Jornalismo fino, elegante e sincero

Não adianta, não consigo fingir que alguma coisa pode virar notícia quando não há a menor possibilidade disso acontecer. Não dá pra inventar pauta …

Não adianta, não consigo fingir que alguma coisa pode virar notícia quando não há a menor possibilidade disso acontecer. Não dá pra inventar pauta só para agradar o cliente. Criar nota que não interesse o leitor, só o assessorado. Nestes casos, recorrer à publicidade pode ser uma boa dica. Mas entrar nesse jogo de eu finjo que dá e tu finge que acredita só para garantir o fee mensal, não é uma boa.
Ao longo destes anos de assessoria aprendi a ser sincera. Perco o cliente, mas não esqueço da ética e da confiança que criei com os colegas dos veículos. A comunicação social não é um conto de fadas, um tapa buracos ou esse monte de beijinho no ombro que alguns gestores querem dar. O lance é sério, é responsável. A empresa que quer estar na mídia tem que estar com o tema de casa feito. Antes de estar nos jornais, é preciso saber como queremos aparecer, se estamos prontos para isso. A terceira pessoa é proposital neste momento, porque a partir da contratação, vestimos a mesma camisa.
Sempre o negócio vai ser o melhor para o dono do que o dos concorrentes. Se não acreditarmos no nosso, quem vai levar fé? Mas essa crença precisa ser verdadeira, precisa ter fundamento. E então, pode virar case, notícia, pauta. O discurso deve ser afinado para que o resultado seja compensador e verdadeiro. Além - ou até ao invés de - estar na mídia, diferentes ações de marketing podem e devem ser criadas para uma comunicação assertiva. O pulo do gato é saber o objetivo e os caminhos para chegar nele.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários