Comoção

Significa emoção contundente e imprevista. Foi o que ocorreu na tragédia da Chapecoense, quando praticamente todo o seu time morreu na queda do avião, …

Significa emoção contundente e imprevista. Foi o que ocorreu na tragédia da Chapecoense, quando praticamente todo o seu time morreu na queda do avião, na Colômbia. E a comoção foi internacional, merecendo até manifestação do Papa Francisco.
Existem fenômenos que atingem o mundo todo e todo mundo. Não há como não se emocionar. E este foi um deles.
Mesmo o mais duro dos seres humanos tem seu calcanhar de Aquiles, seu ponto frágil que, quando tocado, faz com que ele se emocione. Há os mais sensíveis às desgraças dos semelhantes, há os mais duros. Mas os segundos podem sentir emoção quando estão em perigo (só em filmes (especialmente americanos) o protótipo de caubói mantem-se impassível frente à morte ou sendo violentamente espancado). Há também aqueles que sentem emoção frente a uma ameaça a sua família. Vale a máxima que ninguém é de ferro, afinal somos seres humanos.
Lutamos muitas vezes contra a sensibilidade característica do homem (enquanto espécie seja ela em maior ou menor grau) porque Baby Consuelo já disse que a vida não é para bundões, é para casca grossas. Reprimimos sentimentos, tentamos não nos sensibilizar diante de uma mãe sentada ao chão da rua com três filhos pequenos, mas uma hora a coisa estoura.
Pode não estourar na forma de comoção, mas sim de uma gastrite, de dores de cabeça, de um humor instável. Mas uma hora estoura. Na realidade (não vou querer aqui dar uma de pregador da Campanha da Fraternidade), se de fato houvesse mais solidariedade (como está havendo agora, no caso da Chapecoense), o mundo seria infinitamente melhor.
Mas as coisas são como são no momento. Sempre podem evoluir e entendo que, pela depuração que está ocorrendo em escala mundial, caminhamos para isto. Lentamente, que processos que envolvem o ser humano de um modo geral são lentos. Estamos vivendo um momento totalmente especial, quando o ser humano se depara consigo em condições adversas. A vida como está sendo vivida cada vez mais se torna intolerável para a grande maioria da população. Diante das adversidades, há as mudanças.
Desejo que esta corrente mundial de solidariedade possa ser estendida a tantos outros fatos de igual ou maior gravidade que ocorrem no mundo, como a fome, a sede e as guerras, a poluição, o desmatamento, a exploração de um por outro. Que um fato como este sirva como catalisador, como o início da jornada de transformação da nossa realidade e de nossos sentimentos, tão aguardada por todos. Que este toque no coração gerado pela queda do avião na Colômbia sirva como um interruptor de mudança de fase em escala mundial.
Dicas do Guion
Guion bombando de estreias. São 4 no total. Vamos começar por "Ninguém deseja a noite" (Espanha-França-Bulgária, 104 min, com direção de Isabel Coixet) e trazendo em seu elenco Juliette Binoche, Rinko Kikuchi e Gabriel Byrne, entre outros; a segunda estreia é "Sangue do meu sangue" (Itália-França-Suíça, 106 min, com direção e roteiro de Marco Belocchio). A terceira estreia é "Mundos Opostos"(Grécia, direção de Christoforos Papakaliatis, 114min); a quarta e não menos importante estreia é "A economia do amor" (Bélgica-França, 98min e direção de Joachim Lafosse). Temos ainda as continuações dos excelentes "Elis", "Elle" e "Depois da tempestade". Ou seja, uma carta de filmes fantástica para passar muitas horas nas salas de projeção do Guion. www.guion.com.br, confira!
O sushi para apaixonados por sushi
Minha dica gastronômica é o Gokan, localizado defronte ao Moinhos Shopping. A convite do José (proprietário, sob nova administração), estive degustando as maravilhas do mar. Os diferenciais do Gokan (que tem por slogan "Para apaixonados por sushi") são, além da procedência cuidadosa de seus peixes e ingredientes, o preparo na hora do sushi, conferindo-lhe o frescor da comida saída há pouco dos sushimen (o que, no caso de frutos do mar é essencial), além de um ambiente extremamente agradável, atendimento nota 10 e preço justo. Certamente retornarei e gostaria de indicar aos amigos leitores que realmente gostam de sushi diferenciado o Gokan. Não vão se arrepender. Me encontrarão por lá. www.gokan.com.br, o melhor da cidade.

Comentários