezes, imaginam um negócio fechado, quando na verdade ele mal começou a ser avaliado. Esse traço cultural é reforçado pelo perfil das empresas brasileiras, que delegam pouco poder aos executivos, que acabam não sendo mais objetivos por não terem poder de decisão.
STARTUPS
O mercado de startups cresce a cada ano no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Startups há mais de 10 mil empresas com esse perfil no país, mas, mesmo com essa ascensão, o investidor brasileiro continua com pouca experiência dentro de uma cultura de maior risco, especialmente se comparado aos países desenvolvidos.
Existe muito romantismo em torno das startups. Grande parte das ideias que surgem são vinculadas à tecnologia e envolvem baixo investimento inicial, mas o conceito não se limita a isso. Ele se relaciona a uma proposta inovadora que origina uma empresa em fase de constituição, onde se buscam respostas e soluções sobre como definir o novo negócio e que, apesar do potencial de crescimento relativamente rápido e progressivo, envolve um alto risco.
BAIDU
A multinacional de tecnologia chinesa Baidu superou, neste mês, a marca de 200 milhões de usuários ativos de seus apps mobile fora de seu país de origem. De acordo com a ferramenta de análise de tráfego móvel App Annie, o Brasil é o país que mais conta com mais usuários móveis do Baidu fora da China, seguido por Estados Unidos e Índia.
O critério de "usuários ativos" tem alta relevância, pois contabiliza apenas usuários que efetivamente utilizaram a aplicação móvel nos últimos 30 dias, ao invés de somar toda a base instalada de apps, que muitas vezes reúne pessoas que instalaram uma aplicação mas não a utilizam ou, então, softwares que veem embarcados de fábrica nos smartphones, mas não são realmente utilizados pelas pessoas.
PESSIMISTAS 
A maioria dos brasileiros está pessimista com os rumos da economia do Brasil e 56,1% acreditam na piora do cenário nos próximos meses em relação a 2014. É o que mostra o estudo " O Cenário Econômico na Visão dos Consumidores", elaborado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Os dados mostram uma piora em relação às expectativas avaliadas em uma pesquisa de março: na época, 47,0% esperavam um cenário pior em 2015. No caso dos que esperam uma situação melhor, a porcentagem era de 27,0%, e recuou para 17,8%.
Entre os que acreditam em um agravamento da crise, a maioria (61,3%) argumenta que a sua própria condição financeira piorou em relação ao ano passado. As razões para esse fato são o endividamento (30,7%), a queda da renda (15,4%) e o desemprego (15,2%). De acordo com o estudo, apenas um em cada dez (11,2%) entrevistados está otimista e imagina que a situação vai melhorar.
Os dados do estudo também mostram que, para os consumidores, as consequências diretas do cenário econômico em crise são a restrição ao consumo, a percepção de alta dos juros e o difícil acesso ao crédito.
SPR
Uma campanha que evidencia o principal benefício do produto: eliminar a dor, e bem rápido! A SPR assina a comunicação do Fluido IBASA, spray muscular de uso veterinário do Laboratório IBASA, que vem gerando repercussão nas mídias. Com frontlight que utiliza recurso de iluminação para mostrar como o produto funciona - "apagando" a dor - e spots bem-humorados, as peças estão fazendo sucesso e cumprindo o papel de comunicar o efeito imediato do medicamento.
Na mídia externa, a imagens matam, apagam e eliminam a dor, com efeito de luz que acende e apaga para evidenciar o objetivo do produto. O conceito é " Quando a dor apertar, aperte". Foram criadas também peças de divulgação para PDV, folders, promoções e brindes, além dos spots que usam Napoleão e um cachorro jogando futebol como personagens. Desenvolvido como uma solução rápida para dores musculares em animais.
BIZOO
Para dar mais poder de compra aos seus clientes, o Bizoo apresenta um mecanismo inédito para o mercado brasileiro. A pechincha virtual, sistema exclusivo para os usuários do site, permite uma barganha online e em tempo real de todos os produtos cadastrados na plataforma. Além disso, o Bizoo permite acompanhar o histórico de alterações de preços das mercadorias nos últimos 12 meses.
O sistema que já está no ar revoluciona totalmente a forma tradicional de compras online, colocando a plataforma como um dos sites de comparação de preço mais completos do Brasil. Assim, os consumidores, antes de efetivarem suas compras, podem dar lances para reduzir o valor do produto escolhido, permitindo assim uma negociação semelhante a que acontece com um vendedor em uma loja física. "Ao comprar pela internet, o cliente tinha limitações e não conseguia barganhar como faz normalmente em uma loja convencional. Pensando então em dar mais independência e autonomia aos nossos usuários, criamos a pechincha virtual", explica Mauro Lopes, fundador do Bizoo.
WHATSAPP
Na Maratona de Marketing apresentamos uma palestra sobre WhatsApp Marketing, falamos sobre nossas inquietações sobre o ambiente mobile, trocamos ideia sobre o papel dos betas/alphas/influenciadores/embaixadores no Whats e também da particularidade dessa ferramenta,segundo Mariana Peteck.
Fora isso, assistimos palestras sobre Monitoramento e data science, email marketing, Facebook, LinkedIn, Instagram, SEO além de muita troca de experiência entre todas as 150 pessoas que dedicaram seu final de semana para turbinar seu conhecimento. Foi tanta informação e troca, que resolvemos fazer um resumo do que vimos e gostaríamos de compartilhar com todos vocês.
SINAPRO
O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP) publica, nesta semana, o documento Valores Referenciais de Serviços Internos, com validade a partir de agosto. Conhecido como Tabela Sinapro, o documento é referência para agências de propaganda e seus clientes, públicos e privados.
A nova edição incorpora inovações como novo projeto gráfico, formato maior, 31 novos itens de serviços, e o capítulo Serviços Web totalmente reformulado. Além disso, as grandes categorias de serviços receberam um tratamento visual diferenciado, com a introdução de capas indicativas dos capítulos, que facilitam a localização.
O Grupo de Produção, coordenado pelo marketing da entidade, atualizou os Serviços Web, definindo novos itens, valores e textos explicativos.
De acordo com Geraldo de Brito, presidente do Sinapro-SP, os aprimoramentos alinham o documento à atual realidade das agências de propaganda, notadamente na área digital. "Estamos sempre atentos às constantes mudanças e novas práticas de mercado.  Por isso, o documento lançado agora reflete a real relação de serviços entre agências e seus clientes", afirma Brito.
PORTARIA
Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Nº 945 publicada recentemente , ampliou para outros setores da economia a possibilidade de obter autorização para trabalho aos domingos e feriados mediante negociação coletiva, o que não era possível antes. O alerta é do advogado especialista em Direito do Trabalho, Benoni Rossi, do escritório Rossi, Maffini & Milman, ao afirmar que as novidades são vantajosas para os empregadores, especialmente da indústria. "A negociação pode ser feita diretamente com o sindicato", explica. Antes, a solicitação era feita exclusivamente junto ao Ministério, com necessidade de apresentação de laudo técnico para comprovação da necessidade de trabalho em domingos e feriados, permissão do sindicato e escala de revezamento dos empregados.
"Agora, há possibilidade de essa autorização ser originária de Acordo Coletivo de Trabalho específico, devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego. Ficou mais ágil e rápido", avalia. Benoni informa que, caso não haja consenso com a entidade, a empresa pode procurar o MTE e apresentar documentação exigida pela Portaria. "O órgão representante dos empregados pode apresentar justificativa contrária, mas o superintende regional do trabalho e emprego vai avaliar a situação", explica Rossi.
nene PANELAÇO
Aproveitando o Panelaço previsto para esta quinta-feira, 6, a Elare, de Bento Gonçalves (RS), empresa de e-commerce de móveis e utensílios domésticos, decidiu esvaziar seus estoques. O protesto que estaria agendado para ocorrer durante o pronunciamento da presidente Dilma Roussef em horário eleitoral do PT motivou a promoção, com redução de até 60% no preço de panelas e frigideiras, criada pela Pereira & O"Dell. A ideia não envolve motivação ou posicionamento políticos, mas pega carona no assunto dominante nas redes para impulsionar as vendas.
A Elare.com.br é uma loja virtual especializada na venda de móveis, utensílios domésticos e itens de decoração e tem sede em Bento Gonçalves, maior polo moveleiro do Brasil.
ESCALA
Flávio Waiteman assumiu como diretor de Criação da Escala. Ele vai liderar a área dos escritórios de São Paulo e Brasília. Recentemente, a agência, com origem no Sul do país, conquistou as verbas de Umbro e Tryon, do Grupo Dass; da marca de sapatos Louloux; além de aumentar o atendimento da Warner Bros. O último trabalho de Waiteman havia sido na Master. Ele deixou a agência, onde era sócio e vice-presidente de criação, em fevereiro deste ano. Antes de entrar como sócio na Master, Waiteman estava na Africa como VP de criação.
"A Escala é a melhor e a maior agência do Sul e ela está, há sete anos, em São Paulo. Eles estão focados no mercado paulista e eu quero somar ao bom trabalho que a equipe da Escala já vem desenvolvendo e trazer cada vez mais o modelo de negócios consistente dos gaúchos para o mercado de São Paulo", afirma. No total, a Escala possui 220 funcionários e reúne em sua carteira clientes como Grendene, Lojas Colombo, Sonae e Ministério da Educação. Além disso, possui a agência digital Goya, lançada em 2013, que realiza projetos de conteúdo, social media, tecnologia, produção, performance, criação digital e dados.
"Hoje nós estamos totalmente integrados ao Grupo ABC. A própria vinda do Waiteman, que trabalhou com o Nizan na Africa, traz um pouco mais da cultura do ABC para a Escala", destaca. Nizan Guanaes, sócio-fundador do Grupo ABC, afirmou que o trabalho de Waiteman transmite segurança. "O trabalho reconhecido do Waiteman nos deixa seguros de que ele é o nome certo para posicionar a Escala entre as 20 maiores do país nos próximos dois anos, avançando dentro dos atuais clientes e conquistando novas contas no mercado", ressalta.
Reinaldo Lopes afirmou que a meta para a agência é estar entre as 20 maiores do Brasil em até dois anos. "E, em um segundo momento, vamos brigar para figurar entre as dez maiores do país", afirma. Além disso, Lopes garantiu que a agência deverá crescer 50% em relação ao ano passado. "Vamos encarar o segundo semestre com um plano de prospecção bem agressivo, ou seja, nós estamos mirando em alguns segmentos que temos expertise, como varejo e o ramo de alimentação, além de explorar outros mercados".

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários