Comunica a ação

Os profissionais que trabalham em assessorias de comunicação precisam ser informados sobre o que se passa no dia a dia das empresas. Parece clichê, …

Os profissionais que trabalham em assessorias de comunicação precisam ser informados sobre o que se passa no dia a dia das empresas. Parece clichê, mas não é tão simples quanto deveria. E quando afirmo isso, não me refiro a apenas questões estratégicas ou então que possam se tornar noticiáveis. Precisamos saber dos fatos, das peculiaridades, dos recados.
Quando falamos de serviço, o buraco fica ainda mais embaixo. Não há nada pior para estragar a imagem do negócio do que falta de informação. Quando o mau atendimento vem junto então, aí ferrou. A telefonista, a recepção, a secretária, a comunicação, os gerentes e todos que têm contato com o público - falo desde o porteiro, precisam ter a mesma informação e saber como orientar em caso de alguma alteração da normalidade. A marca precisa ser blindada e é nosso papel fazer este revestimento.
Para isso, temos que ficar sabendo. Tem situações que não nos envolvem diretamente e que precisamos de fontes internas. Varia desde uma troca de horários, da falta de pessoal que possa impactar no atendimento, do "cartazinho" que precisa ser criado até novas decisões que foram tomadas no calor da hora.
Claro que devemos fazer o dever de casa, mantendo contato e circulando pelos setores. É uma via de mão dupla. Estabelecer canais e maneiras formais também pode ser uma maneira de renovar informações, pois naturalmente elas têm mesmo mais dificuldade de serem transmitidas.
Cabe, em alguns casos, uma promoção interna para explicar, de fato, o tanto que a comunicação faz, se envolve e se preocupa. Não inventamos moda, queremos apenas ajudar as coisas a serem mais simples e fáceis de acontecer. A troca é válida tanto para a marca como para promover os profissionais que trabalham nela.
Não, nós não somos fofoqueiros. Não vamos sair espalhando por redes sociais e nem ligando para nossos amigos das redações para contar tudo (apesar de ter vezes que bate uma vontade louca de fazer isso!). Queremos, antes de mais nada, colocar a casa em ordem. Depois disso, podemos e devemos receber convidados para mostrar o que fazemos de melhor e de verdade.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários