Essa impaciência de ler e esse monte de likes

Preciso confessar que a internet, muitas vezes, me deixa com preguiça de ler. Com um pouco de vergonha e um montão de sinceridade, admito …

Preciso confessar que a internet, muitas vezes, me deixa com preguiça de ler. Com um pouco de vergonha e um montão de sinceridade, admito que essa enxurrada de informações a cada minuto me faz perder o foco e apenas passar os olhos em um texto. Sabemos de tudo e não sabemos de nada. Triste constatação.
Algumas técnicas de escrita ensinam que o texto deve ser construído como uma pirâmide e que o pico da leitura tem que ser no meio, assim como nos livros. Mas ando discordando um pouco disso. Pra me pegar, nas primeiras cinco ou seis linhas, tem que dizer pra que veio.
O famoso LEAD, que aprendemos na faculdade, anda por vezes esquecido. Eu aprendi com a fórmula "3Q + COP", que traduzindo significa "Que, quando, o quê, como, onde e porque". Mas tem outras semelhantes e com o mesmo objetivo. Sem contar o título, que às vezes te fisga e te prende, quando o texto corresponde à expectativa.
Minha inspiração foi para tentar reverter essa realidade. Fico feliz quando consigo, novamente, mergulhar em um texto. Mas minha preocupação é com essa geração que está vindo logo atrás de mim. Muitos nem sabem o que é sujar as mãos com o jornal e têm os que alegam ler na versão digital. Sou da época de saber o nome, o foco e o jeito de redigir para cada colunista. E sinto falta, quando converso com alguns jovens jornalistas, desta preocupação em sequer conhecer quem são os formadores de opinião, quiçá saber redigir algo direcionado.
Nosso jeito de fazer jornalismo está diferente e isso é muito bom. Agregamos conteúdo multimídia, ficamos sabendo das notícias quase que instantaneamente, graças ao uso dos aplicativos e redes sociais. Só que acredito que o segredo seja o de somar e não substituir nossa velha e boa forma de fazer e aproveitar do jornalismo. Sugiro que a cada post que lermos, que a gente procure posteriormente uma fonte oficial e confiável com informação completa, para que o conteúdo não se esvazie apenas no espaço de uma postagem com aglomerados de likes.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários