Pé no fundo

Em tempos de pé no fundo, vamos acelerar. Na crise, precisamos de mais dedicação, mais afinco na realização das tarefas e mais criação de …

Em tempos de pé no fundo, vamos acelerar. Na crise, precisamos de mais dedicação, mais afinco na realização das tarefas e mais criação de ideias. Precisamos de grupos comprometidos, não comprometedores. Precisamos de uma turma agitada de novas concepções e ângulos, que nos mostre aquilo que nunca foi visto ou aquilo que já foi visto sob um ângulo totalmente diferente.
O ambiente corporativo respira ansiosamente por isto. As organizações não apenas estão sendo cobradas, mas estão cobrando estas atitudes. Atitude é um termo novo de novo. Não é um termo novo no universo empresarial. Porém, ouso dizer que é quase o termo fashion do momento. Mais do que termo, é a necessidade de atitude que está movendo as pessoas.
De nada nos valerá ficarmos assistindo o circo pegar fogo. Peguemos os extintores! Sejamos nós mesmos um deles, apagando as chamas que nos cabem. Existem chamas que estão ao nosso alcance para serem extintas. Duas delas são:
As Chamas do Desânimo: das mais perigosas, pois o desânimo contamina negativamente as pessoas. Têm rápida propagação e há a necessidade do uso de muitos extintores e de tipo especial para combatê-las. Porém, existe algo que é absolutamente mortal para estas chamas, que se chama positividade. Ao entrarem em contato com esta, podem relutar um pouco, mas são extintas. Mas não se engane!  As Chamas do Desânimo estão sempre sorrateiras e prontas para retornar e por fogo na sua organização. Cuidado! Procure manter uma Brigada de Incêndio sempre alerta, vigiando os funcionários caso adoeçam deste mal. Posturas derrotistas, frases como "Não vai funcionar, estamos em crise?"(um cuidado especial com as frases terminadas por reticências neste período) devem ser rapidamente combatidas.
Chamas da Visão em Preto e Branco: são uma derivação das Chamas do Desânimo. Na realidade, podem ser mesmo um sintoma da segunda. Caso perceba que funcionários ou colegas estão enxergando a realidade sempre a partir de um dia frio, nublado e chuvoso, conduza-o imediatamente à Brigada de Incêndio de sua organização. Novamente, doses maciças de positividade são recomendadas. Como sempre, o sorriso é poderoso antídoto à sua implantação. Igualmente, palavras de estímulo sinceras não permitem que este fenômeno  tome conta do indivíduo.
Porém, um cuidado especial é fundamental: que os líderes da organização(sejam eles você, caro leitor, a alta cúpula, direção ou gerências) não estejam nunca com os óculos incendiados destas Chamas. Caso isto ocorra, o tratamento será bem mais longo e o combate, mais difícil.
Como disse no começo, é preciso por o pé no fundo. Vamos acelerar rumo ao positivo, ao ânimo, ao novo e às ideias. É necessária mais energia para tanto. Mais pensamento, reflexão e um bom estado emocional e anímico. Não disse que por o pé no fundo nesta fase é tarefa fácil. Mas é indispensável. Vamos em frente!

Comentários