A emoção por trás das lentes

"Você não fotografa com a sua máquina. Você fotografa com toda a sua cultura". Grande frase de um dos mestres da fotografia Sebastião Salgado …

"Você não fotografa com a sua máquina. Você fotografa com toda a sua cultura". Grande frase de um dos mestres da fotografia Sebastião Salgado nos mostra o quanto é importante o trabalho destes profissionais. Parceiro do jornalismo - e de tantos outros momentos importantes da vida - o fotógrafo consegue nos fazer conhecer lugares e experiências que não tivemos a oportunidade de vivenciar. A dupla jornalista-fotógrafo coleciona boas histórias, conquista capas e manchetes e tem uma perfeita sintonia quando conseguem unir imagem e texto em uma página. A fotografia é uma troca de olhares, revela detalhes que passam despercebidos, enquadram sentimentos e são capazes de capturar as mais puras emoções. Enche os olhos, por vezes dispensa legendas.
O jornalismo impresso e digital é super favorecido pela fotografia. A evolução digital permitiu que o rádio - por meio das redes sociais e dos sites próprios - dêem continuidade à informação falada. Tenho amigos repórteres de grandes rádios gaúchas e acompanho por suas páginas pessoais fotos das coberturas jornalísticas, muitas vezes produzidas por eles.
Quando fiz faculdade tive - se não me falha a memória - apenas duas cadeiras de fotojornalismo. E lembro do professor dizer que os alunos que desejassem seguir na fotografia, deveriam completar o conhecimento com cursos especializados. Como foto é, na maioria das vezes, movida por paixão, imagino eu que a busca por profissionalização seja um prazer e não uma obrigação.
Aos amantes da fotografia, deixo aqui registrado o meu muito obrigada por trazer aos nossos olhos tudo aquilo que vocês conseguem captar com as suas lentes. Continuem enchendo nossos olhos!

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários