Dos recursos ocultos

Não estou falando de dinheiro em contas no exterior. Falo dos recursos que todos temos e que muitas vezes passam meses, anos ou até …

Não estou falando de dinheiro em contas no exterior. Falo dos recursos que todos temos e que muitas vezes passam meses, anos ou até décadas ocultos. Todos temos, sem dúvida. E em determinados momentos eles ressurgem, como força oculta, mas não estranha.
A crise econômica e moral pela qual o Brasil e o Rio Grande do Sul estão passando podem desmotivar em um primeiro momento. Afinal, são tantas denúncias e uma maré de más notícias, um cenário nada animador.
Porém, uma das coisas mais fascinantes no ser humano é a sua capacidade de gerar energia e recursos novos ou fazer ressurgir aqueles que estavam adormecidos. Mas estavam lá. Para tanto, é preciso um estímulo, que pode ser a sobrevivência, o desafio, o tesão pela superação ou até o medo.
O fato é que este cenário de crise é um grande desafio: faz com que as pessoas encontrem novas soluções, se mobilizem para refazer processos, tirem a poeira dos livros do cérebro, busquem olhar a mesma coisa por outros ângulos, busquem novas parcerias.
Uma crise, apesar de seu caráter deletério, pode ser vista sob o prisma de impulsionador dos recursos ocultos e alavancador de parcerias.
Ninguém deseja passar por uma crise para chegar a este ponto. Porém, uma vez que ela está instalada, é tempo de erguer os olhos para o horizonte e ir em busca de soluções. Coragem em seu enfrentamento, determinação em sua superação e adaptação, criatividade(genuína, pois vejo muita coisa denominada criatividade que pouco tem de criativa, mas é mais do mesmo), fortalecimento de parcerias.
Sempre digo aos meus que o problema de atravessarmos uma fase dura, seja ela na vida pessoal, profissional, afetiva é o "durante". Mas atravessamos, é o termo exato. Há sim, um final perceptível e possível para as adversidades da vida. Não há mal que seja eterno nem há bem que sempre dure, diziam os antigos. Assino embaixo.
Arregacemos as mangas e vamos à luta! Espanando a poeira, com coragem e muita garra.

Comentários