A verdade faz bem ao jornalismo

Quando o comercial invade o editorial, perde-se a graça do jornalismo. Toda a causa, a razão de ser e o que aprendemos sobre o …

Quando o comercial invade o editorial, perde-se a graça do jornalismo. Toda a causa, a razão de ser e o que aprendemos sobre o valor de notícia cai por terra quando descubro que uma pauta foi plantada com outros fins. É triste, desanimador e faz com que o juramento da faculdade se torne apenas uma frase dita em vão.
Não dá para misturar, pessoal. É feio, antiético e, na maioria das vezes, fica tão escancarado que causa repulsa. Há espaços separados e delimitados para isso nos meios de comunicação. Notícia é notícia e publicidade é publicidade. E não estou falando de matérias sobre produtos ou serviços. Falo de matérias implantadas com interesse político de alguma organização para provocar uma pauta de conveniência pessoal, por vezes disfarçada de utilidade pública.
Minha preocupação é com a credibilidade, de não sabermos o que é de interesse público ou privado. E imagino também que os colegas de redação não tenham culpa e que muitas vezes são pautados e devem cumprir o que foi demandado. O negócio é mais acima, é acerto de gente grande. Gente que coloca interesse e grana acima do bem comum. Jornalismo é de verdade e deve ser assim para continuar sendo representativo e fazendo a diferença no dia a dia da sociedade. Esse lance de interesse tá destruindo tanta coisa que poderíamos nos privar de mais uma desconstrução.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários