Momentos de decisão

Aqueles em que precisamos escolher entre um caminho e outro, entre produzir este ou aquele produto, exportar para o continente correto. A solidão é …

Aqueles em que precisamos escolher entre um caminho e outro, entre produzir este ou aquele produto, exportar para o continente correto. A solidão é sempre a mesma: mesmo tendo uma equipe competente, amigos do peito, já um pouco de sabedoria acumulada pelos anos, o bater do martelo tem que ser dado por você. Do bater do martelo resultaram os erros ou acertos, as glórias ou fracassos, mas mais do que tudo a responsabilidade da decisão.
E o que é preciso para bater o martelo da forma e do momento certo? Claro, informações de mercado e concorrenciais, mas também muito equilíbrio para não se deixar levar por emoções fora de lugar. Entusiasmo é uma coisa maravilhosa, delírio é outra bem diferente. É preciso ainda muito autoconhecimento. Saber que, escolhida esta ou aquela estrada, você estará sendo verdadeiro. Com você mesmo (no caso de decisões pessoais) ou com as informações de que dispõe(no caso de decisões mercadológicas). Ah, uma boa dose de intuição. Siga a sua. Sempre temos intuição e ela é uma boa conselheira, somada a todos os fatores já aqui listados.
Alguns dirão: é necessário também ter sorte. Sim, sem dúvida. Mas a sorte é uma loteria, não contemos com ela para decisões importantes. No caso de decisões cujos desdobramentos não trarão grandes prejuízos caso deem errado, tudo bem. Conte-se com a sorte. Porém, para as grandes decisões da vida, não vamos contar somente com a sorte. Se você estiver com sorte, a sorte virá.
Voltando ao autoconhecimento, invista nele. Porque ele será o fiel da balança, o verdadeiro anteparo nos momentos de crise e a verdadeira champanhe nos momentos de glória. É preciso mais do que nunca olhar para dentro. De jornadas para dentro costumam sair os sucessos para fora, os sorrisos da vida. O autoconhecimento pode vir de diferentes formas: de terapia, de uma excursão, ano sabático, leituras, reflexões, conversas com pessoas relevantes, aconselhamento espiritual. A forma não é o mais importante. O importante neste caso é o resultado.
Estejamos preparados. O momento é de decisões.

Comentários