A Porto Alegre que poderá renascer das eleições

Porto Alegre que eu amo tanto está feia, pálida, desbotada e descaracterizada. Porto Alegre que eu admiro demais se mostra desmaiada, pouco intensa e …

Porto Alegre que eu amo tanto está feia, pálida, desbotada e descaracterizada. Porto Alegre que eu admiro demais se mostra desmaiada, pouco intensa e até com sinais de anemia (cansada, com falta de energia, de ar, e com câimbras em todas as suas artérias). A cidade que eu adoro parece ilegível, com traços inseguros, paisagens nefastas e cenários inseguros. A cidade que eu idolatro desenha-se congestionada, trancada nas decisões administrativas, emperrada nas obras públicas, carente de iniciativas para melhorar a circulação viária e sem um planejamento futuro para enfrentar o crescimento.
Mas em outubro, mais precisamente no dia 2, é hora novamente de a população de Porto Alegre comparecer às urnas e escolher o próximo prefeito da capital gaúcha. Trata-se de uma decisão importante que poderá ajudar a mudar, em curto prazo, este retrato obscuro da cidade. Cada um tem o direito de votar e ter a sua opção de candidato marcada na urna eletrônica. Mesmo que não seja a mesma que a minha. É do jogo democrático e o respeito também é fundamental nestes tempos bicudos e de intolerância.
Já sei em quem votarei novamente e com muito orgulho e certeza de que é o melhor para Porto Alegre retomar seu título de metrópole com qualidade de vida e ideal para se morar. Já sei quem tem condições de reverter este quadro de estagnação vivido pela capital gaúcha desde janeiro de 2005. Já sei quem poderá retomar a hegemonia petista (ah, fala sério que você não sabia ainda desta minha preferência) e transformar Porto Alegre numa cidade digna de uma administração municipal de excelência. Não estou aqui fazendo propaganda de nenhum candidato. Apenas tornando público e transparente o meu voto nas urnas nas eleições de 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, último domingo do mês, em segundo turno.
Porque resolvi, com tanta antecedência assim falar das eleições municipais de outubro? Não é só porque gosto de me antecipar. Não é só porque gosto de alertar que um futuro melhor poderá ser desenhado. Não é só porque imagino que todo porto-alegrense e toda porto-alegrense merece uma vida com mais qualidade, dignidade, transporte coletivo com horários e limpos, saneamento básico, limpeza nas ruas, iluminação eficiente. Escrevo com esta pressa depois de aproveitar o domingo de sol para passear pelo Brique da Redenção e ver como o morador desta cidade precisa ser feliz. Após transitar pelas ruelas do Bom Fim e perceber que o morador da capital gaúcha carece de atenção do poder público.
Até outubro, muita coisa poderá acontecer. Ninguém sabe o dia de amanhã e nem a cigana lê o meu destino. Mas quero acreditar que o povo de Porto Alegre saberá escolher para mudar este cenário desolador de cidade abandonada, atirada, sem cuidado, sem zelo, sem carinho, sem segurança, sem amor.
E por falar em voto na urna, nos dias 19, 20 e 21 de julho (na próxima semana) ocorrem as eleições para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJORS). Não vou falar dos candidatos porque isto seria antiético uma vez que integro a nominata de uma das chapas e não seria justo usar este espaço para fazer propaganda própria. Apenas peço. Vejam com cuidado as propostas das duas chapas, façam as suas avaliações sobre cada nominata, analise a trajetória política e profissional de todos. E faça valer seu voto. De carona no refrão antigo da União Nacional dos Estudantes, vamos lá: "o sindicato somos nós, nossa força e nossa voz".

Autor
Márcia Fernanda Peçanha Martins é jornalista, formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), militante de movimentos sociais e feminista. Trabalhou no Jornal do Comércio, onde iniciou sua carreira profissional, e teve passagens por Zero Hora, Correio do Povo, na reportagem das editorias de Economia e Geral, e em assessorias de Comunicação Social empresariais e governamentais. Escritora, com poesias publicadas em diversas antologias, ex-diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA) na gestão 2019/2021. E-mail para contato: [email protected]

Comentários