Coluna do Nenê

OPINIÃO O Brasil tem 65 bilionários, segundo a revista Forbes. Qual o significado disso? As empresas nacionais sólidas e competitivas? O país como um …

OPINIÃO
O Brasil tem 65 bilionários, segundo a revista Forbes. Qual o significado disso? As empresas nacionais sólidas e competitivas? O país como um todo está mais rico? A economia se tornou mais forte? As pessoas estão vivendo melhor? Os rankings da revista fazem estrondoso sucesso na mídia nacional, que, em geral, repercutem mecanicamente, sem uma análise mais acurada de seu significado.
A expansão do pequeno grupo de bilionários seria então uma prova cabal de que o Brasil é um terreno propício ao empreendedorismo? O que devemos festejar com esses bilionários? Por que alardear esses hiper-ricos? Vamos explodir fogos de artifícios? Não se pode deixar de observar, em primeiro lugar, que a economia nacional ganhou peso nas últimas décadas, com a expansão da classe média, favorecendo uma inserção internacional mais forte das grandes empresas no País. O que tornou seus proprietários que já eram ricos, mais ainda ricos. Mas há também outro aspecto menos louvável no reino do capitalismo contemporâneo, motivo pelo qual o Brasil é tido como um paradigma: a riqueza se concentra rapidamente, conforme aponta a nossa história, quando os juros disparam em momento de crise, quem recebe são os mais ricos, sempre! A persistente crise econômica do país, do capitalismo, tem na concentração de riqueza um de seus fatores mais determinantes. O grande problema é enfrentar essa concentração, sobretudo, nos momentos de crise.
Nada contra alguém ser bilionário. Mas tudo contra quando essa riqueza aumenta em decorrência da desgraça da maioria. Melhor seria comemorar o crescimento das pequenas empresas, que geram a maior parte dos empregos no nosso País, movimentando a economia e melhorando a vida das pessoas. Melhor seria comemorar a quantidade anual de pequenas empresas que se tornaram grandes pelos seus próprios méritos e em virtude de um ambiente favorável ao empreendedorismo. Que o Brasil tenha muitos novos bilionários, mas com a condição de que sejam acompanhados de mais trabalhadores empregados com renda decente, mais oportunidades para todos, mais gente com educação de qualidade e mais pessoas com acesso a serviços eficientes de saúde. Mais bilionários, somente isso, não quer dizer nada. Ou melhor, quer dizer que algo vai muito mal. Ou alguém duvida?
CAPAS
Aconteceu na ESPM de Porto Alegre, e a partir do dia  21 acontecerá em Caxias do Sul, na UCS, às 19h,  a Exposição de Jornais Centenários da América Latina, uma mostra com as capas dos jornais da América Latina que teve  no 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Em Porto Alegre, a exposição vai até o dia 20 e em Caxias do Sul, até o dia 25. A entrada é franca.
POLAR 
O aumento no valor da carne em todo o estado não será um empecilho para o personagem principal do tradicional 20 de setembro: o churrasco. A Polar irá bancar em 40% cerca de seis toneladas nos cortes de costela (3 ton) e vazio (3 ton) no açougue da Rua Felizardo, 465, em Porto Alegre, e General Osório, 1403, de Pelotas. No dia 19 de setembro, os estabelecimentos abrirão as portas de nova cara e terão nome diferenciado por um dia: #VaiterChurras Polar. A ação inicia às 08h,  com descontos no valor da carne até às 20h ou enquanto durarem os estoques. O objetivo é possibilitar aos gaúchos um baita churras em sua data principal, a Revolução Farroupilha, e celebrar o orgulho da tradição em família e amigos.
DESAFIO
Em um tempo em que a tecnologia tende a ocupar praticamente todos os espaços no dia-a-dia das pessoas, os formatos de mídia se veem obrigados a acompanhar esses avanços tecnológicos e a comunicação passa por mudanças significativas.
 
As redes sociais, por exemplo, permitem que seus usuários façam muitas vezes o papel de repórter e propaguem informações praticamente em tempo real, função anteriormente restrita aos jornalistas. Isso não significa, no entanto, que o jornalismo perdeu importância, tampouco que não haja espaço no mundo virtual para o bom e velho fazer jornalístico. O desafio agora é encontrar novas formas de marcar presença no cotidiano do público, acompanhando a velocidade cada vez mais intensa das informações.
 
NÃO CURTI!
O tão esperado (ou não) botão de "não curti" do Facebook pode estar a caminho. Ou pelo menos é isso que seu fundador deu a entender na última terça-feira, 15. Durante uma sessão de perguntas e respostas online promovida pela rede social, Mark Zuckerberg declarou que o desejo de muitos usuários pode estar próximo de se tornar realidade.
A ideia, segundo o CEO, é dar às pessoas a oportunidade de prestar solidariedade ou assinalar insatisfação quando se depararem com um daqueles posts negativos em seus feeds, como notícias sobre desastres ou mortes, por exemplo.
Zuckerberg afirmou que a intenção não é tornar o Facebook em uma espécie de fórum onde as pessoas passem a votar contra ou a favor alguma publicação, mas dar a elas a possibilidade de mostrar empatia umas às outras mesmo em momentos difíceis.
MAIS IMPOSTOS
A Câmara aprovou, em turno único, o projeto de lei 366/2013, que discorre sobre a cobrança de impostos sobre serviços de qualquer natureza. Na prática, a aprovação pode ter impacto na vida de pessoas que utilizam serviços como Netflix e Spotify, por exemplo.
Esses e outros produtos como lojas de aplicativos e conteúdos online devem ter seus valores aumentados devido à nova tributação, já que eram imunes a esse tipo de taxa até o presente momento.
Segundo o texto, aprovado por 293 votos a favor contra 64, o valor mínimo a ser cobrado nos ISS (Imposto Sobre Serviços) é de 2%.
Além dos produtos online, outras áreas também serão impactadas com a nova regra, como a aplicação de piercings e tatuagens e serviços funerários.
O não cumprimento da medida por parte de prefeitos pode resultar em cassação do mandato e de direitos políticos por até oito anos.
MULHERES
A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) está coletando dados para a sexta edição do Censo Digital, com o objetivo de atualizar o panorama do setor de comunicação digital no País. O tema da pesquisa este ano é a participação feminina no setor.
Estima-se que o percentual de mulheres empreendedoras neste mercado no Brasil ainda é muito baixo. Nos Estados Unidos, a estimativa é que sejam 33% e 19% na Europa. Há um movimento mundial para empoderamento de mulheres nas empresas. A União Europeia realiza, em outubro, um encontro no qual lançará um manifesto de incentivo às mulheres empresárias. Organizações voltadas para as necessidades femininas no setor pipocam: "WeHubs", na Europa, "Code Like a Girl", na Austrália, e "Young Women in Digital", nos EUA.
GERAÇÃO Z
Assustador e alentador o debate sobre a geração que não usa e-mail, não está no Facebook, não encara a carreira como o principal pilar da vida. A geração Z. Assustador porque chacoalha nossos conceitos, embaralha nossa visão - como tudo pode ser tão diferente em tão pouco tempo? Alentador porque traz esperança de um mundo melhor.
A geração Z já representa 20% dos brasileiros. Com até 19 anos, são chamados nativos digitais, pois cresceram com o avanço tecnológico. Estão imersos nas redes sociais (Quest, 2011), 82% navegam pelo celular (Cetic.br, 2015), "moram" no YouTube, nunca abriram uma conta de e-mail e acham Facebook "coisa de pai". Falam mais com imagens que com palavras. Susto? Sim, até para representantes da geração Y, que nasceram um pouco mais de uma década antes. Mas parece um século.
Os "Zs" são protagonistas, empreendedores e autodidatas - quase 80% deles produzem e compartilham conteúdos (Quest, 2011). Não ligam para hierarquia, nem para diplomas, e não acham que a vida é só a carreira. A vida, na verdade, só faz sentido se fazem o que gostam. Essa perspectiva alentadora já está trazendo mudanças profundas no mercado de trabalho, nos modelos de negócio e de gestão. Dizem que a geração Z será, em pouco tempo, chefe da Y.
PESQUISA
Sem dúvida, a experiência comercial de um profissional é importante, mas tomar decisões empresariais somente baseadas no feeling (expressão que indica a capacidade do profissional de agir a partir de suas experiências e conhecimento) passou a ser arriscado em um mercado que passa por constantes alterações. Estruturar um sistema de informação de mercado já não é mais uma ação opcional para empresas que atuam em mercados cada vez mais competitivos, é questão de sobrevivência!
Entre os diversos benefícios que a pesquisa pode trazer para uma empresa, destacam-se dois:


  1. Um dos principais benefícios de um Sistema de Informação de Mercado para o negócio é a possibilidade de enxergar ameaças e oportunidades. Ameaças em relação às ações dos concorrentes, mudanças no comportamento do consumidor ou qualquer outra alteração no ambiente de negócio em que a empresa atua. Da mesma forma que é possível analisar possíveis ameaças, com base nas informações de mercado e da análise de suas capacidades (produtiva, financeira, recursos humanos, marketing, logística entre outras), a empresa poderá criar oportunidades.



  1. Do ponto de vista operacional, a informação pode contribuir para que a empresa reduza custos desnecessários, aumente a eficiência das ações de marketing e vendas, identifique clientes mais lucrativos ou aqueles que podem ser bons formadores de opinião, etc. Isso significa dizer que o sistema de informação não recebe apenas informações externas, ou seja, do mercado. É fundamental que as informações que estão disponíveis nas diversas áreas da empresa alimentem o "sistema".


Portanto, um bom sistema de informação deve ter informações que venham do mercado, mas também é importante que ele possa reunir as informações de cada área de negócio e, se possível, dos parceiros de negócios, como fornecedores, distribuidores, etc.
TOPPER
Jogadores-celebridades, transações milionárias, polêmicas envolvendo dirigentes? Mas, e a bola rolando, onde fica nessa história? Há quem diga que a modernização do futebol pode acabar com que há de mais bonito no futebol, o que a Topper chamou de "Espírito Amador" em sua nova campanha.
No filme, a marca ironiza algumas situações comuns no futebol atual, como jogadores badalados e cartolas envolvidos em situações nada agradáveis. Ao final, o apelo que o esporte retome suas origens de raça, grandes atuações e muita emoção.
AQUISIÇÃO
O grupo britânico WPP anunciou a aquisição majoritária das agências Ideal e ConceptPR, especializadas em relações públicas (PR) e conteúdo digital. As duas operações tornam-se parte de uma holding, chamada Grupo Ideal, que terá duas agências: Ideal H+K Strategies, fruto da união entre Agência Ideal e Hill+Knowlton Strategies Brasil; e Ogilvy PR, que absorve a operação da ConceptPR.
Os fundadores da Ideal e da ConceptPR, Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, permanecem como sócios do Grupo Ideal. Eles ficarão à frente do negócio, atuando como gestores diretos das duas agências. Com a operação, Vieira e Cesar se desfazem de suas participações nos outros negócios em que eram sócios - a produtora de conteúdo The Factory e a empresa de advisoring de vídeos NetCos.
SOCIAL MEDIA
A Social Media Week São Paulo 2015 terá mais de 100 palestras, atividades e debates para discutir tecnologias, estratégias, experiências e melhores práticas de mídias sociais.
Sob o tema "UpWardly Mobile! The Rise of Connected Class", o evento acontece entre os dias 14 e 17 de setembro no Museu de Imagem e Som, em São Paulo, e espera receber mais de 4.000 pessoas.
Haverá transmissão por streaming de 24 palestras do MIS e o link será disponibilizado no  site do evento.
Mundialmente, a Social Media Week é realizada quatro vezes ao ano, e acontece em 17 cidades ao redor do mundo sempre com o mesmo tema. Nessa semana que estamos, de 14 a 18 de setembro, estará acontecendo simultaneamente em São Paulo, Londres, Miami e Roterdã.
DICAS
Qualquer iniciante na área de social media deve conhecer algumas regras básicas antes de começar a construir a imagem de sua marca nas redes sociais.
Pensando nisso, a agência Kryptonite Digital, criou um infográfico com 10 dicas úteis sobre mídias sociais. Ele exibe, por exemplo, informações como a de que cada plataforma tem um público diferente, e que domingo é o melhor dia para postar no Twitter, enquanto sexta-feira o melhor para o Facebook.
IDENTIDADE VISUAL 
O Google anunciou ao mundo uma reformulação na identidade visual de algumas ações relacionadas aos serviços prestados. A mudança aconteceu com o objetivo de mostrar a quantidade de plataformas em que a companhia está presente. Com novas cores e fontes mais simples, a marca Google simboliza a segunda mudança em menos de dois anos.
