DEL – Desenvolvimento Econômico Local: o case de Rolante

O propósito de um projeto de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) é de fomentar a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar seu desenvolvimento …

O propósito de um projeto de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) é de fomentar a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar seu desenvolvimento e a qualidade de vida de todos. Este é um processo pelo qual os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais trabalham coletivamente para criar melhores condições ao crescimento econômico e geração de emprego.
O sucesso de um projeto de desenvolvimento econômico local depende da ampliação do capital social de uma comunidade, pois depende do protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação. Como proposto por Robert Putnam, capital social se caracteriza pelo conjunto de recursos sociais possuído por um grupo, através de redes de trabalho com as quais se constitui uma comunidade cívica, sentimento de solidariedade e igualdade com os demais membros da comunidade, normas de cooperação, reciprocidade, confiança e atitudes positivas, reveladas através da confiança no outro, no governo e no funcionamento das instituições.
A cidade de Rolante - RS está sendo uma das pioneiras desta ação no RS, e o DEL está sendo usado para fortalecer a capacidade local das comunidades, melhorar o ambiente para investimentos e aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios locais, dos empreendedores e dos trabalhadores, com a seguinte configuração de matriz competitiva local:


  1. a) Governo local (incluindo a junção dos três poderes);

  2. b) Infraestrutura (utilização da estrutura do município para bem comum);

  3. c) Entorno institucional (terceiro setor, ACIS, entidades?);

  4. d) Recursos humanos e naturais;

  5. e) Empresarial.


O DEL, é uma metodologia que nasceu na cidade de Essen na Alemanha, trazida para o Brasil em parceria com o Banco Mundial e objetiva a implementação de estratégias para o desenvolvimento econômico local que possam nortear o desenvolvimento de uma cidade a longo prazo.
Um dos principais desafios sociais deste tipo de projeto está nos dilemas da atual cultura política. Quando há baixo nível cívico, há maior insegurança, os cidadãos são mais desconfiados, as instituições se tornam frágeis e as leis são parcialmente obedecidas. Neste contexto, se faz necessário fortalecer os elementos identitários da população, ampliando os elos de solidariedade que tendem a fortalecer o sentimento de comunidade. Com aumento do sentimento de comunidade a maior parte da população de uma cidade responderia a uma política de cooperação com o objetivo de ampliar o desenvolvimento local, o bem comum de uma cidade.
O capital social começa na vivência diária: na confiança, companheirismo, na simpatia, e no relacionamento social entre os indivíduos e famílias que compõem uma unidade social. A confiança entre as pessoas se amplia na confiança entre os indivíduos e, por consequência, entre negociadores.
Com a confiança mútua, com sentimento de comunidade ativado se constitui o ambiente para projeção de uma meta comum, de um projeto futuro para a comunidade. Esta meta comum subsidia a premissa de um futuro compartilhado pelo grupo, fortalecendo a identidade coletiva que dialoga com os vários grupos que compõe um projeto como do DEL e que, a longo prazo, efetiva a colaboração entre os grupos.
O projeto DEL que está sendo desenvolvido na cidade de Rolante deve ser observado pelos agentes públicos e pelos formadores de opinião do RS como um projeto de empoderamento da sociedade em prol do bem comum e uma saída para a crise.
 

Autor
Elis Radmann é cientista social e política. Fundou o IPO - Instituto Pesquisas de Opinião em 1996 e tem a ciência como vocação e formação. Socióloga (MTB 721), obteve o Bacharel em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem especialização em Ciência Política pela mesma instituição. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Elis é conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e Conselheira de Desburocratização e Empreendedorismo no Governo do Rio Grande do Sul. Coordenou a execução da pesquisa EPICOVID-19 no Estado. Tem coluna publicada semanalmente em vários portais de notícias e jornais do RS. E-mail para contato: [email protected]

Comentários