O assunto só

O assunto só poderia ser o da escolha de prefeitos e vereadores na coluna desta semana. O cidadão brasileiro tem (de um modo geral) …

O assunto só poderia ser o da escolha de prefeitos e vereadores na coluna desta semana.
O cidadão brasileiro tem (de um modo geral) uma tendência preguiçosa em vários aspectos. Prefere que decidam por ele. Assim, deixa de ser participativo ou mesmo ativo em uma série de questões, como decisões comunitárias, reuniões de seu prédio, de seu trabalho ou faculdade, enfim.
Porém, o velho e conhecido dano é que quando não participamos não podemos nos queixar das decisões tomadas (e que nos contrariem), por aqueles que lá estavam e opinaram e eventualmente brigaram por suas posições. A mobilização ou falta dela é uma força impressionante, com energia quase atômica.
De há pouco surgiram os abaixo assinados via internet, como Change.org e Avaaz. Estes foram grandes facilitadores porque requerem apenas um clique para que a pessoa vote em favor de uma causa e assim participe. Temia-se, no início, que fosse resultar no chamado ativismo de sofá, em que as pessoas só protestam via internet e não vão às ruas (estas sim, com energia atômica como vimos há pouco no processo político brasileiro). Porém, as listas eletrônicas estão trazendo resultados efetivos de obtenção dos pleitos. Cirurgias, construções, decisões jurídicas estão sendo feitas como resultado da pressão internética.
Falta agora e neste domingo o cidadão(especialmente o brasileiro, pois países de Primeiro Mundo os cidadãos saem às ruas e se mobilizam fortemente, quando é o caso) abandonar o sofá, a televisão e ver que um novo processo está em curso.
Que um novo Brasil está surgindo como resultante de uma série de ações. Claro que haverá um caminho para que se escreva uma nova história política brasileira. Para que surja de fato um novo Brasil e que a política do fisiologismo faça parte do passado.
Porém, tudo isto passa pela efetiva participação popular não apenas na votação neste domingo, mas na participação nas questões da rua, do bairro, da cidade, do estado e do país. Uma participação efetiva e continuada. Falta de tempo? Dedique o tempo possível. Utilize-se das ferramentas eletrônicas disponíveis. Ative o grupo próximo de você. Incentive pessoas, multiplique a ideia. Só assim vamos mudar o Brasil. Proibido sofá domingo.
Dicas Guion
O Guion vem mantendo um ritmo de pre-estreias e estreias constante, nos seus 21 anos de atividade. Programação para amante do cinema nenhum botar defeito e se deleitar. Mais do que isto, o programa todo é agradável: tomar um café antes do cinema (para discutir a ansiedade do filme) ou depois (para debater sobre o filme), apreciar as obras de arte, olhar os livros e cds de alta qualidade, tudo isto faz da ida ao cinema muito mais do que uma ida ao cinema: uma verdadeira incursão cultural. Assim, agora que a primavera chegou e o clima fica mais ameno, é programa dos melhores. Veja as estreias e pre-estreias de hoje (quinta) em guion.com.br.

Comentários