É muito comum que as empresas busquem mudanças na identidade visual, seja porque está ultrapassada ou não possui o efeito desejado. O fato é que para a criação de uma nova marca são necessários cuidados e muito estudo aprofundado. Afinal, a identidade forte é um dos fatores responsáveis pelo sucesso de uma marca.
De acordo com o designer Lucas Saad, fundador e proprietário do estúdio Saad Brading+Desgin, para criar uma marca primeiramente é necessário considerar o contexto onde ela se encontra. "As necessidades não atendidas e o perfil do público-alvo, o cenário de mercado e suas tendências, conhecer a fundo os concorrentes (seus pontos fortes de fracos) e, por último, o que faz parte da essência da empresa e suas demais características são pontos essenciais", diz.
IDOSOS
Em todos os períodos em que o Brasil passou por recessão econômica, o endividamento da população aumentou. Isso pelas altas taxas de desemprego, que contribuem para a inadimplência em diversas faixas da população economicamente ativa. Em 2015, a surpresa é o aumento do número de idosos inadimplentes devido ao empréstimo consignado.
De acordo com levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, mais de um quarto da população brasileira está com o nome sujo devido ao não pagamento de dívidas contraídas neste ano. A pesquisa revelou que atualmente 54 milhões de brasileiros estão com débitos em aberto.
Entre os inadimplentes, a faixa etária que mais cresceu foi a dos idosos 12,48%, a maior alta registrada pelo estudo do órgão. Em muitos casos, porque a renda está cada vez mais comprometida com despesas da família.
SILVIO SANTOS
Quem pode avaliar uma nova televisão no Brasil? Que tal Silvio Santos, um dos homens que mais esteve "dentro dela" nos lares brasileiros desde a década de 60? Pode parecer um trocadilho qualquer, mas foi exatamente o que a LG conseguiu em sua mais nova ação. A fabricante de produtos digitais encaminhou a sua LG OLED TV para o apresentador e dono do SBT e transformou o comunicador numa espécie de garoto-propaganda, com o vídeo abaixo, divulgado na fanpage da marca no Facebook. No filme, gravado de maneira caseira, Silvio diz que se soubesse o quanto o aparelho de TV é bom, o teria tido antes.
ATITUDE
Você sabia que é possível reprogramar e estimular seu cérebro, para que ele funcione de forma a lhe trazer muitos benefícios?
Com nosso produto, você irá aprender como estimular seu cérebro, melhorando sua saúde, aumentando sua memória, atenção, criatividade reduzindo a ansiedade e problemas emocionais.
Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos, definiram que nosso cérebro é programado por SONS, IMAGENS E SENTIMENTOS.
Esta técnica já é utilizada por muitos profissionais no mundo todo, tais como, militares, agentes da CIA (e outras centrais de inteligência), instrutores de artes marciais, profissionais liberais, empresários, artistas, entre outros, e agora está a seu alcance. Mais em www.atitudesucesso.com/estimulante_vs.htm
AMA
Para atender um dos nichos da telefonia celular uma empresa de um dos maiores players desse segmento, a agência AMA, de Zeca Honorato, está abrindo uma agência completa em São Paulo, no Barueri (a agência já atende ao grupo Alphaville de São Paulo pra baixo). Esse nicho vai atender um segmento de um grande número de fiéis de uma Igreja e também de grandes clubes brasileiros.
HUMOR
Uma terrível e mal concebida ação do Programa Fantástico da Rede Globo colocou a Empresa Stemac em uma história ridícula, cheia de erros e envolvimentos, com um diretor financeiro fazendo o papel de "faz-tudo", que mais parecia um programa de humor tipo Zorra Total.
SPR
GSR agora é Vigzul. Uma campanha para chamar a atenção dos consumidores gaúchos para esse novo momento da GSR, uma das maiores empresas de vigilância do Rio Grande do Sul que passa a ser nacional a partir da operação concretizada com a Vigzul, companhia paulista de monitoramento eletrônico criada pelo fundador da Azul Linhas Aéreas e sócio da TAP, David Neeleman. Comunicar e valorizar o negócio no Rio Grande do Sul, somando as expertises da GSR e da Vigzul, era a missão da SPR Agency nas peças que tinham como foco atingir tanto os atuais quanto os potenciais clientes.
Observando o momento econômico do estado e do Brasil, com cortes em vários setores, a SPR viu uma oportunidade: anunciar o negócio da GSR como uma notícia boa em meio a tantas ruins. Assim, chegaram ao conceito: " Investimentos em segurança chegaram ao Estado". Com base nesse insight, foram desenvolvidos anúncios e peças que chamam a atenção pelo título, mas também informam sobre a aquisição da GSR, mostrando como ela é positiva para os gaúchos.
"O grande desafio foi conseguir transformar uma notícia focada na editoria de negócios em algo curioso, instigante e capaz de atingir o grande público", conta o diretor de criação Fábio Henckel. Na comunicação foi utilizado um estilo de linguagem e layout jornalísticos, que dão um tom curioso às peças e brincam com as mídias nas quais estão sendo veiculadas. É notícia que parece anúncio. E anúncio que parece notícia.
KAKÁ 
A Netshoes foi a varejista brasileira escolhida pela Midway Labs USA, empresa americana fabricante de suplementos alimentares, para venda exclusiva durante o período de lançamento da linha de suplementos com o nome do craque Kaká. O anúncio faz parte do lançamento mundial dos produtos com o selo Kaká Sports Edition, que terá um total de 14 itens, todos disponíveis até o fim de setembro na loja virtual para os consumidores brasileiros.
Esta é a primeira vez que um atleta de alto rendimento do futebol e de reconhecimento internacional assina uma linha de suplementos esportivos - o acordo entre o jogador e a fabricante foi anunciado no fim de 2014.
Com produção realizada nos Estados Unidos, a importação dos suplementos Kaká Sports Edition conta com todos os certificados de origem e qualidade. "Para nós da Netshoes é uma honra selar essa parceria com a Midway Labs USA para oferecer, com exclusividade no lançamento, a linha de produtos Kaká Sports Edition. Como modelo de atleta, o Kaká serve de exemplo para mostrar a importância dos cuidados e do preparo responsável por todos aqueles que desejam alguma melhoria de desempenho na prática esportiva com o uso de suplementos", afirma Henrique Mello, gerente comercial da Netshoes.
Para entregar em perfeitas condições esses e todos os cerca de 1,7 mil produtos ativos oferecidos na categoria de suplementos, o e-commerce adota todos os procedimentos de segurança estipulados e a solicitação aos fornecedores dos laudos dos lotes comercializados. A Netshoes conta ainda com uma área e equipe dedicadas aos pedidos de suplementos, que são armazenados no Centro de Distribuição e expostos na loja online conforme aprovação e exigências da Anvisa.
ESPAÇO
A compra e venda de mídia programática conquista cada vez mais espaço nas estratégias digitais dos principais anunciantes e agências. Um levantamento do IDC prevê que essa forma de comercialização movimente mundialmente mais de US$ 69 milhões até 2017 (em 2014, estima-se que foram US$ 17 milhões). O crescimento é representativo, mas o mercado ainda sofre pela escassez de profissionais capacitados a acompanhar a evolução tecnológica no mercado da comunicação que são vitais para o desenvolvimento das estratégias digitais. Pensando nisso, o IAB Brasil lança o curso "Mídia Programática".
O objetivo é trabalhar na formação e atualização dos profissionais que atuam nos diferentes segmentos do mercado - agências, anunciantes e veículos -, além de estudantes. A estrutura do curso aborda desde a análise de mídia programática nos conceitos e perspectivas do mercado brasileiro, até o estudo de diferentes modelos de negócios e novos cenários para atuação de cada player. A ideia é promover uma ampla disseminação de conhecimento sobre os avanços da tecnologia no mercado de comunicação, de olho no futuro (e presente) da publicidade digital.
TURISMO
A Atlântida está colocando os pés na estrada e dará as dicas para a galera fazer o mesmo. Hoje foi assinado o contrato para lançamento do ATL Travel, o Guia de Viagem da Atlântida, que será uma fonte para quem busca dicas e experiências para viagem e passeios e também uma ferramenta para instigar a sua audiência a desbravar o mundo e compartilhar suas aventuras, sendo um local colaborativo de experiências de turismo.
A frente do projeto está o comunicador Tiago Allmer, revelado para a mercado de comunicação gaúcho frente ao Marketing do Detran, onde obteve com ineditismo para uma entidade pública o  Prêmio Colunistas como Anunciante do Ano de 2013, o Top de Marketing ADVB 2013 na categoria Serviços Públicos, além do Reconhecimento ARP 2014 no Salão da Propaganda.
Com espaço na programação on air, nas redes sociais da Atlântida, além de ações e um blog destinado ao projeto, o ATL Travel vem com força para divulgação de um mercado que precisa cada vez mais cativar e divulgar seus produtos, que tem uma forte concorrência e clientes que querem viajar mais com preços atrativos e com opções de diversidade de lugares para conhecer.
O Atl Travel logo estará na programação, mostrando o mundo e suas diversidades e como fazer isso com o menor custo possível.
INSIGHTS
Acontece em 1º de outubro o ABA Insights. O evento, que acontece no Centro Britânico em São Paulo, terá como tema "Insights - Impacto nos resultados e a geração de conhecimento, o próximo passo".
O objetivo do encontro, segundo a associação, é debater a relevância de novas estratégias e ferramentas nas práticas de gerenciamento de informações, seus impactos nas decisões e soluções diferenciadas de negócios.
O evento também vai abordar como criar, em uma realidade instantânea e interativa das redes sociais, um modelo adequado aos  timings cada vez mais curtos, em que conteúdo e forma se tornam sensíveis e determinantes na gestão eficaz da ampla gama de formatos e oportunidades de análise do comportamento do consumidor.
CABEÇAS
Além de debates e palestras, o youPIX CON, 1º evento do youPIX sobre o mercado digital, contará com uma forma diferente de gerar insights.
Intitulados como Thinks Groups, a atração irá, literalmente, colocar grupos para se aprofundar em pensamentos e discussões sobre temas pertinentes. São eles "Conteúdo", "Negócios" e "Plataformas".
Cada grupo será composto por oito pessoas que dedicarão 3 horas em um debate particular na tentativa de responder à "perguntas-que-não-querem-calar" dentro de seus assuntos. Ao final do dia, o líder do grupo subirá ao Keynote Stage pra apresentar as principais descobertas, key drivers e conclusões desse troca experimental.
A ideia dos Think Groups é reunir grandes cabeças do mercado dentro de cada tema pra aprofundar a discussão, já que um painel ou palestra geralmente não permitem o aprofundamento nas questões e são focados em uma coisa só.
COLUNISTAS
A Matriz é a Agência de Comunicação do Ano do Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul 2015. A agência teve o melhor desempenho na soma de pontos em todas as áreas da premiação realizada pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), que chega este ano à sua 48ª edição.
O júri, formado por 27 profissionais, entre criativos, jornalistas especializados em marketing,  profissionais de publicidade, marketing promocional e design, concedeu  2 GPs de trabalhos  e mais  14 medalhas de ouro, 11 prata e 22 bronze para  16 empresas gaúchas dentro das 12 áreas cobertas pelo concurso.
A Matriz, além de ser a Agência de Comunicação do Ano, também levou o GP de Empresa de Design do Ano e o GP de Anunciante do Ano para Grupo Zaffari.
O título de Publicitário do Ano foi para Roberto Philomena, sócio da Matriz. O Grande Prêmio de Profissional de Propaganda do Ano foi para Diego Wortmann, da JWT Porto Alegre.
DIA DE RESPONSA
A Ambev e a Easy Taxi firmam parceria para dar desconto de 25% em corridas  de táxi nas cidades de São Paulo, Brasília, Recife, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte  entre as 18h de sexta (18/09) e as 18h de domingo (20/09). O objetivo da ação é estimular que as pessoas deixem o carro em casa e usem taxi após o happy hour. Quem chamar táxi pelo aplicativo receberá 25% de desconto no valor total da corrida, limitado a R$ 15,00. Para ter acesso ao benefício, o usuário deve solicitar o táxi via aplicativo com o método de pagamento "Cartão de Crédito no App" e, antes de finalizar a corrida, basta colocar o código de desconto "Ambev" no campo indicado. O valor de desconto será abonado no total da corrida.
CASAMENTO FELIZ
Live marketing e esporte. Um grande exemplo de casamento perfeito e feliz. Principalmente se estivermos falando de futebol. Para muitas crianças a modalidade é uma válvula de escape de suas realidades.
Quer um exemplo de que essa dupla funciona muito bem?  A campanha "Chevrolet FC", criada pela agência inglesa Commonwealth // McCann.
A ação selecionou um time de 11 crianças para conhecer os jogadores do Manchester United. De diferentes lugares de mundo, como China, Brasil, Tailândia e Índia, os jovens puderam, inclusive, bater uma bolinha contra Wayne Rooney e companhia.
MÍDIA
Na semana passada, começou a circular nas redes sociais um site com ofertas de vários veículos de comunicação com preços e descontos que normalmente não são praticados no mercado. Veículos de porte grande e médios com cobertura estadual e outros de cidades do Interior. Alguns deles pelo que constatamos não eram nem sabedores dos produtos e preços ali anunciados, outros simplesmente ignoraram. As condições anunciadas nesse site com cartão de crédito em até 12 vezes dão tranquilamente que essa empresa pense mídia é um bureaux, que deve ter, na nossa opinião, a intervenção e uma atitude das entidades gaúchas para que o negócio não tenha mais seguimento e que não vingue.
SBT RS
O piquete SBT RS Grito do Quero Quero oferece todos os dias muita festa e churrasco para todos que visitarem o Parque Harmonia em Porto Alegre. Os apresentadores do elenco do SBT RS: Marcelo Coelho, Edieni Ferigollo, Débora de Oliveira, Ricardo Vidarte, Anonymus Gourmet e Capu também vão comparecer ao acampamento. Mais de 1 milhão de pessoas passam pelo evento durante a semana mais importante para o nosso estado. Para o diretor regional da emissora, Luis Cruz, "a marca do SBT RS está mais forte num dos maiores eventos do nosso estado e numa semana tão importante pra nossa cultura e história".
CRESCER
Em março, o Facebook lançou o Blueprint, um novo recurso de educação online voltado para ajudar o mercado a crescer seus negócios. E o Brasil já está entre os top 10 mercados por matrícula. Aparecendo em 5º lugar, atrás apenas do Reino Unido, Canadá, índia e Estados Unidos, que lidera o ranking.
A recepção tem sido ótima. Segundo o Facebook, já são quase 200 mil matrículas e 73 mil usuários únicos.
Para aumentar a lista atual de 35 cursos online, o Blueprint eLearning tem um programa de novos cursos que irão fornecer um currículo sob medida para várias verticais, anúncios com resposta direta, pequenas e médias empresas e também Instagram.
TWITTER
A partir dos próximos dias é muito provável que os usuários passem a ver com muito mais frequência o botão "comprar" no Twitter. Com a ajuda da startup de pagamentos Stripe, baseada em San Francisco, a rede social ampliou o seu recurso para todas as pessoas.
Isso significa que agora qualquer um pode começar a vender seus produtos e serviços na plataforma através dos tweets. Isso é possível graças ao Relay, um recurso que permite que os clientes comprem seus produtos diretamente dentro de outros aplicativos móveis.
DIGITAL
De acordo com dados do Ibope Media, o investimento publicitário na América Latina cresceu 5,7% este ano. Esse crescimento comprova que mesmo em tempos de crise e instabilidade econômica, algumas empresas aproveitam o cenário para se diferenciar das demais, investindo em tecnologias que reduzem os custos e aceleram a distribuição do conteúdo publicitário.
Diante desse quadro de investimento, ficou evidente a necessidade de aprimorar os processos. Empreendedores e gestores que estão mais antenados as novas tendências do mercado, agora podem garantir a otimização e eficácia de seus serviços e, ao mesmo tempo, reduzir gastos sem diminuir a produtividade e qualidade na entrega da publicidade digital.
Com o surgimento de novas tecnologias ficou mais prático realizar a distribuição de conteúdo, apresentações, propostas e até mesmo reuniões.  No segmento publicitário isso fica ainda mais claro. Com o uso das ferramentas e plataformas disponíveis no mercado, a distribuição de comerciais para diferentes canais, como TVs, Vídeos sob demanda, cinema e até mesmo out of home advertising, passou a ter mais agilidade, praticidade, segurança e economia.
Por meio de plataformas que oferecem uma gama de soluções customizadas, a publicidade digital proporciona às empresas a possibilidade de interatividade entre as pessoas, com o compartilhamento de informações, imagens, vídeos, arquivos de áudio e qualquer conteúdo em diferentes devices, de maneira simultânea. Hoje em dia, o que percebo é que o objetivo maior dos profissionais de publicidade digital é atrair visitas para seu site ou fazer com que os internautas e consumidores mantenham a marca na cabeça mesmo que inconsciente, daí a importância de entregar um conteúdo relevante e em diferentes momentos.
Para finalizar, é importante ressaltar que uma estratégia de publicidade não é nada sem um planejamento robusto por trás, pois somente dessa forma será possível conseguir ser bem-sucedida e ter resultados eficientes. O que agências e anunciantes precisam entender é que criar campanhas atraentes, que despertam a atenção, aliado a uma boa ferramenta de distribuição, é de extrema importância para chamar atenção do seu público-alvo e conseguir uma verdadeira conexão com o consumidor final.
EVENTO
Terça feira, dia 22, com um café da manhã às 8h30 no Hotel Swan Tower da Cristovão Colombo, em Porto Alegre, a Revista L"OFFICIEL estará recepcionando o mercado publicitário para apresentação dos seus projetos e tendências para 2016, com a presença de seu diretor nacional, Ricardo Kowarick.
CUPOM
Segundo pesquisa realizada pelo CupoNation ( www.cuponation.com.br), plataforma de cupons de desconto e ofertas online que mais cresce no mundo, aproximadamente 75% da procura por cupons de desconto online são realizadas por pessoas na faixa de 18 a 34 anos.
A maioria dos usuários de cupons de desconto online pertence à faixa etária compreendida pelas pessoas entre 25 e 34 anos, que representa sozinha 53% de todos os acessos ao site da empresa durante o primeiro semestre de 2015. Já os mais jovens, entre 18 e 24 anos, são responsáveis por aproximadamente 22% dos acesso para inspirar nossas clientes. Queremos que elas comprem nossas peças e tenham ideia de como aproveitá-las melhor", diz Ana Cristina.
FENAERT
A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão - Fenaert também estará presente no Congresso Brasileiro de Radiodifusão deste ano, promovido pela Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Abordando o tema "O rádio e a TV na transição para o futuro", o maior congresso do ramo no Brasil reunirá líderes empresariais, especialistas e políticos para debater a liberdade de expressão, o processo de intensa transformação das emissoras de rádio e televisão e o impacto no modelo de negócios das empresas e na forma de consumir informação. O evento acontecerá no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, nos dias 6 e 7 de outubro. "Estamos em um momento de muitas mudanças na televisão e no rádio, por isso é necessário debater sobre esses meios. Um evento deste porte, que reúne tanta gente da área, só tem a acrescentar para o desenvolvimento das mídias," avalia o presidente da Fenaert, Ary dos Santos.

A cerimônia de abertura, no dia 6, às 19h30, terá a participação de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo e de radiodifusores. Estão confirmadas as presenças da Presidente da República, Dilma Rousseff, do Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, do Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação, Edinho Silva, e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado Federal, Renan Calheiros.

No dia 7, haverá painéis sobre questões políticas, jurídicas, econômicas, tecnológicas e de negócios na radiodifusão.

No último dia do evento, a Fenaert e as outras instituições participantes estarão disponíveis, durante o dia todo, para debater e tirar dúvidas dos congressistas sobre, por exemplo, processos em tramitação nos órgãos e transição da rádio AM para FM.
CALMA
CDL JOVEM convida a participar do lançamento da campanha de trânsito 2015, apresentando suas ações que nesse ano pedem CALMA!. O evento será uma sessão de cinema, que acontecerá no dia 21 de setembro, às 9h, no cinema da UCS.
DM9DDB
A DM9DDB anuncia a chegada de Paulo Coelho para integrar o time de diretores de Criação. O profissional irá trabalhar com marcas como Banco Itaú, Johnson & Johnson, Vivo, Walmart, Perdigão, C&A, Brastemp, Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau entre outros. Em seu portfolio de prêmios, Coelho acumula mais de 15 Leões em Cannes, além de troféus no Andy Awards, Clio, One Show, Ol Ojo Festival, Communication Arts, NY Festival e FIAP.
ARP
Um movimento de agências está propondo que Zeca Honorato seja candidato a presidência da ARP. Consultado, Zeca responde que, se houver um bom senso e diálogo com a atual diretoria, ele se lança à presidência da entidade com muito orgulho.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários