Mais comunicação e menos social

O MEC decidiu separar os cursos de jornalismo e relações públicas, justificando que comunicação social é o estudo. Pura verdade. Apesar de achar que …

O MEC decidiu separar os cursos de jornalismo e relações públicas, justificando que comunicação social é o estudo. Pura verdade. Apesar de achar que na prática, essa separação só será sentida em futuras gerações (tomara que para melhor!).
As três antigas habilitações formam a verdadeira comunicação. Um setor que conta com esses profissionais (jornalista, publicitário e relações públicas) tem time completo pra entrar em campo, marcar, avançar na tabela e disputar o título.
Mas, por mais incrível que possa parecer, na maioria das vezes eles andam separados. E tem uma percepção do trabalho do outro um pouco superficial. Que bom seria se todos tivessem oportunidade de estagiar na vida real da profissão do outro.
Essa briga besta de quem faz assessoria seria muito melhor compreendida e resolvida de uma vez por todas. Tentar transformar comercial em notícia, também entra nessa lista de soluções. O quanto demanda penso e tempo um "eventinho" ou uma "simples" coletiva de imprensa, seriam muito mais valorizados.
São tantas opções, diferentes atribuições e uma gama de oportunidades que podem ser exploradas por bons profissionais unidos.
Muitas vezes, o que falta mesmo é uma boa comunicação, menos disputa de ego e mais intimidade. Fazer só o "social" pode transformar grandes profissionais em pequenos colegas de trabalho. Somos mais capazes e melhores quando estamos juntos.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários