Comédia de costumes

Um rapaz me perguntou, no bar: "Onde consigo uma mulher sem tatuagem? E, se não for pedir demais, uma sogra que não seja espírita?" …

Um rapaz me perguntou, no bar: "Onde consigo uma mulher sem tatuagem? E, se não for pedir demais, uma sogra que não seja espírita?" Pensei que estivesse me gozando. Mas o olhar dele, fixo atrás das lágrimas, era de quem esperava que eu puxasse uma caderneta de endereços.
Me lembrei daquela historinha zen contada pelo Salinger. Um rei disse ao especialista em cavalos: você está muito velho, arrume outro, um de seus filhos. O especialista disse que os filhos não entendiam de cavalos e recomendou um amigo, que era quase tão bom quanto ele. O rei então mandou o novo especialista arrumar o melhor cavalo do reino. Dias depois, o sujeito disse que havia encontrado. Quando o rei quis saber como era o bicho, ele disse que era assim, assim, uma égua baia, parece que não muito nova. O rei ficou todo desconfiado. Aí, quando chegou o melhor cavalo do reino, se viu que era um garanhão negro, um animal magnífico, nada de uma égua baia meio velha. O rei contou a história para o antigo especialista. Ele se admirou: "Puxa, meu amigo me superou. Viu como é bom? Ele presta tanta atenção à essência do cavalo que nem se liga nos detalhes".
Mas me calei. Mulheres e cavalos já foram a perdição de muita gente boa.
Por falar em Salinger
Não suportaria ser acusado de não deixar "nada" para a imaginação do leitor.
Lord Jim
Assisti a dois minutos do filme de Richard Brooks baseado no romance do Conrad. Só dois minutos, por culpa do Peter O"Toole. Numa cena de batalha, ele se esconde no meio de umas árvores e fica se retorcendo igual ao Bambi com cólicas. Só faltava virar os olhinhos.
Cena parisiense
Na porta da padaria. Mulher sozinha numa mesa, depois de tomar um café, com uma baguete na mão, parecendo meio adormecida. Então ela parte a baguete ao meio e a cheira profundamente.
Como plagiar Borges descaradamente
Alienígenas de um planeta de Alfa Centauri têm sete sexos. Um para dias nublados, um que tem olhos, um para dar banho no cachorrinho, um para medir a febre, um para levar à feira, um para esperar que um dia tenha asas e um que se parece com um camelo de perfil.
Como lembrar do Chacrinha
Contato entre alienígenas e humanos. Não conseguem aprender a língua um do outro. Os tradutores eletrônicos fracassam. A comunicação é feita jogando búzios. Não se sabe quais posições dos búzios levam os alienígenas a ficar alaranjados e se isolar por sete dias.
Como imitar a defesa de políticos e empresários
Pedófilo viaja no tempo, aos dias de sua infância, abusa de si mesmo, é preso, alega masturbação.
Como entender o alcance da ciência
Patrocinado pelo Vaticano, cientista volta no tempo e faz inseminação artificial em virgem.

Autor
Ernani Ssó se define como ?o escritor que veio do frio?: nasceu em Bom Jesus, em 1953. Era agosto, nevava. Passou a infância ouvindo histórias e, aos 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho:Robinson Crusoé. Em 1973, por querer ser escritor, entrou para a Faculdade de Jornalismo, que deixou um ano depois.  Em sua estréia, escreveu para O Quadrão (1974) e QI 14,(1975), publicações de humor. Foi várias vezes premiado. Desenvolve projetos literários para adultos e crianças.

Comentários