O brilho no olho é o mais valioso

Marketing de serviços tem o meu amor. Talvez pelo desafio de vender algo antes de ser entregue ou produzido de fato, por ser intangível, …

Marketing de serviços tem o meu amor. Talvez pelo desafio de vender algo antes de ser entregue ou produzido de fato, por ser intangível, pela necessidade de criar relações interpessoais e do poder de "convencimento" que deve ser feito pelo marketing. Tem um "quê" de pessoalidade nesse processo.
Produto é mais diversificado, te dá mais opções de criação, de mexer com os sentidos. Tem embalagem, sabor, cheiro, cor. Deve ser bem legal trabalhar com esse lado da comunicação, com a infinidade de possibilidades e até mesmo de poder mensurar o pós-venda.
Em serviços, é preciso primar pela qualidade que, enquanto cliente, para mim começa sempre pelo atendimento. Ali é a hora do encantamento, do início de um relacionamento que pode se tornar duradouro e do diferencial que conta na hora da escolha e da indicação. Se começa mal, eu já fico com um pé atrás em todo o resto do processo, principalmente quando é o meu primeiro contato com a marca, mesmo o resultado final sendo o que eu desejava.
Marketing de serviços precisa ser simpático, cativar nos detalhes, prometer e surpreender na entrega. Tem que deixar o gostinho do quero voltar, a vontade de sair falando para os amigos da experiência incrível e a sensação de uma boa compra. Ninguém quer levar para casa apenas o cabelo cortado. Mas carregar consigo a atenção do cabeleireiro antes da tesourada, as dicas de penteados, as referências, o ambiente, o sinal de wifi, a massagem na hora de lavar, a escova, o cheirinho bom do produto e a vontade de voltar assim que as primeiras pontas duplas reaparecerem.
Ah que bom seria se todos os serviços contassem com bons profissionais de marketing para trabalhar este encantamento, este brilho no olhar de satisfação e a certeza que o cliente fez um bom negócio! Essas sensações não podemos pegar nas mãos, mas levaremos conosco na hora de optar por boas escolhas.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários