Da calma e dos desafios

Grandes desafios se impõem quando menos esperamos na vida. A vida seguia um curso e de repente ela toma outra direção. Esta mudança de …

Grandes desafios se impõem quando menos esperamos na vida. A vida seguia um curso e de repente ela toma outra direção. Esta mudança de direção pode ser esperada, eventualmente. Ou não.
Porque os desafios são os momentos em que experimentamos a maior dificuldade, sejam eles de ordem pessoal, profissional, afetiva, espiritual, mas são também os momentos em que experimentamos o maior crescimento. Mesmo quando achamos que estamos somente carregando pedras, enfrentando a dificuldade pela dificuldade, sem progresso, estamos enfrentando o desafio. E crescendo.
Do desafio, faz-se o indivíduo. A partir de seu enfrentamento, crescemos. Nos fortalecemos. Igualmente, muitas vezes pensamos que o enfrentamento do desafio nos enfraquece. Mas esta é uma ilusão importante de ser desfeita. O que nos torna mais aptos a enfrentar a vida do que os próprios desafios? Já o diria Charles Darwin.
Neste enfrentamento, importante nos é manter sempre a calma. Somente ela nos permite enxergar saídas, caminhos insuspeitados, termos a famosa luz. A angústia sempre foi e sempre será uma péssima companhia e conselheira. E a calma pode ser encontrada de diferentes formas: no contato com a natureza, através de preces, em uma conversa franca com um amigo, na introspecção, cada um tem uma forme diferente de buscar e obter a calma possível e necessária.
Sim, falo a calma possível porque há situações que nos testam profundamente, com relação ao equilíbrio e à serenidade. Circunstâncias que quase nos enlouquecem, acontecendo uma após a outra. Nestes casos, o importante é ter a calma em perspectiva. Caso não seja viável atingi-la em sua plenitude, que busquemos o máximo da calma para aquele momento.
A pressão de um dia a dia cada vez mais agitado, com uma infinidade de tarefas, responsabilidades e cobranças (cobra-se sermos o homem/mulher perfeitos, lindos, felizes, bem sucedidos(para os padrões sociais, leia-se com muito dinheiro), etc), incluindo-se aí cobranças profissionais(indivíduos multitarefa) podem nos levar ao oposto da calma: a ansiedade. E se a ansiedade for tomando conta do indivíduo, este poderá ser visitado por sua irmã, a depressão. A depressão de não conseguir atingir a TODOS os objetivos que a sociedade nos impõe.
Por isto e cada vez mais, a calma é o ponto de partida e de chegada para o enfrentamento dos desafios.

Comentários