Coluna do Nenê

OPINIÃO Muita gente acha que no mundo da Publicidade basta ter uma ideia brilhante para o slogan de uma marca e, gol do Brasil! …

OPINIÃO
Muita gente acha que no mundo da Publicidade basta ter uma ideia brilhante para o slogan de uma marca e, gol do Brasil! O trabalho está feito. Ou que o insight perfeito para a ação de um supercliente vai aparecer de bate-pronto e? "Hasta la vista, Baby". É só se preparar para Cannes. Ou ainda que todo publicitário será um mega star no mercado. Mas, não existe uma fórmula ou um atalho para o sucesso.
Na verdade, a carreira publicitária está longe de ser "sagu com creme". Para se sair bem na profissão é preciso foco, uma boa dose de esforço e dedicação quase integral. Mas o trabalho duro tem suas recompensas e também algumas vantagens que fazem valer, e muito, investir na profissão.
A primeira delas é que o mercado oferece diversas oportunidades para diferentes áreas e perfis. Ou seja, você pode ser criativo, mas muito tímido, ou extremamente comunicativo, mas sem poder de persuasão? Não importa! Na Publicidade você vai encontrar uma função que tenha a ver com seus talentos.
A profissão também é perfeita para quem detesta rotina e procura por desafios diariamente. Afinal, desenvolver estratégias eficientes para aperfeiçoar marcas ou alavancar a venda de produtos para clientes dos mais diversos segmentos não é tarefa fácil e espanta qualquer monotonia.
E tem trabalho mais inspirador do que lidar com sentimentos e emoções humanas? Pois é a partir deles que o publicitário busca, com transparência e ética, o caminho para seduzir e convencer o consumidor a desejar um produto ou a mudar a imagem que tem sobre algo. Estimulante! Sonhar sempre grande!
Por fim, a profissão também proporciona um aprendizado constante. O bom publicitário precisa conhecer um pouco de tudo, se informar sobre os mais diferentes assuntos e se reinventar sempre! Só assim terá repertório para dialogar com os mais diversos públicos e criar campanhas e soluções vencedoras.
Um dos pontos fortes da Publicidade é que ela transita com extrema naturalidade entre o mundo dos negócios e o mundo das artes, tornando-se dinâmica e emocionante, contadora de histórias e conhecimentos.
São os próprios profissionais da área que, ao longo dos anos, construíram a imagem de que a profissão é legal e descolada. É assim que acontece com qualquer marca ou produto. E essa imagem só foi possível de ser construída porque a atividade está cercada de coisas que são coerentes com essa realidade.
Mas é bom lembrar que existe muita ilusão e muita frustração nessa indústria. O publicitário, como toda pessoa de negócio, é obrigado a lidar com uma carga grande de processos burocráticos e políticos dentro da empresa. Como todo ser humano, ele também enfrenta suas inseguranças todos os dias.
Este texto, com um conteúdo simples, representa a valorização dos 60 anos da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), que representa os profissionais de agências e veículos que contribuem para o exercício desse negócio, que nos colocou entre os cinco maiores estados brasileiros, mas infelizmente, hoje, com o deslocamento das decisões das grandes marcas para SP, do encolhimento dos anunciantes, passamos para 12º lugar. Caminhamos 60 anos e não progredimos. As universidades formam e colocam no mercado, milhares de pessoas por ano que, junto com os profissionais que atuam, determina um número de agências, veículos e produtoras que deveriam estar presentes e participar de entidades, exigindo contrapartidas e fazendo acontecer. É incrível que não mais de uma centena entre esses milhares tenham vontade de se engajar na valorização do negócio.
A ARP e o mercado gaúcho devem ser mais fortes, mais representativos e mais unidos.
MOBILIÁRIO
A ARP realizou no dia 26, dia do aniversário da entidade que completou 60 anos, um evento onde se discutiu a importância da licitação do mobiliário urbano na cidade de Porto Alegre. Entre os participantes, estavam Zeca Honorato, presidente da ARP; Paulo Garcia, presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras de Mídia do Estado do Rio Grande do Sul; Nenê Zimmermann, do Grupo de Atendimento de Veículos do Rio Grande do Sul (GAV); Renata Schenkel, do Grupo de Mídia do Rio Grande do Sul; Dannie Dubin, da Associação Gaúcha de Empresas de Publicidade ao Ar Livre (Agepal); e Fernando Silveira, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul (Sinapro/RS).
O representante da Prefeitura havia confirmado presença, mas, 40 minutos antes de iniciar o evento, ligou comunicando que não ia comparecer, atitude lamentável e desrespeitosa para com a entidade que representa o segmento publicitário. Estiveram presentes ainda dois vereadores e o incansável e dedicado Mario Verdi, que vem, há mais de 20 anos, sugerindo posições de sustentabilidade e que colocam o mobiliário urbano como facilitador para a população da cidade.
As empresas de mídia exterior estiveram representadas por seus sócios diretores em grande número. Bem como vários profissionais do mercado e público em geral.
A posição assumida e finalizada pelo presidente Zeca Honorato é de que em conjunto será elaborado um documento que postergue toda e qualquer iniciativa da ausente Prefeitura para o próximo exercício e que seja apresentado em um determinado tempo um estudo preliminar de como deve comportar o mobiliário urbano e suas contrapartidas.
Foi uma noite de longos e profundos debates e todos em favor de uma cidade melhor e mais bonita. Mais uma vez, essa coluna, sem entrar em detalhes, pois seria uma longa matéria, repudia a não presença da Prefeitura e sua total desconsideração com as entidades da propaganda e principalmente com a população.
CORREIO DO POVO
Depois de mais de seis meses de testes e apresentações em algumas das principais agências e clientes do mercado gaúcho, o Jornal Correio do Povo, lançou oficialmente o aplicativo Realidade Aumentada, bastando procurar o aplicativo "wikitude" no Google Store ou Apple Store e baixar gratuitamente. Procure por Correio do Povo, clique em estrela para marcar como favorito. Depois é só aproximar o celular ou tablet das matérias com o símbolo Realidade Aumentada no Jornal e conferir os conteúdos exclusivos. A publicidade também interagirá com o leitor.
Em tempo real, as matérias irão se aprofundando e modificando. A ideia é trazer o leitor para o ambiente do fato, ou seja, imergir na notícia. A grande sacada é que os jovens poderão ver os trailers de séries, filmes e entrar em jogos, com isso o jornal irá aproximar esse público mais da leitura física.
Esse sistema é exclusivo e pioneiro no Brasil.
TV
A Kantar Ibope Media lançou o estudo Retrospectiva & Perspectivas 2015, que reporta, entre outras análises, o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicação do País. A televisão, sendo TV aberta, paga e merchandising, foi o principal destino de publicidade no último ano. O meio atraiu mais de dois terços do equivalente à compra de espaços publicitários no Brasil, com participação de 70% no volume total.
Ao contrário de 2014, quando o comportamento do mercado publicitário apresentou oscilações ocasionadas pelo Mundial de Futebol e pelas eleições, no ano passado foi possível observar estabilidade e uma curva ascendente no segundo semestre. Esse movimento é perceptível também no volume de inserções, que chegou a 21,8 milhões de veiculações em 2015, mesmo patamar do ano anterior. Considerando todo o volume publicitário em televisão, a compra de espaço na TV aberta atraiu 76% do total. A TV paga absorveu 16% e os formatos exibidos dentro dos programas (merchandising), 8%.
DIGITAL
Um estudo realizado pelo Adweek em parceria com a plataforma de reviews de produtos Influenster revelou um pouco sobre o comportamento das mulheres na internet com relação às marcas e seus conteúdos.
As áreas de beleza e vestuário lideram a lista de tipos de empresas com as quais o público feminino mais interage no digital, enquanto os serviços financeiros ficam em último lugar, com apenas 1% da atenção das mulheres. Com relação às plataformas mais visitadas por elas, os sites de marca ganham com 51% mas as contas das marcas nas redes sociais não ficam muito atrás, atingindo 41% de respostas das entrevistadas.
De acordo com o levantamento, o Instagram é a rede social em que as mulheres preferem ver conteúdos de marca, seguida do Facebook (79) e do Pinterest (56%). Quando questionadas sobre os motivos que as levam a seguir uma marca nas redes sociais, 74% das participantes responderam que recorrem às plataformas sociais no intuito de receberem notícias sobre promoções e descontos.
LIVE MARKETING
Basta sair na rua para ouvir comentários sobre como as coisas estão difíceis. Em tempos de crise econômica e política, a inflação e o desemprego sobem enquanto os valores dos investimentos e o consumo das famílias caem. Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil terá 700 mil novos desempregados em 2016, contabilizando 8,4 milhões no total. Com este cenário assustador, não é de se estranhar que os consumidores estão cada vez mais cautelosos.
Para as empresas, fica o desafio: como manter suas vendas lucrativas? Analisando o cenário atual, temos empresas competindo cada vez mais pelos mesmos consumidores. Os clientes estão mais seletivos e irão sempre optar pela marca que oferecer o maior número de benefícios. Ter o menor preço continua não sendo garantia de boas vendas. Cada parcela da população reage de uma forma, mas garantir a compra através da criação de experiências inesquecíveis para o consumidor tem se mostrado como a melhor estratégia para fidelizar clientes. Para isso, é preciso ir muito além da mídia convencional, apostando nas estratégias de live marketing.
Também conhecido como promoção de vendas, este é um dos poucos setores que estão em ascensão. Segundo a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o live marketing gerou uma movimentação de aproximadamente R$ 50 bilhões em 2015, superando os números de 2014 em 6%. Isso prova que as empresas já estão cientes do papel fundamental da criação de experiências únicas para seus clientes, investindo mais neste mercado.
As estratégias de live marketing têm como objetivo aproximar e fidelizar os consumidores das marcas através de diferentes ações de incentivo. Pode-se trabalhar com programas de pontos, sorteio de ingressos para shows, teatros, descontos em compras, criação de áreas VIPs para consumidores da marca, conteúdos exclusivos, etc.
As promoções precisam ser atrativas e transparentes, com uma mecânica simples e poucas exigências. As pessoas têm pressa e só irão participar de ações em que o prêmio seja sedutor a ponto de fazê-lo dedicar alguns minutos do seu dia para a promoção. Estude seu público, conheça seus hábitos e tente encontrar qual seria o maior sonho do seu público-alvo. Este deve ser o seu prêmio ideal para seduzir e fidelizar clientes. Uma marca que realiza sonhos será sempre lembrada com carinho pelo consumidor.
Praticamente todas as empresas, independente do ramo de atividade, porte ou localização podem realizar campanhas de incentivo e ter resultados positivos.
A tecnologia é uma grande aliada deste mercado. É possível contar com grande divulgação com baixo custo através das redes sociais, investir na construção de sites promocionais exclusivos e criar jogos e atividades interativas para seus clientes, fazendo com que sua marca seja lembrada como a realizadora de momentos felizes e divertidos. Estar na lembrança do consumidor faz toda a diferença.
Segundo a pesquisa "O Mercado de Live Marketing em Números", divulgada pela Ampro em julho de 2015, o mercado já está atento e busca alternativas. Houve uma migração da verba de publicidade para outras áreas de comunicação. Além disso, 88% do mercado investe em promoções e 83% está investindo em ações de incentivo. Os números demonstram que as campanhas promocionais já são prioridade.
REVISTA VOTO
A comemoração dos 12 anos da Revista Voto merece um Brasil de Ideias especial. A edição do tradicional evento promovido pela publicação, que aconteceu na sexta-feira, 29, teve como tema "12 anos de História" e quatro dos seus colunistas como palestrantes: o ex-governador e presidente do Instituto Reformar, Germano Rigotto; o presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS), Igor Morais; o codiretor do BRICLab da Universidade Columbia, em Nova Iorque, Marcos Troyjo; e o jornalista e escritor Klécio Santos. O Brasil de Ideias tem o patrocínio de Celulose Riograndense e Braskem.
"Completar 12 anos pode não significar muito para algumas empresas maiores, mas para um veículo independente como o nosso é muito importante. A Voto é uma publicação dedicada exclusivamente ao Jornalismo Político e Econômico, no qual pudemos acompanhar o desenvolvimento de ações e a transformação do País até aqui. Agora, precisamos analisar as perspectivas que temos pela frente: com a continuação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, com a edição da Olímpiada no Rio de Janeiro e com as próximas eleições municipais. O que podemos projetar no cenário regional e nacional?", destaca a publisher Karim Miskulin, acrescentando mais algumas abordagens que vão permear as reflexões.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários