Somos criadores de um montão de coisas

“Assessores de imprensa fazem Public Relations. Somos isso e não temos a intenção de criar problemas com os profissionais de relações públicas". Esta declaração …

"Assessores de imprensa fazem Public Relations. Somos isso e não temos a intenção de criar problemas com os profissionais de relações públicas". Esta declaração do vice-presidente de contas públicas da CDN Comunicação, Fábio Santos, na palestra do 8 ° Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do RS, fez um monte de gente remexer na cadeira. Mas a tradução literal dela não compete com o papel do RP tradicional e nem é a intenção deste texto. Ele quis dizer que criar este tipo de relação faz parte do nosso papel de assessores. Somos formadores de opinião e criadores de relações. Tá no nosso papel.
Para instigar um pouco mais, Fábio Santos foi enfático ao dizer que quem faz só assessoria de imprensa acaba morrendo na praia. Fiquei feliz ao ouvir isso, pois há alguns anos também tenho essa percepção. Em consequência disso, nasceu o interesse em estudar marketing. E hoje, fica claro o entendimento de que cada tipo de comunicação integra o todo. E que é uma verdadeira cachaça.
Fazer comunicação não é tão simples quanto parece. Todo mundo acha que sabe, mas é preciso muito conhecimento. Uma coisa precisa falar com a outra. E nós precisamos falar com todos, criar laços, formar parcerias. E estudar, sempre.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários