Notas do planeta dos macacos

Descobriram-se restos de esqueleto de uma nova espécie de hominídeo, o homo bolsonarus. Segundo os pesquisadores, trata-se de um tipo mais primitivo que os …

Descobriram-se restos de esqueleto de uma nova espécie de hominídeo, o homo bolsonarus. Segundo os pesquisadores, trata-se de um tipo mais primitivo que os neandertais ou os denisovanos. Esses hominídeos tinham cérebro diminuto, mais ou menos do tamanho do cérebro de um asno. Há indícios de que se alimentavam de restos, como hienas, e inclusive das fezes de outras espécies. Andavam de quatro.
William Bonner
O UOL, em mais uma matéria candente e de extrema relevância, anota: "William Bonner revela que usou óleo de coco para emagrecer sete quilos".
Devia revelar o que passa na cara pra ter coragem de ler o que lê no Jornal Nacional.
Justiça para todos
Se fôssemos todos iguais perante a Justiça, um Maluf, que tem a cabeça a prêmio em vários países e aqui não vai em cana porque tá velhinho, não deixaria o produto dos seus crimes de herança pros filhos. Vá explicar isso se você for pego roubando um litro de leite.
Mas não era disso que eu queria falar. Se o Sérgio Moro grampeia advogados de defesa, grampeia um ministro e uma presidente e vaza tudo sem poder alegar que não há nisso uma série de ilegalidades, já que ele estudou pra ser juiz, e é aplaudido por grande parte da imprensa, eu me pergunto: o que sobra pra nós, pés de chinelo? Nosso caso nem chegará à imprensa. Nosso caso é vala-comum mesmo.
Nelson Ascher
Falando dos intelectuais italianos em artigo sobre Umberto Eco: "Tratava-se, é verdade, de uma intelectualidade inteira ou quase exclusivamente esquerdista, mas acontece que os intelectuais que se formaram ou começaram sua carreira então (entre os anos 1920 e 50 ou 60) eram de esquerda porque o poder era ostensivamente de direita. (Já nos dias atuais, num país como o nosso, a intelectualidade é de esquerda justamente porque o poder também é.)"
De que país ele está falando, me digam? Se é do Brasil, delira, porque o Brasil continua dos mesmos donos desde 1500. O poder real e ostensivo jamais trocou de mãos. Se um intelectual quer faturar, sabe onde pedir emprego. FHC é um exemplo caindo de maduro.
Não tenho problema nenhum de falar mal da esquerda, acho até necessário, mas cada vez mais penso que é fundamental não esquecer que o mundo é o caos que é por obra e graça do capitalismo. É hora de os capitalistas assumirem que estão fodendo o planeta, não apenas 99% de sua população.
PS: André Arnt: "Para sanar as cíclicas crises do capitalismo, só há uma receita, mais capitalismo". É verdade. Pra recuperar uma pessoa que agoniza por ter levado dez tiros, devemos lhe enfiar mais dez balas, de preferência à queima-roupa.
Fidel vs Gringos
Lendo uma matéria sobre Marita Lorenz, contratada pela CIA pra dar duas pílulas de arsénico pra Fidel Castro, me dei conta do óbvio: os sucessivos governos democráticos norte-americanos tentaram assassinar Castro dezenas de vezes, mas o feroz ditador não tentou assassinar nenhum presidente gringo. São adoráveis as contradições de mocinhos e bandidos, não são?
Umberto Eco
Juan Arias, em matéria no El País:
"Eco se sabia amado por eles, mas nem por isso deixava de provocá-los. Como numa tarde em Madri, quando falava de semiótica e centenas de jovens universitários abarrotavam a sala. Ao terminar, lhes disse:
"- E agora podem fazer suas perguntas tolas, como sempre.
"Os jovens conheciam sua ironia e não se incomodavam com ela. Em seguida se levantou uma jovem que lhe fez uma pergunta também provocadora:
- Como é possível que um semiótico, que precisa fuçar as vísceras de um texto para analisá-lo, consiga afinal apreciar sua beleza?
"Rápido, Eco lhe respondeu, sorridente:
"- Não sabe, senhorita, que os ginecologistas também se apaixonam?"

Autor
Ernani Ssó se define como ?o escritor que veio do frio?: nasceu em Bom Jesus, em 1953. Era agosto, nevava. Passou a infância ouvindo histórias e, aos 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho:Robinson Crusoé. Em 1973, por querer ser escritor, entrou para a Faculdade de Jornalismo, que deixou um ano depois.  Em sua estréia, escreveu para O Quadrão (1974) e QI 14,(1975), publicações de humor. Foi várias vezes premiado. Desenvolve projetos literários para adultos e crianças.

Comentários