Geração XYZ

Semana passada tive o privilégio de assistir ? mais uma vez ? a palestra do professor Dado Schneider, que fala sobre as mudanças entre …

Semana passada tive o privilégio de assistir - mais uma vez - a palestra do professor Dado Schneider, que fala sobre as mudanças entre gerações e o quanto é necessário adaptar-se a este novo formato.
Durante a apresentação, tentava me encaixar e ver onde eu estava. Já tenho 31 (e segundo o Dado, já sou "velha), mas ainda sou "jovem" frente às gerações anteriores a minha e que estão no mercado de trabalho ainda. É uma loucura essa mistura. Já presenciei cenas de diferentes formatos. Colegas mais velhos que têm dificuldade para acessar o Google ou o Word, aqueles que anotam o passo a passo e os que navegam feito loucos sem dificuldade. Por outro lado, tem a geração que está chegando e já tive a experiência de ouvir uma estagiária dizer não saber colar um cartaz (!).
Eu tenho um pouco de medo de escolher qual lado ficar, pois quem está há mais tempo que eu e também aqueles que estão chegando, tem muito a ensinar. As diferentes histórias de vida, a paciência, a capacidade de esperar e de saber lidar com eventuais dificuldades profissionais dos mais velhos, são o que me cativam. Mas a resistência para aceitar opiniões diferentes, para entender os avanços tecnológicos e o seu respectivo papel na comunicação e na sociedade como um todo, me irritam um pouco.
Os mais jovens, algumas vezes, trazem consigo uma preguiça fora do normal, talvez resultado de uma vida muito mais fácil oferecida pelos pais (estes mesmos "velhos" que citei acima). Mas também sinto que há um certo desprendimento, um pensamento de que tudo precisa ser diferente e que não há porque trabalhar depois das 18h. Sabe que até concordo com isso?
A reflexão está posta. Sou dessa geração que ficou no meio das mudanças, que talvez tenha dado o pontapé inicial do novo e que não precisa de rótulos, somente de sabedoria para saber orientar quem chega e respeitar quem está.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários