Coluna do Nenê

OPINIÃO As pessoas nascidas no dia 2 de dezembro são dotadas de um espírito extraordinário. Independentemente da constituição física, exercem muito maior influência em …

OPINIÃO
As pessoas nascidas no dia 2 de dezembro são dotadas de um espírito extraordinário. Independentemente da constituição física, exercem muito maior influência em seu ambiente do que se poderia esperar quando os vemos pela primeira vez. Somente quando estão em ação mostram seu verdadeiro brilho. Tão mágico é seu efeito que os envolvidos com elas podem, às vezes, se sentirem como se tivessem levado um soco.
Os nascidos no dia 2 de dezembro são extremamente críticos, para o bem e para o mal. Por um lado, fazem avaliações aguçadas, são árbitros corretos da honestidade e da integridade, mas por outro lado são capazes de alimentar rancores e descarregar seu temperamento furioso em cima de transgressores. Os menos evoluídos podem causar muitos prejuízos aos outros e a si mesmos ao manipularem emoções e exigirem aprovação ou sujeição dos que lhe são próximos. Em geral, no entanto, os nascidos em 2 de dezembro permanecem convictos de sua causa e somente muito mais tarde são capazes de admitir, se tanto, que estavam realmente errados no que disseram ou fizeram. Os nascidos em 2 de dezembro, tem altos e baixos com dinheiro. Não são guardadores e vivem sobressaltados. Suas forças são ilimitadas.
Os nascidos no dia 2 de dezembro não somente mostram um caráter forte, mas também quase o idolatram naqueles que respeitam. Não são de seguir como carneiros, mas mesmo assim, podem ser arrebatados por uma personalidade poderosa ou uma causa que apele aos seus ideais. A fé na humanidade é característica dos nascidos neste dia. De fato, são fascinados por todo tipo de emoção, ação, pensamento e sentimento humanos - do mais baixo e traiçoeiro ao mais puro e idealizado. A vida é seu Deus, mas uma vida rica em crenças e façanhas ousadas. Em geral, os nascidos neste dia brigam quando provocados, mas não são excessivamente agressivos. Como raramente voltam atrás, recusar-se a ceder pode virar uma mania para eles.
Muitas vezes, veem a vida como uma luta da qual precisam sair vitoriosos. Entretanto, não necessariamente lutam pelo próprio bem-estar, mas pela sobrevivência de determinados valores humanos básicos, segundo os veem. Juntamente com o caráter e a fé, a integridade também é importante para eles. Desse modo, quando acham que agiram de modo desprezível ou indigno, podem ficar extremamente arrependidos. Muitas vezes, a culpa é um tema importante em sua vida.
Desenvolver seu individualismo, encontrar e seguir seu caminho espiritual são os maiores desafios para as pessoas nascidas neste dia. Com frequência perdem-se do caminho, mas seu espírito indomável parece nunca abandoná-los, mesmo nas horas mais difíceis. Aprender a distinguir entre o falso e verdadeiro, a ilusão e o verdadeiramente significativo é a constante preocupação de sua vida, muitas vezes, difícil e complexa. Muitas vezes com perdas, que perduram e permanecem para sempre.
Resolvi, pesquisar e saber sobre a minha data de nascimento e ver que o que acontece em minha vida está de acordo com o meu signo. Em fim um retrato fiel desses 72 anos de vida, ou 73 como dizem, somados os nove meses.
Obrigado a todos que me aturam, obrigado a todos que estão comigo, desculpe a todos, que de uma forma ou outra, foram magoados e sofreram comigo.
Que venham outros 73 com muito mais amor e compreensão. Com muito mais vida e união.
CORES
Segundo especialistas e bloggers da internet, esse ano tivemos: outubro rosa, novembro azul, teremos dezembro vermelho e janeiro preto.
Que assim não seja!!
AGÊNCIAS
Dados de prospecções colhidos por essa coluna sinalizam que foram feitas pelas agências locais mais de 200 investidas em novas contas, entre não anunciantes do Rio Grande do Sul e anunciantes de todas as partes do País.
NIKE
O americano Phil Kright, fundador da Nike, ao responder uma pergunta de uma entrevista para a revista Veja sobre no que mais erram os jovens empreendedores?
"Eles são consideravelmente mais bem formados e inteligentes do que a minha época, mas têm muito medo de errar, o que é ruim. Como diria um velho professor meu, a única vez em que você não pode errar é na última em que tentar".
JOVEM PAN
Coquetel de lançamento da rádio Jovem Pan em Porto Alegre acontece nessa segunda feira, 5, no Coworking Shopping Total. O representante Comercial para Agências/Grupo RSCOM é Rigoberto Gruner, respeitado profissional do mercado Gaúcho.
NO MERCADO
Laura Sclovsky trabalhou predominantemente nos mercados imobiliário e de comunicação, mas busca ampliar seus conhecimentos também através de oportunidades em novas áreas.
ARP
A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) traz a Porto Alegre grandes nomes nacionais e internacionais para falar sobre mercado, inovação, comportamento e negócios. O ARP Meeting, que faz parte da programação da Semana ARP - Especial 60 Anos, acontece no dia 7 de dezembro, das 8h30 às 18h30, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.
Simon Tunstill, Diretor de Comunicação da Thinkbox; Carla Mayumi, da TalK; Felipe Diniz, diretor da área de Estratégia da Deloitte Brasil; e Maurício Benvenutti, que falará diretamente do Vale do Silício, são alguns nomes confirmados.
Os ingressos e informações completas sobre a Semana ARP - Especial 60 Anos estão disponíveis em http://www.semanaarp.com.br.
DANÇA DAS CONTAS
A Fábrica, agência especializada em CRM, performance, data e digital, anunciou a conquista da conta de comunicação dirigida do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, resultado da união entre o banco e a Mapfre Seguros.
A Moma é a nova agência da Tekbond, especializada em produtos adesivos. Segundo comunicado, a agência irá comandar a comunicação da marca, criando a sua primeira campanha nacional e planejando ações pontuais de merchandising.
A Estrela Comunicação conquistou a conta da Naked, marca de picolé feito à base frutas frescas e água de coco.
A agência mineira Contramestre, especializada em Marketing Digital, conquistou a conta da Erlan Foods, fabricante nacional de chocolates e balas há mais de 60 anos no mercado.
NOVA EMPRESA
A COBBO entra no mercado nacional e do Rio Grande do Sul, com lastro de mais de 20 anos de experiência de suas sócias, e apresenta uma proposta inovadora para concepção de eventos corporativos.
A empreendedora e sócia-fundadora, Tânia Baldissera Giacobbo, foi superintendente da ADVB/RS durante 12 anos, instituição que fomenta e dissemina os conceitos e práticas do marketing estratégico. Sob sua condução, a instituição passou por um reposicionamento, implementou um novo modelo de governança, reestruturou e ampliou o portfólio de cursos e programas de extensão e qualificou eventos-chave na agenda empresarial do Estado. Tânia iniciou sua carreira no Grupo RBS, onde construiu uma trajetória de 10 anos, passando por diversas áreas ligadas ao marketing.
Com base em pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como estratégia, gestão, marketing e comunicação, e a experiência das sócias na realização de grandes eventos no Estado, como Top de Marketing, Prêmio Exportação e Congresso de Marketing ADVB,  a COBBO desenvolveu uma metodologia própria que envolve 9 etapas:  diagnóstico, pesquisa e concepção de conteúdo, prototipagem de produto, planejamento de marketing, plano de comunicação, design do evento, execução, mensuração e plano de sustentação.
A empresa inicia com a parceria estratégica de duas profissionais experientes e conhecidas do mercado. Patricia Müller e Ana Vasquez. Patrícia é especialista em comunicação e relacionamento com o mercado, com grande experiência na gestão de projetos de comunicação e branding. Passou por diversas empresas do Estado e foi responsável pelos eventos da ADVB/RS nos últimos8 anos com importante atuação nos projetos de reposicionamento da entidade. Ana é pesquisadora e professora da UFCSPA, com mais de 20 anos de experiência executiva e acadêmica, livros publicados e forte atuação na área de desenvolvimento de talentos. Ana Vasquez atuará como curadora de conteúdo e projetos na COBBO Performance, braço da empresa que oferecerá treinamentos e capacitação executiva.
REDES SOCIAIS
Levantamentos de instituições renomadas, que se dedicam ao estudo das realidades e tendências no fascinante mundo das vendas complexas, vêm trazendo dados cada vez mais substanciais sobre o crescimento de uma nova revolução. Trata-se da chamada "venda social".
De forma bastante resumida, a "venda social" está umbilicalmente relacionada ao perfil do "novo cliente" no mundo das vendas de alta complexidade. Um cliente muito mais informado, exigente e reticente. E, algumas vezes, até arisco aos vendedores das antigas, que ainda não se deram conta de que hoje todos nós, vendedores, dispomos de inúmeros novos meios sociais para estabelecer conexões mais inteligentes com nossos clientes e prospects, segundo José Ricardo Noronha professor e consultor
Venda social está, portanto, ligada à crucial tarefa de bem utilizarmos as redes sociais para construir diálogos mais próximos, customizados e efetivamente ligados às necessidades e desafios que nossos clientes têm enfrentado.
E está relacionada também à cada vez mais fundamental tarefa de fazer o bom uso dos meios sociais para pesquisar mais sobre nossos clientes, para criar novos canais de prospecção, utilizando, por exemplo, o LinkedIn com maior eficácia. Sem falar no compartilhamento de conteúdo que, de fato, sejam relevantes e atraentes para os públicos que são atendidos por nossas organizações.
Dentro deste conceito, podemos destacar o crescimento acelerado das estratégias de marketing de conteúdo. Empresas de diversos portes e indústrias têm dedicado esforços e investimentos cada vez mais substanciais na produção de bons conteúdos que sejam altamente orientados e focados nos problemas, desafios e oportunidades que são enfrentados pelos seus clientes e prospects.
Peço também sua especial atenção a outros dados importantes:


  • Segundo a plataforma Influitive, 84% dos compradores no mundo das vendas consultivas (B2B) têm iniciado seus processos de compra a partir de recomendações;

  • De acordo com o LinkedIn, 3 entre 4 compradores no mundo das vendas complexas confiam nas mídias sociais para se engajar com pares e amigos sobre suas decisões de compra;

  • A consultoria Forrester estima que 1 milhão de profissionais de vendas consultivas deverão perder seus empregos até 2020 em virtude de clientes que irão privilegiar o processo de compra via e-commerce;

  • No mundo das vendas inteligentes e da "venda social", fazer bom uso de ferramentas como o LinkedIn para pesquisar mais sobre os prospects, de ferramentas de CRM para um melhor e mais disciplinado controle de todas as interações com nossos clientes e também de ferramentas de automação de marketing nunca foi tão essencial quanto agora.


Diante de tantos dados consistentes e até alarmantes, ofereço uma "dica de ouro" para você, que é líder ou profissional de vendas consultivas: inclua as habilidades e competências de mídias sociais e da chamada "venda social" ao ferramental de treinamento e capacitação dos seus colaboradores. O processo de vendas no mundo das vendas consultivas passará cada vez mais pela Internet e pelo emergente poder das recomendações.
Quem não dedicar muita atenção a estes pontos pode ficar para trás! Ou melhor: já está ficando!
IPO
Para celebrar seus 20 anos, o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) reformulou sua identidade visual com apoio da Agência Incomum. Clientes e parceiros serão os primeiros a serem apresentados à nova marca, na quarta-feira, 30, durante inauguração da nova sede em Pelotas (RS).
O redesign da marca manteve suas cores originais (verde, amarela e vermelha), agora em diferentes tons, e o destaque para "as pessoas", representadas por ícones mais modernos, além de nova tipografia. A nova identidade visual foi aplicada ao template de apresentação digital, e-mail marketing, folder e cartão de visitas. Em breve, deve estar no ar o novo website da empresa. As mudanças visuais são acompanhadas por um novo posicionamento, que passa a ser "Ciência para tomada de decisão", enfatizando sua origem acadêmica, do universo da sociologia, bem como os métodos científicos que embasam e norteiam seu trabalho. O reposicionamento do IPO contou com a parceira da ANK, empresa especializada em reputação de empresas, de Porto Alegre.
Nas eleições deste ano, o IPO realizou estudos estratégicos para partidos políticos, candidatos a cargos do executivo e legislativo. Dentre seus eles, estava a candidata que conquistou o cargo de prefeita, logo no primeiro turno, em Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB), que também contatou com a parceira estratégica da Agência Incomum durante a campanha.
CONCORRÊNCIA
A brasiliense Fields360, as paulistanas Calia e Nova/SB e a CCP, agência ligada ao cientista político Antonio Lavareda, são as quatro vitoriosas da fase técnica da licitação pela verba de publicidade do Ministério da Saúde. O resultado foi revelado em Brasília nesta sexta-feira. De acordo com o edital da concorrência, a previsão de investimento do órgão é de R$ 205 milhões anuais. No ano passado, o Ministério investiu R$ 121 milhões em publicidade, o segundo maior valor da administração direta, atrás apenas da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Das quatro agências selecionadas, apenas a Calia integra o time atual do Ministério da Saúde, ao lado de Agnelo Comunicação e Propeg. A Nova/SB já atendeu o cliente no passado, também trabalhou em diversas campanhas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem em seu portfólio outras contas governamentais, como Secom, Caixa e BNDES.
A CCP - Companhia de Comunicação e Publicidade é o novo nome empresarial da DM/Blackninja, sociedade que uniu em 2012 o publicitário Duda Mendonça e o cientista político Antonio Lavareda. Duda Mendonça já atendeu o Ministério da Saúde no passado, até 2010. Antonio Lavareda é tido como um dos principais conselheiros atuais do presidente Michel Temer e também é ligado aos novos controladores da agência paulista Lua, os publicitários André Gomes (ex-sócio da agência de marketing político de Nelson Biondi) e Fátima Maia (ex-Blackninja), que compraram a empresa da família do jornalista Luiz Gonzales. A Lua é uma das principais agências do governo do estado e da prefeitura de São Paulo nos últimos anos. Atualmente, em Recife, a Blackninja atende as contas do Governo de Pernambuco e da prefeitura da capital.
A Fields360 também já atua na esfera pública, com contas como as do Ministério do Esporte, Eletronorte e Prefeitura de Contagem.
A licitação do Ministério da Saúde, uma das maiores contas do Governo Federal, atraiu 38 agências. As melhores colocadas na avaliação técnica foram Fields360 (94,17 pontos), Calia (92,67), Nova/SB (90 pontos), Companhia de Comunicação e Publicidade (89,33), Master (84,83), Ampla (84,33), Link (84,17), SLA (83,5), Propeg (82,67), Giacometti (82,07) e Agnelo Comunicação (80 pontos).
Também participaram AV Comunicação, Arcos, Artplan, Agência Nacional de Propaganda, Bees, Bolero, Binder, CCZ, Cannes Publicidade, DeBrito, Escala, Fazenda, Leo Burnett Tailor Made, Lua, Mene e Portela, McGarryBowen, MCCom, NBS, Publicis, Perfil 252, Plá, Pop, Prole, Stylus, Tempo, The Heart Corporation e Única.
No ano passado, o Ministério da Saúde promoveu uma revisão dos contratos com seus fornecedores de publicidade, motivado pelo envolvimento da Borghi/Lowe - uma das vencedoras da licitação promovida pelo órgão em 2013 - com irregularidades que foram denunciadas na Operação Lavo-Jato. Em abril de 2015, o Ministério rompeu contrato com a Borghi/Lowe, atual Mullen Lowe.
WE2
As publicitárias Flávia Cotta e Tanara Soletti idealizaram a WE2 norteadas pelo "nós duas", da tradução livre e simpática do inglês a partir do we, a primeira pessoa do plural. Bem podia ser também WE de uma bem aportuguesada visão de World Entire, ou seja, mundo inteiro. Sim, porque a dupla olha muito além do skyline da zona de conforto. Com base em relacionamentos alicerçados em quase duas décadas de trajetória profissional de cada uma, conecta os clientes com fornecedores e propõe soluções para projetos, inserindo novas tecnologias e expertises a uma singular forma de pensar a produção e o digital.
A WE2 produz comerciais de TV, holografias, projetos de conteúdo e cultura, softwares para promoções, aplicativos, realidade aumentada, vitrines, ponto de venda, projeção mapeada, animações em 3D, tudo com a utilização de múltiplos recursos. "Circulamos por diversas plataformas digitais, além de transitarmos também na área de consultorias, negociações, cotações com celebridades e direitos autorais. Temos estrutura para filmar em Los Angeles e em New York", complementa a elétrica Tanara.
Se tem logística de costa a costa na América do Norte, imagina, então, rodar em Porto Alegre. A celebridade de um dos mais recentes trabalhos é a brasileira radicada nos EUA Alice Braga. Ela estrela os filmes da Wrapioca, que serão usados para lançar o produto nos EUA por meio de PDV, Instagram e site do cliente. "Alice mostrará a facilidade que é preparar a tapioca, tanto para receitas fitness, como uma refeição mais elaborada ou, ainda, para o dia a dia. Algo do tipo: abri a geladeira e vou inventar um prato com o que tenho em casa", conta Tanara, envolvida também na produção executiva dos filmes.
Outra ação que está enchendo as sócias de orgulho é o filme da campanha de Natal do Sicredi, criada pela DZ, agência digital da instituição. "Focada em internet, utilizamos uma tecnologia inédita no Rio Grande do Sul. Será uma superexperiência!", garante Flávia, que já conquistou o título de Produtora do Ano em um dos Salões da Propaganda da ARP.
Aliás, as duas se conheceram há mais de uma década, quando, na época, a então cliente Flávia, como RTVC de uma agência de publicidade gaúcha, era atendida por Tanara em uma produtora de filmes. "Unimos expertises e abrimos a WE2 por acreditarmos que o mercado é carente de novas tecnologias associadas a uma inteligência de produção. Como eu e a Flavia já fomos RTVC, conhecemos todo o mercado e eu, como produtora, tenho uma nova visão de executar a produção com qualidade, uma outra forma de pensar. Vivemos um momento único e complexo na economia, no mundo. Assim, o novo se faz cada vez mais necessário", defende Tanara.
Como RTVC, Flávia se angustiava porque um universo de possibilidades tecnológicas estava fora das agências e não poderia alcançá-lo enclausurada em uma função devorada pelas demandas cotidianas. "A produção clamava por mudanças drásticas, e não somente da criação ou atendimento. Pensar diferente significava ver tudo de fora, reinventar e quebrar alguns paradigmas, mesmo que causasse estranhamento no início", relembra.
A coragem visionária em pouco mais de um ano e meio rendeu a confiança de clientes como Volvo, Grupo RBS, Grendene, Piccadilly, Kepler Weber, Gaúcha Sports Bar, Sicredi e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O mundo inteiro pode ser envolvido pela dupla da WE, tudo é possível com elas.
DIGITAL
Falei outro dia aqui no blog sobre como o Out-of-Home vem unindo de forma surpreendente o on e off e agora nos chega pelo Adage uma notícia de que a Vistar Media, empresa de OOH, se uniu a LiveRamp, da Acxiom, para permitir que anunciantes veiculem sua comunicação OOH digital com base nos seus próprios dados, ou seja, o que chamamos de first party data, dados que estão no banco dos anunciantes e foram gerados originalmente por eles mesmos.
A Vistar reúne dados de localização de celulares, agrega essas informações dos anunciantes e, em seguida, as fornece aos parceiros para segmentar a mídia OOH, como por exemplo a comunicação em pontos de ônibus.
Isso significa que empresas do setor poderão agregar a sua oferta uma camada de dados ativáveis pela via digital, acionáveis em tempo real, tornando mais e mais a mídia OOH uma plataforma digital programável por dados. Isso anaboliza CRM e gestão por geolocalização e behavior. Um passo e tanto.
FACEBOOK
Nas últimas semanas, o Facebook entrou no centro das discussões sobre ser um eventual "culpado" pela vitória de Donald Trump nas eleições norte- americanas. Várias teorias apontavam que a proliferação de boatos na plataforma favoreceu o empresário eleito.
Em seu blog, no último dia 19, Zuckerberg respondeu aos usuários afirmando que está tomando medidas para lidar com o que ele chamou de "desinformação". "Levamos a desinformação com total seriedade e nosso objetivo é conectar as pessoas com os assuntos que fazem mais sentido para elas, e sabemos que as pessoas querem informações precisas. "
Zuckerberg afirmou que a empresa se esforça para lidar com o problema por meio de sete ações:
Constatação sólida: Devemos melhorar nossa capacidade de identificar e classificar a desinformação o que significa melhoras em sistemas técnicos.
Sistema de denúncias: Facilitar o recebimento de denúncias sobre notícias falsas que nos ajudará a encontrar outras informações falsas.
Verificação de terceiros: Utilizar a expertise de organizações respeitadas em checagem e aprender com muitas delas.
Advertências: Estamos analisando como etiquetar matérias que já tenham sido apontadas como falsas.
Qualidade dos artigos relacionados: Estamos elevando o nível das matérias que aparecem nos "artigos relacionados".
Desmontar a economia das notícias falsas: Grande parte da desinformação é difundida por spams com motivação financeira. Estamos procurando formas de atrapalhar essa atividade econômica com políticas publicitárias.
Ouvir: Vamos continuar trabalhando com jornalistas e outros membros do setor da mídia para colhermos sua opinião, em especial, a fim de melhor entendermos seus sistemas de checagem.
COCA-COLA
Jantar na casa de alguém que você não conhece lhe parece um convite interessante? E se for na casa de um músico ou daquele chef que você sempre quis conhecer? Essa é a proposta do projeto Coca-Cola Open House, criado pela agência CuboCC, que celebra o resgate dos encontros em casa e apresenta a garrafa de vidro de 1 litro da marca, inspirada no modelo clássico de design, como a opção ideal para completar o clima intimista em ocasiões especiais.
Para iniciar a ação, a chef Renata Vanzetto, o chef e apresentador Guga Rocha, a decoradora Chris Campos e o músico Thiago Pethit vão abrir suas casas e proporcionar experiências gastronômicas exclusivas para amigos e fãs. Além dos convidados dos anfitriões, os encontros serão abertos para consumidores, que poderão adquirir o voucher para o evento de sua preferência no site coca-cola.com.br/openhouse, pelo valor de R$9, correspondente à compra da nova embalagem de Coca-Cola. Com vagas limitadas por ordem de aquisição, as experiências serão realizadas entre os dias 1 e 11 de dezembro.
"Com visual retrô e sofisticado, a garrafa de vidro de 1 litro ganhou um design requintado, para marcar a celebração de momentos especiais com família ou amigos dentro de casa. A ideia é que a nova embalagem integre a atmosfera criada nos eventos e cada anfitrião prepare sua festa com tema e estilo personalizados", explica Felipe Novaes, gerente de Brand Experience de Coca-Cola. Na casa do chef e apresentador Guga Rocha, por exemplo, os convidados vão relembrar os sabores da infância enquanto experimentam petiscos e compartilham uma Coca-Cola na garrafa vidro, em sua versão 1L. Já o músico Thiago Pethit pretende animar a "Quinta-feira é quase sexta" com uma balada especial em sua casa.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários