O valor da criatividade

Quando há um orçamento bacana, disponível e direcionado para ações de comunicação, muitas coisas podem fluir mais fáceis. Desafiador mesmo é ter ideias legais com custo baixo ? ou zero.

Essa semana tivemos aqui no IPE uma experiência do quanto iniciativas com criatividade e dedicação podem dar resultados acima do esperado. A ação em questão foi para marcar o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, considerada no nosso planejamento uma das datas mais importantes. É de conhecimento de todos os gaúchos a situação que o nosso Estado se encontra e, sabendo disso, nos sentimos na obrigação de fazer algo para valorizar esses profissionais que se dedicam ao serviço público, com um custo que não poderia ser maior que zero.
Confesso que em alguns momentos pensamos em desistir, achando que sem verba não conseguiríamos realizar algo ou despertar engajamento. Ainda bem que somos persistentes e realizamos algo relativamente simples, porém trabalhoso e especialmente pensado no valor de cada um.
A equipe de comunicação, em uma grande força-tarefa, fotografou os colaboradores da Capital e interagiu também com os colegas do interior do Estado pedindo fotos deles. Ao todo, 80% dos funcionários aderiram à iniciativa.
O resultado? Móbiles criados com fios de nylon, unindo fotos produzidas na impressora da própria Comunicação, e instalados com uma equipe de colegas voluntários que ficaram após o expediente para a surpresa da manhã seguinte. As fotos estavam identificadas com nome e setor de cada colega, expostas no saguão dos nove andares do edifício-sede, com mensagens alusivas à data. O mais bacana foi observar os colegas se procurando, fotografando a sua foto exposta e identificando aqueles que, por muitas vezes, se comunicam por e-mail e telefone e acabam não tendo contato pessoal. A razão do texto de hoje é compartilhar a vontade de incentivar a comunicação interna, a integração dos funcionários e deixar a esperança de que ideias criativas não dependem de grana.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários