A publicidade mais cara do mundo

Não precisa de criação, aprovação do cliente nem plano de mídia. Não estampa nenhuma página de jornal, card do Facebook, spot na rádio mais …

Não precisa de criação, aprovação do cliente nem plano de mídia. Não estampa nenhuma página de jornal, card do Facebook, spot na rádio mais ouvida ou VT em horário nobre. A publicidade mais cara do mundo é aquela que o dono não investe nada, nem mesmo no cuidado necessário que boas marcas exigem. Tem casos que ele não investe nem nele mesmo, quiçá no seu negócio.
O tino do mercado é privilégio de bons empreendedores e daqueles que tem o poder de negociação, dinheiro no bolso mesmo. Mas o velho ditado já garante que dinheiro não é tudo. É preciso boa educação, noção de bom atendimento e de serviços qualificados, até porque empreendedores seguem sendo clientes de outros tantos serviços. Todos querem ser bem atendidos. O trabalho começa dentro de casa. Tendo o mínimo de preparo, já se pode começar a pensar de dentro para fora.
Como fazer isso? Com o avanço de tantos novos meios, basta contratar um bom profissional de comunicação? Ajuda muito, com certeza. Mas não se pode divulgar um discurso vazio, uma propaganda enganosa ou prometer algo que não exista. Talvez o mais sábio seja mesmo investir no encantamento dos clientes e na paixão pelo que faz, pois a indicação - principalmente em tempos de sites que avaliam os locais e em conversas de bar e de Facebook - fará toda a diferença. Para o sucesso e para a falência. Dá para começar respondendo a pergunta: você gostaria de ser atendido por você?
Tem um montão de gente boa aí trabalhando com coaching e treinamento de pessoal. É um bom começo. Tem um montão de gente boa aí trabalhando com planejamento de negócio e de comunicação. Tem um montão de gente boa aí querendo consumir serviços de qualidade, mesmo tendo que pagar um pouco mais caro por isso. E essa galera toda quer experiências bacanas, histórias que possam ser compartilhadas, lugares bons para recomendar aos amigos. Bons gestores terão bons resultados, principalmente a partir de boas indicações. Agora, meu caro empresário, experimenta não oferecer tudo isso. Há uma lenda que diz que para cada um cliente mal atendido, outros dez são influenciados. Em tempos de redes sociais, o poder de difusão é infinitamente maior. O boca a boca continua sendo a maior publicidade do mundo e a ferramenta mais antiga de marketing.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários