Coluna do Nenê

OPINIÃO Estude as pessoas mais ricas do mundo, como foi a vida delas, como elas conquistaram suas fortunas. Quem tem sucesso não é quem …

OPINIÃO
Estude as pessoas mais ricas do mundo, como foi a vida delas, como elas conquistaram suas fortunas. Quem tem sucesso não é quem é normal, somos diferentes, a maioria delas teve muitos problemas, quebrou muitas vezes antes de conseguir. São os verdadeiros vencedores, não sabiam que era impossível, foram lá e fizeram não se contentando com o que o mundo lhes oferecia. Grandes obstáculos formam grandes campeões, sempre foi assim e sempre será. Um diamante não é nada mais do que um pedaço de carvão com muita insistência.
O problema está em nós, em nossas cabeças, nós somos quem faz nossa história, aprenda a canalizar os seus sentimentos, a pensar apenas no que te motiva no que é bom, domine os monstros que estão dentro de você, a maior luta não é contra o mundo e sim contra você mesmo, no momento que você tiver dominado o maior dos monstros, o do medo você será um vencedor. A receita para vencer os seus monstros é encará-los todos os dias, dividir grandes metas em pequenas metas diárias e semanais, encará-las.
O objetivo é não falar em vencê-las, mas simplesmente em tomar uma atitude, a de ser um vencedor, aceitar o risco, aceitar que muitas vezes vai perder e sentirá medo, mas que está adquirindo experiência e nunca desistir, quanto mais quebrar, mais planejar, mais fazer, mais sonhar, não parar enquanto não vencer e comemorar a cada vitória. É isso que um vencedor faz e é dessa maneira que se comporta.
Durante a caminhada você encontrará muitas barreiras, mas a cada barreira encontrará muitos amigos, perceberas que o caminho não se constrói sozinho, encontre pessoas determinadas, faça de seus amigos pessoas vencedoras, vá a cada dia implantando uma sementinha na cabeça deles, fale dos seus sonhos para eles, de seus planos, isso os deixara inquietos, verão em você uma fonte de inspiração e o que é melhor, passarão a querer mais da vida, a sonhar mais e vendo você fazer irão fazer também.
Não ouça quando alguém te disser que não conseguirá, as pessoas nem tentam, acham que não conseguem e o que é pior tentam desestimular quem está tentando. Você infelizmente terá que escolher entre seus sonhos ou algumas amizades, infelizmente têm algumas amizades que não valem a pena, têm alguns amigos dos quais temos que nós distanciar, só complementar e tentar conversar o mínimo possível, pois são pessoas tão pessimistas, tão de mal com a vida que também acabam nos deixando de mal com a vida.
O que significa ser vencedor?  Significa quebrar 10 vezes e não perder o sorriso, ficar feliz, pois aumentou seu conhecimento, significa encarar o mundo tendo certeza da vitória, pesquisar, planejar o próximo negócio, e fazer confiante que vai dar certo, o caminho é esse, o espírito é esse, a vitória, a liberdade financeira, o sonho alcançado é certo, o resto é uma questão de tempo.
Tenha certeza que durante o caminho as pancadas serão muitas e serão fortes, porém saiba que não é quem mais bate que vence e sim quem mais aguenta apanhar, que apanha, mas não desiste, quebra, mas levante a cabeça e recomeça tudo do zero.
Essa é uma mensagem, pensando em nossos políticos, pensando em nossos gestores, pensando em fazer o que julga ser certo, sem medo de errar, corrigir, ou começar tudo de novo, com transparência, humildade e ética.
GAFE
A gafe da semana foi o desligamento das 35 TVS da Rodoviária de Porto Alegre, pelo seu administrador Giovanni Luiggi, pois as mesmas transmitiam duas informações diferentes sobre as eleições municipais. Ora dando Marchezan como prefeito, ora dando Melo como prefeito. O caso foi parar no Ministério Público, não tendo ainda a devida explicação, só a da Rodoviária, dizendo que o serviço não era de sua responsabilidade, nem culpa dela, e, sim, do dono da empresa terceirizada, e que ele telefonou comunicando que ia tirar as TVS do ar, deixando os usuários sem a prestação dos serviços de informações.
INVASÃO
Por ter várias representadas de veículos importantes, no Estado do Paraná, conversando com um deles, recebi a seguinte informação: A maioria do pessoal que está invadindo escolas não são pessoas do Paraná, não são estudantes e sim gente infiltrada e paga por sindicatos e movimentos que querem criar o caos no país. Em algumas escolas invadidas o sotaque é mais nordestino do que polaco, aliás, tem gente de todo o Brasil e são mais do que jovens, são bem adultos e truculentos. Tem mais, ele me contou que tem uma filha que não aderiu às invasões e que ela e as amigas, sofrem ameaças de tudo que é tipo para aderirem ao movimento de ocupação.
Será que não podemos mostrar essa verdade? Será que continuaremos a ocultar essas anarquias que não levam a nada e prejudicam essa geração de jovens estudantes?
CURTAS
- Rodrigo Giacomet, que estava dirigindo a Rádio ABC 900, de Novo Hamburgo, por mais de 10 anos, é o novo diretor-geral da Rádio União FM, do Vale do Sinos. Com a saída de Rodrigo, a AM 900 fica sem diretoria e, pelo que se sabe, não terá por enquanto. Mais ainda, segundo se apurou, a qualidade do sinal, por ser uma Rádio AM de pouco alcance e com um faturamento nada significativo, a direção do grupo que a comanda vai esperar a mudança para FM, que poderá demorar pelo menos 12 meses, para aí sim, cuidar com mais carinho da emissora.
- Márcia Wallau, ex- mídia da Selling por mais de seis anos, é a nova gerente de operações da RIC Record em Florianópolis. Grande contratação.
- 20/9, a casa de Baurus diferentes e que tem agradado muita gente (vive lotada), de propriedade de Marcio Callage e seu irmão, está se expandindo para o Litoral, Atlântida, onde pretende fazer um super verão, com muitas atrações.
MÓVEIS
As 45 lojas que estão localizadas em algumas quadras da Ipiranga, já comentam mais um estrondo. Com os mesmos erros de sempre.
ONOFRE
Chegou botando banca, mas saiu daqui quietinha, como dizem: "pé por pé?."
GLOBAL
A partir de 16 de novembro, a conta da GM, que já era atendida no Rio Grande do Sul pela Global, será atendida pela agência também nos Estados de Santa Catarina e Paraná. A gestão de marketing nesses dois estados será de Daniel Parrella. Aqui, continua com o Gustavo Garrastasu.
DEZ
As contas do grupo Dakota - das marcas conceito, Tamara, e conforto, Campesi -, de Nova Petrópolis, em off e digital são da Agência Dez.
VENTILADOR
A resposta feita por toda a direção da AlmapBBDO sobre o investimento publicitário da Gol Linhas aéreas, da família Constantino, nos portais da família Cunha, GDAV e Jesus.com, é no mínimo surpreendente. Investiram (GASTARAM) o valor de R$1.400.000,00 para uma mídia que aos preços padrões custaria 100 vezes menos por orientação do cliente. É inexplicável para uma agência desse porte, ser mandada pelo cliente, não usando nenhum critério e nenhuma técnica. A matéria e a resposta ao mercado só serviram para botar mais M?. no ventilador!
REDE GLOBO
Acontece nessa quarta feira, 9, o café da manhã com palestra do diretor de marketing da Globo, Roberto Schmidt, às 9m no auditório da ARP (Tobias da Silva, 120). O título da palestra de Roberto será: "As belas e as telas - Moda e marcas na mídia de massa".
BAND
Estreia nesta sexta-feira, às 22h, no canal BandNews, o programa semanal "Conexão com o New York Times", apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão. Através de um acordo inédito, assinado entre o Grupo Bandeirantes e o The New York Times News Service and Syndicate, serão mostradas semanalmente reportagens exclusivas produzidas pelo jornal americano sobre temas da atualidade.
No primeiro programa, a matéria de abertura é sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos - um duelo entre democratas e republicanos que será lembrado pelos escândalos, gafes e fofocas. Os repórteres do The New York Times mostram o que os candidatos Donald Trump e Hillary Clinton fazem questão de "mostrar" ou "esconder" dos eleitores. Em outra reportagem, será mostrado o difícil trabalho do grupo de socorristas - conhecidos como "capacetes-brancos" - que atua em Aleppo, a cidade que se tornou o centro da guerra civil na Síria.
O programa vai mostrar ainda duas reportagens sobre vida moderna: a moda dos microapartamentos nas grandes cidades, e os novos carros do aplicativo Uber, que não tem motoristas nem direção. Os repórteres do Conexão The New York Times testaram o novo equipamento, que empresa pretende colocar nas ruas em cinco anos.
O programa semanal "Conexão com o New York Times" tem 30 minutos de duração e reapresentações programadas para todos os sábados (às 9h e 23h) e domingos (às 15h e 22h). Para os notívagos, o horário alternativo é a madrugada de quarta para quinta-feira, às 3h. Sintonize o BandNews pelas operadoras NET (canal 79), GVT (canal 136), Claro (canal 79), Oi (canal 113), SKY (canal 107) e Vivo (canal 83).
INCOMUM
Não importa o segmento nem o porte da empresa. A popularização das estratégias digitais e o seu potencial de abrangência e de negócios "obriga" as marcas a buscarem um update da sua comunicação. Essa é uma das premissas da Agência Incomum de Pelotas, que participou nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/11), do RD Summit 2016 - o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina.
Os sócios-diretores, Ana Paula Bachiega, Daniel Moreira (Cuca), Gisele Treptow (Gigi) e Stela Nesello estiveram em Florianópolis (SC) para, junto de profissionais da comunicação e de agências de todo o país, debater sobre inovação, tecnologia e boas práticas. Esta foi a segunda edição do evento em que o grupo participou após a certificação da agência em marketing digital, quando foram ampliados seus serviços e qualificado seu método exclusivo de planejamento, o Plano de Voo.
É O FIM?
Emprego e trabalho, até mesmo no dicionário, são palavras que têm uma variação importante no significado. Enquanto emprego é ocupar-se de algum serviço, o trabalho é estar em movimento/funcionamento. Um mundo que está se transformando radicalmente demanda por fluxo, movimento, interação. A pressão por movimento contínuo está modificando as relações sociais, familiares e, como não poderia deixar de ser, modificando fundamentalmente o trabalho.
Movimentos mundiais como a globalização e a disseminação em escala da Internet mudaram radicalmente o cenário dos negócios: 40% das empresas que faziam parte da Fortune 500 na década passada não figuram mais na lista nesta década. A geração nascida entre 1980 e 2000 já é hoje o maior grupo que forma a força de trabalho da maioria dos países (e a maior geração que os Estados Unidos, por exemplo, já teve), e suas prioridades e valores também estão modificando de maneira fundamental o ambiente de consumo e de trabalho.
As empresas estão sob enorme pressão para realizarem mudanças que as permitam seguir sendo relevantes através do tempo. E o desafio para os profissionais é o mesmo: manter a relevância. E como fazê-lo em um mundo de constantes mudanças
O simples exercício de pensar em soluções - mais do que identificar e apontar problemas - já prepara você para uma nova postura. Troque a palavra inovação (mais vaga) por uma outra expressão: resolvo problemas.
Desenvolva também maior abertura à tentativa e ao erro. Prepare sua organização - e seus times - para essa possibilidade. Negócios e pessoas refratários ao erro e à mudança não inovam. Não custa repetir a máxima: não inova quem não tenta (e quem não erra!), afirma Gabriela Viana, diretora de marketing para América Latina, Vale a pena lê-la.
Se já estávamos acostumados a uma realidade em que o próprio mercado de trabalho tem maior impacto na formação de profissionais que o ensino formal, precisamos radicalizar o processo, tornando-nos também individualmente responsáveis por nossa contínua formação. Não podemos esperar uma nova geração chegar ao mercado de trabalho preparada. Essa tampouco é uma possibilidade com a velocidade das mudanças tecnológicas que vivemos.
Governos, empresas e indivíduos terão que atuar para preparar os trabalhadores para a nova demanda de um mundo que se transformou através da Internet. Prepare-se para montar e investir - você mesmo - em um percurso de formação contínua. A Internet é, nesse caso, um grande suporte e várias das instituições mais renomadas do mundo têm programas de ensino a distância. Procure e veja que até Kevin Spacey e Serena Williams dão aulas via plataformas digitais a valores acessíveis.
Acesso substituindo a propriedade: uma das facetas simplificadas seria assumir que produtos/bens estão sendo substituídos por serviços - vide Uber, BlaBlaCar e AirBnb. Quando você precisa pendurar um quadro na parede, você precisa do furo ou da furadeira? Como repensar o negócio da sua empresa e, por que não?, seu próprio "negócio" como profissional, com essa provocação em mente?.
*Crowdsourcing e Economia Compartilhada: em um futuro nada distante e em busca de diversidade de habilidades, empresas verão mais valor em usar talentos via crowdsourcing do que os talentos que poderia manter "em casa". Trabalhe para que seu talento seja desejável e ligue o botão da "contribuição", independente do modelo de contratação.
*Populações mais longevas: uma radical mudança na pirâmide etária está em curso. A geração atualmente ativa no mercado de trabalho tende a uma vida produtiva mais longa que todas as gerações anteriores. Isso também significa que teremos que seguir investindo em nós mesmos - por mais tempo.
*Robótica e Inteligência Artificial: a tecnologia tende a substituir muitos dos empregos que existem hoje (não apenas os repetitivos e mecanizados, mas também aqueles que requerem atividades cognitivas). Esse também é um indício que não é a tentativa de dominar habilidades específicas de novas tecnologias que será um grande diferencial no longo prazo, mas sim uma maior capacidade de interpretação e domínio de conceitos.
Sejamos realistas: aquilo que hoje conhecemos por emprego está em extinção e não nos resta alternativa a não ser nos adaptarmos. Durante séculos, o trabalho foi visto e descrito como uma atividade desprazerosa e relegada a classes sociais inferiores. Pertencemos a uma época que passou a dar novo significado e nova escala ao trabalho. Mas estamos agora em um novo movimento, onde tampouco apenas trabalhar traz satisfação ou quaisquer garantias. Se nos dispusermos a uma outra forma de trabalhar (e isso significa dar novo significado e direção ao trabalho constantemente), podemos ter como resultado algo mais desafiador, menos mecânico, mais criativo - e, portanto, mais prazeroso.
Se você leu as páginas amarelas dessa semana que passou da Revista Veja, você vai ver que esse é um caminho sem volta e que devemos atingir em curto espaço de tempo. Leia esse artigo e a matéria de Veja e conclua que o desemprego assustador, também tem esse grande componente, que não desemprega. Entendeu??? A transformação digital elimina seu emprego? e gera trabalho.
E21
Na terça-feira, 01/11, um grupo da e21 embarcou para Buenos Aires rumo ao El Ojo de Iberoamérica, o maior festival de publicidade da América Latina. Pela sétima vez consecutiva, a agência marca presença no evento com diferentes membros da equipe para degustar da criatividade mundial durante três dias.
Neste ano, além de Luciano Vignoli, Diretor-Presidente da e21, mais cinco profissionais da agência irão prestigiar o Ojo: Alexandre Laybauer (Planejamento), Priscila Abreu (Mídia), Lucas Araujo (Criação), Marton Santos (Criação) e Fernanda Rodrigues (RH).
O concurso tem por objetivo estimular a criatividade e inovação, além de dar a oportunidade para a equipe de vivenciar o grande encontro da propaganda internacional, como explica Luciano Vignoli: "O El Ojo de Iberoamerica já contribuiu muito no crescimento da e21. É um referencial fortíssimo de qualidade, com conceitos de inovação em forma de conteúdo que, quando aplicados, transformam a atuação dos profissionais e da agência como um todo. É uma grande experiência?".
A e21 realizará uma cobertura do Festival que pode ser acompanhada nas redes sociais da agência.
SINAPRO-RS
Até 29 de novembro, os associados do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (SINAPRO-RS) poderão adquirir, com exclusividade, programas como Photoshop, InDesign, Illustrator e Premiere, com um desconto significativo. A ideia é oferecer um benefício em ferramentas que são praticamente obrigatórias em toda a agência. Fazem parte da promoção o pacote Creative Cloud (All Apps), com redução de U$485,00 no valor, o Creative Cloud (Single Apps), gerando economia de U$224,00, e o Acrobat Pro DC, com o custo de U$38,00 abaixo do preço normal. A promoção inclui facilidades como a possibilidade de parcelamento em seis vezes. Interessados em buscar esse benefício devem enviar um e-mail para  [email protected] ou ligar para (51) 3395-1063.
"O SINAPRO/RS, com mais este benefício de impacto direto no custo das agências de propaganda, mostra toda a sua batalha em 2016 por oferecer vantagens aos seus filiados. Até agora, 35% dos associados renovaram ou adquiriram novas licenças com preços diferenciados, o que torna a filiação uma vantagem financeira real. Isso tudo sem contar com o apoio e fortalecimento a todo o trabalho que o SINAPRO/RS vem realizado na busca e no controle das boas práticas e da regulamentação do mercado. Se tem mais? Sim, muitos outros benefícios ainda estão por vir assim como esperamos ampliar nosso quadro de filiados consideravelmente nos próximos meses", diz Fernando Silveira, presidente da entidade e fundador e sócio da Integrada.
WINE
A Wine.com.br, maior operação de e-commerce de vinhos da América Latina, celebrará os oito anos - desde o início das operações - com a maior campanha da história da empresa até hoje. A companhia sorteará durante todo o mês de novembro uma viagem por dia. Serão 30 viagens com acompanhante, 60 no total, para oito vinícolas que mais representam o vinho no mundo. Na América Latina: Chile e Argentina; Estados Unidos - que é um dos maiores produtores mundiais de vinho; e países do Velho Mundo, berço da enologia: Portugal, França, Itália e Espanha.
Com a campanha, a empresa pretende trazer a história dos vinhos que chegam na casa dos clientes.  "A história de cada vinho começa antes do rótulo chegar às residências. Cada garrafa, cada terroir tem suas peculiaridades e por trás da sua produção há muita coisa para se contar. Os aromas, as regiões, o trabalho feito nessas vinícolas. Queremos oferecer essa experiência para nossos clientes" afirma Luis Martini, diretor de marketing da Wine.com.br.
Os participantes deverão fazer pelo menos uma compra de R$ 250 durante todo o mês de novembro para receber um número da sorte. Quanto maior a quantidade de compras, maiores são as chances de ganhar, já que não há limites de número da sorte por pessoa. Os sorteios serão diários (do dia um ao dia 30 do mês de novembro) e os ganhadores, anunciados pelas redes sociais, viajarão para um desses destinos com passagem aérea, hotel, refeições e passeios nas vinícolas com degustações incluídas.
Foram seis meses de planejamento para que a campanha fosse criada e colocada em prática. Nesse período, a equipe da Wine.com.br trabalhou para realizar as parcerias com as vinícolas, para desenvolver tecnologias e alinhar os canais de comunicação da Wine.com.br. "Percebemos que existia um interesse dos clientes e sócios do ClubeW pelas vinícolas quando fizemos a degustação online, em março deste ano para a comemoração do aniversário do ClubeW. Tivemos esse feedback e pensamos que poderia ser uma boa oportunidade de elevar a experiência do vinho que já trazemos para eles", diz Luis.
As vinícolas parceiras da campanha são: Las Perdices, na Argentina, Canepa, na Itália, Maycas, no Chile, Fantinel, na Itália, Reedwood Creek, nos Estados Unidos, Quinta da Bacalhôa, em Portugal, JM Cazes, na França e Protos, na Espanha.
VITÓRIA
O vereador Valter Nagelstein está muito eufórico com a aprovação do projeto que desentrava o Cais do Porto da cidade e que vai proporcionar uma nova dinâmica ao centro histórico, que vive de costas para o Guaíba. Finalmente, teremos vida, progresso e revitalização de uma área linda e maravilhosa.
Resta agora, com muita importância também, tocar pra frente o podre mobiliário urbano, tendo abrigos e paradas de ônibus descentes e humanas, placas de ruas para que o cidadão possa chegar nos lugares, relógios com informações de tempo, hora e trânsito e outros aplicativos. Além de regularização de outdoors, revisteiras, chaveiros, fronts lights, empenas, traseiras de ônibus e lotações, fachadas de lojas e tudo que contemple ações de uma cidade mais limpa e mais bonita.
LIVRO
Nessa segunda-feira, 7, às 19h, no Variettá Bistrô do Praia de Belas Shopping, o jornalista Diego Casagrande lança mais um livro: ?Que delícia ser de esquerda?, com sessão de autógrafos.
SALÃO DA PROPAGANDA
Confira a lista dos finalistas em cada categoria:
1 - Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano:
- César Paim (Paim)

- Claudio Toigo (Grupo RBS)

- Roberto Sirotsky (3YZ)
2 - Agência de Comunicação do Ano:
- Matriz

- Morya

- Paim
3 - Anunciante do Ano:
- Panvel

- Renner

- Sicredi
4 - Veículo do Ano:
- Rádio Gaúcha

- Revista Press Advertising

- Sinergy
5 - Diretor de Criação do Ano:
- Mauricio Oliveira (Matriz)

- Rafael Bohrer (Global)

- Ricardo Bottega (CDN Sul)
6 - Profissional de Criação do Ano:
- Gerson Lattuada (Paim)

- Roberto Schmidt (Moove)

- Saulo Barbosa (Escala)
7 - Profissional de Atendimento do Ano:
- Gustavo Sartori (Sistema Dez)

- Lilian Garcia (Matriz)

- Marcela Cheuiche (3YZ)
8 - Profissional de Mídia do Ano:
- André Nonnig (Escala)

- Luciana Russowsky (Escala)

- Renata Schenkel (Competence)
9 - Profissional de Planejamento do Ano:
- Daniele Lazzarotto (Morya)

- Lara Piccoli (Morya)

- Manoela Ries (Escala)
10 -Profissional de Produção de Agência do Ano
- Luty Mota (Duplo)

- Melissa Bordin (Morya)

- Taciana Lima (Competence)
11 - Profissional de Atendimento de Veículo do Ano:
- Arturo Garziera (RBS Rádios)

- Rafaela Zang  (RBS Rádios)

- Andrea Correa  (RBS TV )
12 - Profissional de Marketing de Cliente do Ano:
- Luciane Franciscone (Renner)

- Ana Paula Ferrão (Pompéia)

- Ivan Novello (Sicredi)
13 - Produção Publicitária Eletrônica e Digital:
- Loop Reclame

- Zeppelin Filmes

- Mythago Produções
14 - Produção Publicitária de Imagem Gráfica
- Centhury

- Estúdio Meca

- Estúdio Miagui
15 - Serviços Especializados
- CDN Sul

- Inventa Evento

- Fatto Comunicação

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários