Coluna do Nenê

OPINIÃO O descontrole da moeda americana, uma baliza eloquente do desequilíbrio, amplia o quadro de indefinições e incertezas sobre a situação de nosso País. …

OPINIÃO
O descontrole da moeda americana, uma baliza eloquente do desequilíbrio, amplia o quadro de indefinições e incertezas sobre a situação de nosso País. Amplia também as dificuldades de toda a ordem que desafiam os gestores e os que vivem e trabalham nesta terra de tantas oportunidades que a natureza nos deu.
Continuamos na expectativa pelas medidas que resgatem a confiança do cidadão brasileiro nos governos e permitam a este cidadão voltar a viver, trabalhar e usufruir deste nosso País sem constrangimentos e vergonha que todos sentimos diante dos fatos que a mídia tem revelado.
Precisamos, mais do que nunca, somar esforços para repensar os valores e os novos caminhos que, juntos, devemos construir. Cabe a cada um de nós perguntar o que o Brasil quer da gente e qual é o melhor direcionamento para superar esse momento tão difícil. Desafios foram feitos para serem superados e esse também será. Estamos certos disso.
Muito se fala sobre a necessidade de uma mudança drástica de conceitos, de correção de valores e adoção de novas posturas. Os problemas de saúde, segurança, transporte, emprego seriam assim melhor resolvidos.
Por isso, se quisermos mudanças verdadeiras em nossa sociedade, precisamos promover transformação de conceitos e valores sociais, de brasilidade, de civismo. Se quisermos uma sociedade verdadeiramente melhor no futuro, portanto, o ponto de partida é a educação!
A começar pela base, dos primeiros anos de escola. E acreditem, tudo o que se precisa realmente saber, se aprende no Jardim da Infância! É lá que aprendemos as mais importantes lições da vida: o que fazer, como ser e proceder.
Não é na universidade que se encontra a verdadeira sabedoria e a civilidade, e sim no recreio do Jardim da Infância onde se aprende a respeitar a Pátria, os conceitos de civismo, além de exercitar a cidadania.
Tudo isso se deve carregar até hoje. É exatamente isso que aprendemos : respeitar o professor, a merendeira, compartilhar tudo, brincar dentro das regras, entender que ninguém era mais que ninguém.
Não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar , limpar a própria sujeira, não pegar o que não era dos outros, pedir desculpas quando se machucava alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro.
Ser chamado a atenção era motivo de muita vergonha e nos esforçávamos para estar "dentro da linha". Tínhamos a liberdade de fazer as coisas corretamente
Lá também se descobriu que café com leite era gostoso, que uma vida equilibrada é saudável, que respeito gera respeito e que pensar, aprender, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar com dedicação todos os dias, nos faz muito bem.
Tirar uma soneca todas as tardes, tomar muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo.
E nós também. Tudo que você realmente precisa procurar entender está aí. Faça aos outros aquilo que você gostaria que eles fizessem para você. Amor, respeito, higiene básica, ecologia e política contribuem para uma vida saudável.
Penso que tudo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro - tomássemos café com leite todas as tardes e descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro. Ou se tivéssemos uma política básica em nossa nação e em todas as coisas também, para sempre colocarmos as coisas de volta ao lugar onde as encontramos, limpando nossos detritos. E ainda descobrir que continua verdade, seja qual for a idade, que o melhor caminho é darmos as mãos e ficarmos juntos!
Tenho certeza de que todos nós temos nossos conceitos de cidadania oriundos desta preciosa fase da vida.
Tenho certeza, portanto, de que juntos podemos mudar, para melhor, nossa terra, os nossos verdes infindáveis, o Brasil, tudo o que vemos e vivemos hoje, não importa o cargo ou posição que ocupemos ou tenhamos ocupado, pois o melhor é sermos verdadeiramente reconhecidos.
Não pelo que juntamos, mas pelo que somos, pelo nome que todos os dias construímos. Isso significa que fizemos ou faremos a diferença. E a escolha é só nossa.
 
CAPACITÀ
A arte da felicidade, na versão de Eliana Azeredo, é um longo aprendizado e, como todo aprendizado, requer disciplina, assiduidade e perseverança.
Nesses 20 anos a Capacità desenvolveu e cultivou trabalhos com sabedoria, profissionalismo e muita competência para um cem número de clientes, de todas as grandezas. Virtudes como o desprendimento material carregam o sucesso dessa empresa que orgulha a todos e mais do que nunca se fazem necessárias para o cumprimento de sua missão de bem prestar serviços
 
WHATSAPP
Com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp, fenômeno no mercado de aplicativos genericamente denominados OTT - Over the Top, nem de longe dá a impressão de que chegou ao seu apogeu. Adquirido por Mark Zuckerberg no início de 2014, por US$ 16 bilhões de dólares, o WhatsApp enfrenta agora o maior desafio de sua história: confrontar-se com a fúria das empresas de telefonia móvel - e seu poderio político e financeiro - que tem perdido receitas decorrentes de ligações de voz e envio de SMS?s, por conta do aplicativo. Agora com versão também para a web, o WhatsApp pretende ampliar ainda mais seu espaço na atenção dos usuários, que poderão acessar sua conta também de seu computador pessoal.
 
ABA
A edição 2015, que  acontece no dia 22 de outubro, no Inter-Continental, em São Paulo, conta com palestrantes estrangeiros e brasileiros que discutem os temas atuais do mercado da publicidade e marketing. Na programação estão Mario Simon, CEO da Millward Brown Vermeer, Jon Bond, CEO da Tomorro///, Jill Cress, Executive Vice President, Global Consumer Marketing para a MasterCard, e Jeffrey Merrihue, CEO da MOFILM. O evento ainda conta com a participação de Eduardo Tomiya, Managing Director Brazil and South America da Millward Brown Vermeer, Poliana Sousa, Diretora de Marketing da P&G, Graziela Godinho, Chefe do Departamento de Comunicação Estratégica dos Correios, e Beatriz Galloni, Vice-Presidente de Marketing da Mastercard.
A abertura do Summit fica a cargo dos líderes da ABA João Campos, Presidente, Sandra Martinelli, Presidente Executiva e Sergio Pompilio, Vice-Presidente Jurídico.
 
RECORD RS
Na noite desta quinta-feira, dia 08/10, o capítulo de Os Dez Mandamentos marcou 14 pontos de audiência média e 27% de share domiciliar na Grande Porto Alegre e, mais uma vez, consolidou o segundo lugar isolado entre as emissoras de Tv aberta. No ar das 20h28 às 21h49, a trama teve ainda pico de 17 e alcançou 462 mil telespectadores. No mesmo dia, os telejornais Rio Grande Record (19h45 às 20h28) e o Jornal da Record (21h49 às 22h24) também obtiveram excelente resultado: ambos registraram 10 pontos de audiência média.
 
MIDIA IMPRESSA
Se para alguns a mídia impressa perdeu força, para outros ela ainda é o melhor meio de se alcançar o público alvo. E essa opinião é compartilhada até mesmo por empresas que surgiram da  tecnologia .
Na edição desta segunda-feira (05), a Folha de S. Paulo trouxe um anúncio inusitado do Uber. A empresa criou uma campanha de folha dupla para pressionar o prefeito de  São Paulo a vetar o projeto de lei que proíbe o serviço na cidade.
No anúncio, a equipe do aplicativo traz a seguinte mensagem: "Prefeito Haddad: enviamos este e-mail hoje cedo para o senhor. Caso ainda não tenha lido, publicamos aqui também". Na sequência, o texto enviado via e-mail para Fernando Haddad é replicado através de um "print" da tela digital.
 
PRECONCEITO
O Live Marketing talvez seja um dos modos mais diretos de impactar a audiência, uma vez que é, por definição, o momento em que a marca promove alguma experiência ou interação com o público.
Já que essa este é um formato que tem justamente o intuito de conectar o humano com a marca e suas identidades, por que não aproveitá-lo para tentar quebrar com uma das questões que mais desumaniza e prejudica as pessoas?
Algumas marcas e organizações pensaram nisso. As ações e experimentos sociais listados abaixo mostram como é possível utilizar o potencial da publicidade "ao vivo e a cores" contra a perversidade dos preconceitos. Confira:
Raio X gigante combate preconceito e prova: o amor é maior que tudo
Um raio X gigante foi instalado em Santa Mônica, Califórnia, no Dia dos Namorados. O painel exibiu esqueletos se abraçando, brincando, dançado, trocando afagos, entre outros movimentos.

No vídeo da ação, sempre que os esqueletos saem de trás do painel, vemos pessoas que, geralmente, sofrem preconceitos: um casal gay e seu filho adotado, uma criança deficiente e sua irmã, um judeu,um palestino.
Ogilvy impacta público com cartaz "portador de HIV"

Uma campanha de mídia impressa e urbana criada pela Ogilvy Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV) tem chamado a atenção das pessoas na cidade de São Paulo. Isso porque todos os cartazes utilizados na ação contêm sangue de portadoras do HIV.

Coca-Cola derruba primeira impressão em vídeos contra o preconceito
A campanha "Vamos dar um segundo extra", da Coca-Cola, lançou uma série de vídeos que convidam as pessoas a descobrirem seus preconceitos e assim, derrubá-los.
Você traduziria um texto racista para um negro?
A iniciativa tem a intenção de promover um website focado em como reagir e lidar com questões como o preconceito racial, a homofobia ou outro tipo de assédio moral. A ação convidou pessoas (que não são atores profissionais) para participar de um casting para um anúncio de televisão, sem dar outros detalhes sobre a vaga. Sem saber de nada, os candidatos foram colocados numa espécie de sala de espera, onde estavam sendo filmados e tiveram que lidar com uma situação de racismo.
Restaurante cobra 30% a mais de homens em ação contra discriminação salarial
O restaurante Ramona, localizado no centro da cidade de São Paulo, realizou uma ação para chamar a atenção do público para um problema causado pela desigualdade de gênero: a diferença salarial entre homens e mulheres.
 
MOBILE
Foi-se definitivamente o tempo em que os aparelhos de telefonia celular serviam apenas para receber e efetuar chamadas.  Os smartphones já são a forma primária de acesso à Internet para mais da metade dos seus 4,3 bilhões de usuários.  Em 2017, já seremos 5,2 bilhões de usuários, e prevê-se que, já no próximo ano, haverá dois smarphones para cada PC em uso no planeta.
Resultado de esforços conjuntos de governos e operadoras, as vendas de smartphones cresceram 164% em alguns países da África, América Latina e Ásia, três vezes mais que o crescimento registrado em mercados maduros como o europeu e o norte-americano.
O mobile multiplicou as alternativas de mídia, trazendo novas oportunidades e também vários desafios para a mesa dos profissionais de marketing.  Em 2013, pela primeira  vez, a receita publicitária aferida pelas mídias digitais superou o volume investido em mídia TV nos Estados Unidos.  Foram US$ 42,8 bilhões,  contra os US$ 40,1 bilhões contabilizados pela mídia TV.
Estratégias mobile vitoriosas investem mais na produção de conteúdos customizados de qualidade do que na sua distribuição ou veiculação. Mas como nem sempre é possível criar e produzir conteúdo relevante com a frequência desejada e a consistência exigida, os aplicativos parecem ser uma alternativa bastante viável, em termos de mídia, uma vez que é a eles que as pessoas costumam dedicar mais tempo. Os Apps, como são chamados, funcionam como um assistente pessoal que mora no smartphone. São considerados úteis porque tem funções bem definidas e efetivamente prestam serviços para quem os utiliza.  A experiência tem mostrado que as pessoas cada vez menos estão dispostas a pagar por um aplicativo, mas que tendem a aceitar os que lhes são oferecidos gratuitamente e não se importam em pagar por serviços que contratam através deles. Vai entender?
 
INTERESSANTE
Produzir um anúncio interessante no impresso é um do grande desafio para quem quer impactar o público em uma mídia pouco explorada em tempos de tecnologias como a realidade aumentada. Apesar de todos os avanços, da interatividade promovida pelas redes sociais e das inovações que surgem a todo instante, a mídia tradicional ainda contempla um grande público que pode - e deve - ser impactado por uma publicidade de qualidade.Vários jornais do país estão aplicando esses diferenciais usando tecnologias dos anunciantes.
 
FACEBOOK
Depois de anunciar o botão "Não curti", o Facebook continua trabalhando para criar formas de expressar emoções na rede social. A novidade, divulgada por Mark Zuckerberg em sua timeline, apresenta opções de emojis para que o usuário possa expressar seu sentimento sobre um post. Além de like, que continua sendo representada pelo ícone da joinha, será possível reproduzir amor, risada, doçura, espanto, tristeza e raiva.  Para seleciona um dos emojis, basta manter o curtir pressionado.
 
INFLAÇÃO
Em setembro, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) apresentou inflação superior à média nacional na comparação com agosto. Enquanto os preços medidos pelo índice oficial de inflação do Brasil (IPCA) apontaram variação de 0,54% no mês, resultando em um aumento de 7,64% no acumulado do ano, na capital gaúcha teve um incremento de 0,56% e 8,39%, respectivamente.Porto Alegre é o grande exemplo de custos altos desse nosso querido país
 
TWITTER
O Twitter acaba de anunciar uma novidade para os anunciantes. Agora a rede social passa a aplicar anúncios pre-roll em seus vídeos. A ferramenta já é uma velha conhecida dos usuários do Youtube, que precisam assistir pelo menos 5 segundos comerciais antes de reproduzir os conteúdos selecionados.
Na última quinta-feira (08), o Twitter fez um evento especial chamado #VideoNow em que foi revelado que o programa Amplify. Ainda na fase beta, a novidade ficará restrita a 150 parceiros que incluem Buzzfeed, MTV, Time, e Mashable, como fica explícito no tweet de Mike Park, gerente sênior do Amplify. Os editores também podem optar por controlar quem anuncia em seu canal ou se o inventário será gerenciado pelo Twitter.
 
CRIATIVIDADE
A boa e velha criatividade é a peça chave para a publicidade. E o melhor: pode ser aplicada em qualquer mídia. Um exemplo disso é a campanha da Coca-Cola FM assinada pela JWT. Para celebrar um ano da rádio, os assinantes da Capricho receberam mais do que simplesmente uma revista na edição passada. A peça, na verdade, ganhou uma nova função. Anexada à capa, a arte permitia que o leitor a transformasse em um amplificador de som. A revista vira um encaixe para iPhone, Android e Windows Phone. Depois é só selecionar a música e deixar que o som seja ampliado pela peça enrolada.
 
E-COMMERCE
Um levantamento realizado pelo Ibope Conecta para a MasterCard mostrou alguns dados sobre o comportamento e as preferências do consumidor brasileiros em relação às compras online. De acordo com o estudo, o brasileiro está bastante familiarizado com as compras online, porém segurança do site é item que impede a conclusão da compra para 56% dos entrevistados. O segundo aspecto mais importante é o tempo de espera do produto, com 22% dos respondentes, em terceiro lugar opções de pagamento 15% (poucas ou não atrativas) seguido do formulário para preenchimento das informações pessoais. Na percepção dos consumidores, alguns atributos oferecem mais segurança para que eles forneçam seus dados pessoais no momento do pagamento de uma compra online: certificações de segurança como (selo e-bit, cadeado de segurança, entre outros) em primeiro lugar; a credibilidade do estabelecimento, em segundo e, em terceiro, as marcas das bandeiras de cartão e/ou carteiras digitais para pagamento.
Os eletrônicos lideram entre as categorias mais adquiridas no meio online, com 77%. Em segundo lugar, vestuário, com 64%; eletrodomésticos, com 60%; cosméticos 43%, viagem e turismo 35% e brinquedos 34%. Apenas 27% da classe C consome turismo, percentual que revela potencial de consumo no Brasil, quando comparado às classes A/B.
Em relação a frequência de compra, 38% afirmam comprar uma vez por mês, 21% compram uma vez a cada dois meses, 9% compram uma vez por semana, 8% compram de duas a três vezes por semana e 24% compram menor frequência citada.
 
ABAP
O Prêmio Nacional Abap de Sustentabilidade é um reconhecimento às empresas e agências de propaganda que têm o poder de influenciar pessoas e transformar o mundo.

Nesta 7ª edição, o Prêmio assume projeção NACIONAL, com júri formado pelos melhores nomes da publicidade, jornalismo, mundo acadêmico e veículos especializados em sustentabilidade.

Podem ser inscritas campanhas e cases com conteúdo ligado à sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Confira o regulamento e faça sua inscrição gratuita pelo hotsite:  www.premioabap.com.br, até o dia 23 de outubro/2015.
 
ARP
A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) terá alterações em seu processo eleitoral para o biênio 2016-2017, além de uma série de mudanças para a Semana ARP da Comunicação (que acontece de 16 a 20 de novembro) e no CRIARP.
E para contar todos os detalhes sobre estas e outras novidades, o presidente da ARP, Fábio Bernardi, e sua Diretoria Executiva, irão se reunir com o mercado publicitário gaúcho na próxima segunda-feira,dia 19.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários