Temos nosso próprio tempo

Nós, jornalistas, vivemos num mundo à parte quando o assunto é tempo. A maioria das notícias tem duração, ainda mais nessa geração que tudo …

Nós, jornalistas, vivemos num mundo à parte quando o assunto é tempo. A maioria das notícias tem duração, ainda mais nessa geração que tudo voa. É uma batida diferente, um relógio que anda mais rápido, uma correria característica de quem tem o jornalismo na veia. Confesso que essa vontade de vencer os ponteiros é um dos meus principais motivadores da profissão. Acredito que seja - ou deveria ser - uma premissa para ser um bom jornalista e não uma mera característica de personalidade.
Para os colegas de veículos, que dependem da gente ou de uma outra fonte, o tempo - imagino eu - tende a ser ainda mais curto. O jornal tem hora para rodar, o programa precisa entrar no ar e o VT tem que ser editado ainda.
A hora é agora, o deadline é curto e o nosso desafio diário deve ser sempre vencido antes do sol se por. Ah, nos finais de semana e feriados também. Mas para isso, algumas vezes, não depende apenas de nós. Na assessoria de imprensa, é preciso que o assessorado entre no jogo, vista a camisa e entenda que não somos ansiosos e sim bons profissionais. Que se não respondermos a tempo, o concorrente pode marcar presença. Que se não nos posicionarmos, perdemos credibilidade. Não temos tempo a perder.
Tem entrevistas ao vivo que exigem pontualidade. Antes de avisar o entrevistado, já tivemos uma conversa com a produção e deixamos tudo combinado e negociado. Então, caro assessorado, faça o combinado para estarmos sempre pontuando. Somos pagos para isso e, acredite, é um baita investimento. Façamos todos a nossa parte que o resultado aparece rapidinho. Pode confiar.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários