Salvador da pátria

O ser humano ? em especial os brasileiros ? adora um Salvador da Pátria. Numa situação adversa, em que tudo parece estar dando errado, …

O ser humano - em especial os brasileiros - adora um Salvador da Pátria. Numa situação adversa, em que tudo parece estar dando errado, busca uma solução mágica e imediata, que somente um Salvador da Pátria pode oferecer. Num movimento único e praticamente indolor, está resolvida uma questão complicadíssima.
Boa parte da explicação é psicológica: a responsabilidade de resolver (para estas pessoas) vem de fora(de uma espécie de pai protetor e provedor), sendo que eles não precisam nem se envolver(ou envolver muito pouco) nem passar por um período de dedicação e esforço. Uma visão infantil de solução de problemas.
Ao longo das décadas, o Brasil teve alguns Salvadores da Pátria. Mostra, mais do que um perfil de políticos, o perfil de um povo.
A crise instaurada é resultado de muitas décadas de administração equivocada. São muitos e muitos anos "construindo" uma obra torta, que deu no que deu. Agora, diante da realidade e do caos, grande parte dos cidadãos ainda teima em achar que um Salvador da Pátria fará um movimento e nos restaurará as condições de conforto anteriores. Mas não é assim que vai funcionar.
Para sairmos de uma crise, é necessário passarmos por um processo, com diversas medidas tomadas em conjunto e muito, mas muito esforço. Assim, discordo veementemente de que em uma única tacada os governos(de qualquer esfera) conseguirão resolver o problema. Assim como discordo ainda mais veementemente de que quem deve pagar esta conta é o cidadão, através do aumento de impostos e contribuições (que é a visão do governo sobre a solução mágica, os cidadãos seriam os Salvadores da Pátria).
Mas o que quero enfatizar é a necessidade de que os governos compreendam - até mais do que os cidadãos - de que diversos movimentos são necessários. O aumento de impostos é solução paliativa e, mais do que isto, revestida do manto da magia sobre o qual falei acima. Os governos terão sim que cortar na própria carne (efetivamente, não cosmeticamente), demonstrando disposição para o sacrifício real e maduro. Só então, terão com certeza o apoio da população.

Comentários