Slogans

Slogan: "um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo …

Slogan: "um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. É geralmente utilizado por empresas. Um slogan político geralmente expressa um objetivo ou alvo (Ex.: «Trabalhadores do mundo, uni-vos!»), enquanto um slogan publicitário é mais frequentemente usado como uma identificação de fácil memorização agregando um valor único à empresa, produto ou serviço, sendo esse valor concreto ou não (Ex.: «A número 1»)." Google.
Isso dito, tive uma irmã, Célia, psicóloga e socióloga, formada na mesma turma de Ruth e Fernando Henrique Cardoso. Célia foi-se aos 80 anos festejados de forma suntuosa em Ribeirão Preto, onde morava e morreu.
Certa vez, Célia mandou-me um e-mail indagando que se eu fosse fazer um slogan pessoal, qual seria. Respondi dizendo que ele já existia e era um institucional da Fiat: "A ideia é ser útil". Senti-me

bem vestido com essa ideia e, dando uma retrospectiva na minha vida, tive certeza que, sempre que pude, fui útil. Não cometerei aqui a imodésta de exemplificar.
Como publicitário, criei muitos slogans, mas vou citar apenas dois.
Fui chamado para fazer uma campanha institucional para a Rio Gráfica Editora, hoje Editora Globo. O slogan da campanha não poderia ser mais pertinente: "Quadrinhos, uma história muito séria".
Criei e ficou no ar por dois anos uma campanha para aumentar a frequência no teatro, exibida na Rede Globo e na TVE. Meu parceiro na campanha foi Cyro del Nero. Na voz de Paulo César Peréio, a campanha afirmava: "Teatro, você é a pessoa mais importante".
O nosso governo não tem o mínimo pudor e afronta nossa cidadania com essa piada de péssimo humor. O MEC acaba de avaliar que um em cada cinco alunos de oito anos não entende o que lê.
Logo-governo-federal-set15
Inté.

Autor
Mario de Almeida é jornalista, publicitário e escritor.

Comentários