Prefiro a metade cheia do copo

Esse tal de jornalismo denúncia diário tá ficando chato já. A disputa pela audiência, pela polêmica e por contar histórias tristes está tomando uma …

Esse tal de jornalismo denúncia diário tá ficando chato já. A disputa pela audiência, pela polêmica e por contar histórias tristes está tomando uma proporção desnecessária. E o que mais me causa tamanha indignação são aqueles que só olham o lado vazio do copo.
É preciso informar. É preciso falar a verdade. Mas também é preciso que essas posições sejam feitas com clareza e sinceridade.
Acompanhei dia desses um repórter abordar algumas pessoas pra questionar sobre determinado serviço. Certo de que a resposta seria negativa, ele não conseguiu disfarçar a decepção ao ouvir o primeiro entrevistado dizer que estava super satisfeito e nada tinha a reclamar. Não contente, ao ligar o microfone para gravar o depoimento, fez perguntas tendenciosas e diferentes das questionadas em off, incentivando a resposta negativa. Após isso, só fechou a pauta ao conseguir declarações ruins.
Não contive minha indignação e expus ao tal veículo a cena que presenciei. Quando publicada, a entrevista positiva também foi veiculada. Quero acreditar que de nada influenciei na tomada da decisão da edição, apesar de desconfiar que seria um pouco diferente sem a minha intervenção. Tomara que não, porque o jornalismo precisa contribuir e evoluir nestas questões. Estamos fartos, como sociedade, de sermos informados das metades vazias. Porque pautas positivas não podem gerar audiência? Ouso dizer que teríamos um cenário social e econômico mais favorável. Que as pessoas teriam mais fé e vontade de mudar.
Espero, do fundo do coração, que eu não seja mal interpretada ao escrever sobre isso. O que está errado, precisa ser dito. Mas tem muita coisa boa rolando por aí que ninguém coloca no holofote ou que não entra na pauta dos nossos veículos de comunicação.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários