CFC para os negócios

Deveria existir uma auto-escola para empresas, seja de comunicação, alinhamento ou de planejamento estratégico. Para dirigir, aprendemos a dar a seta, acender o farol, …

Deveria existir uma auto-escola para empresas, seja de comunicação, alinhamento ou de planejamento estratégico. Para dirigir, aprendemos a dar a seta, acender o farol, buzinar quando necessário, acelerar, pisar no freio, puxar o freio de mão e mais um monte de detalhes necessários para garantir a segurança no trânsito. Tenho uma amiga que começou a dirigir e, quando engatava a ré, esquecia de olhar o retrovisor. Até aprender, o carro - e alguns pedestres - sentiram tamanha barberice. O mesmo acontece com quem não aprende a direção defensiva ou a direção do negócio.
Nas empresas também precisamos seguir algumas regras e, inspirada dirigindo de volta para casa, comecei a comparar as do trânsito com as do dia-a-dia.
Antes de sair acelerando, é preciso saber o caminho, aonde se quer chegar, sem esquecer de analisar o percurso detalhadamente. Checar combustível é como saber se temos pessoas capacitadas, trocar o óleo e o filtro é encarar o turn over e recomeçar ainda melhor. Todos tendo em mãos o mesmo mapa, os que errarem o caminho vão acabar ficando no meio da estrada.
Cada um tem suas particularidades ao conduzir o carro e o mesmo acontece com algum processo de trabalho. Pode cantar alto, dar carona, andar com os vidros abertos sentindo o vento no rosto. O que importa mesmo é que o trajeto seja feito com atenção, lembrando sempre o destino ao qual se quer chegar.
Assim como no trânsito, muita gente esquece de dar a seta. Ah, como eu me irrito com isso! Para o bom andamento do fluxo, é preciso orientar. Os agentes de trânsito estão aí para isso, assim como os gestores. Se houver desvios, informa, ok? Senão, vai acabar levando uma buzinada, com toda a razão.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários