Coluna do Nenê

O DESTAQUE dessa semana é um cara de um valor incrível. De uma transparência e sinceridade, como poucos. Mais do que esses atributos, Fernando …

O DESTAQUE dessa semana é um cara de um valor incrível. De uma transparência e sinceridade, como poucos. Mais do que esses atributos, Fernando é competente e tudo que diz e faz é com muito conhecimento. Sua calma e tranquilidade fazem parte de seu carisma e de sua personalidade de alto astral.
Fernando Silveira, 45 anos, sendo 17 anos (a completar em 17/01) dedicados a Integrada Comunicação Total e há 24 em agência de propaganda. Mas, antes disso, numa ordem cronológica crescente, nasci em São Luiz Gonzaga, porém vivi minha formação em Santa Rosa, cidade que assumi como origem. Fui Menor Estagiário de Serviços Gerais do Banco do Brasil dos 14 aos 17 anos e 11 meses, depois vivi uma experiência profissional no Itaú, mudei para Porto Alegre para fazer Engenharia Civil, curso que não completei, pois encontrei na Famecos (PUC) a Publicidade e Propaganda (Comunicação Social). Entrei na Martins & Andrade para um estágio em Planejamento, mas, depois de rodar por todas as áreas e fazer a primeira incursão numa pesquisa de campo, encontrei na Criação o caminho na Publicidade. Redator publicitário na fase final das máquinas de escrever, vivi na Martins ótimos momentos, então fui convidado para atuar na Símbolo. Nesta fase, com vinte e poucos anos, o irrecusável convide da Artplan Sul gerou uma mudança para Florianópolis. Na ilha, além da Artplan (Sul, depois Prime), atuei na WG Stalimir (hoje, One WG) e na Quadra, assim como fui professor de Redação Publicitária da primeira turma de PP da Unisul, no Campus Pedra Branca. Nesta fase, a convite do Marketing da RBS SC, encarei um projeto incrível chamado Escola Referência. Montei a estratégia, a campanha, criei, produzi, coloquei no ar. Minha primeira experiência empreendendo ou atuando por conta própria foi decisiva para o passo seguinte: a Integrada. Juntamente com o Eduardo Cheffe, meu sócio por mais de uma década, construí uma agência que segue firme e que conta histórias sinceras, que se relaciona bem com as pessoas, que respeita os clientes e o mercado. Dentro da Integrada, de redator, arte-final, contas a pagar, sócio, diretor de Criação e até diretor de Operações, hoje atuo como gestor geral. Fora isso, divido o tempo como presidente do Sinapro-RS e busco metas específicas, porém totalmente interligadas: união do mercado, credibilidade do negócio e apoio aos gestores.
Muito trabalho? Sim, bastante, mas ainda há tempo para viver minha família: meus filhos, minha esposa e meus parentes. Também encontro tempo para o Sport Club Internacional e para o sagrado futebol com o Amigos de Santa Rosa - Futebol, Churrasco & Cerveja. É simples? Sim. Até porque ser feliz é simples quando o que se faz não tem interesses, apenas interessados em fazer o melhor.
OPINIÃO
Hoje em dia, para promover qualquer produto/serviço, é necessário uma divulgação bem feita, melhor que isso, é preciso desenvolver uma campanha de marketing levando em consideração tanto o ambiente on-line como off-line, respeitando suas particularidades.
Como hoje temos um grande leque de possibilidades, fica uma pergunta: qual será a melhor mídia para se investir? O número de pessoas aumenta, gerando mais consumo, a concorrência fica mais acirrada a cada dia que passa e sua empresa precisa ser decisiva na hora de montar um plano de marketing.
É verdade que hoje o Brasil possui mais de 57,7 milhões de usuário ativos e somamos mais de 100 milhões de pessoas que acessam a internet, é verdade também que o Brasil é um dos países líderes em tempo de uso de computador. Mas, e quando falamos em compras pela internet? Em 2015, as lojas virtuais movimentaram mais de 40  Bilhões de reais, sendo mais de 50 milhões de usuários compradores.
No Brasil, os investimentos em publicidade na internet já superam o montante veiculado em revistas. Já sabíamos que esse dia chegaria, quando os investimentos em mídias online ultrapassassem a publicidade tradicional. Isto em função do próprio comportamento do consumidor, que confia, cada vez mais, na opinião de seus amigos ou de outros consumidores, em detrimento da pura e simples publicidade.
Obviamente, os investimentos em publicidade tradicional (mídia impressa, TV, rádio, outdoor, busdoor, dentre outros) não vão acabar, pois estão procurando formatos e ferramentas que mantenham vivas e mais competitivas. Mas, diversos estudos apontam a migração de parte considerável dos orçamentos corporativos para as mídias online, porém os resultados não agradam a maioria.
On-line ou off-line? Que tal nos dois? É preciso levar em conta o simples fato que os consumidores de hoje em dia são multi-canais, ou seja, estão em todos os lugares ao mesmo tempo. Usam a TV com laptop no colo, leem revista com o Smartphone na mão, ouvem música em um tablet e compram em uma loja física comparando os preços nas lojas virtuais. Diante desse comportamento não são fiéis a nada, não funcionando por impulsos e por instintos.
As soluções criadas para o marketing online estão cada vez mais sofisticadas para que a mensagem chegue ao potencial consumidor. E para chamar a atenção do consumidor será necessário combinar promoção com entretenimento, a partir de conteúdo rico e interessante, na forma de texto, imagem ou vídeo. A melhor maneira de construir e manter um bom relacionamento com os consumidores é marcando presença nas maiores praças disponível hoje, seja no mundo on-line ou off-line. A diferença é que no mundo on-line as maiores praças podem ser frequentadas por qualquer um, tanto empresa como pessoa física, possuí registro de todas as ações feitas, e o melhor de tudo: é de graça. Sem contar que no off tem também muito de graça.
Estamos diante de um quadro de difícil decisão e de um momento em que atingir não é engajar e que o índice ou déficit de atenção é um componente de muita valia nos dias de hoje. Quem sabe do painel da Estrada XXXX e lembra? Quem sabe do que foi postado há 5 minutos com uma grande oferta?
TROCA
O Governo fez uma troca de cadeiras. Orestes de Andrade Junior  que estava diretor-geral da Secom-RS, foi para a presidência da TVE e Rádio Cultura FM, onde fará a administração de manter os dois veículos no ar, com mão de ferro e criando um modelo novo de gestão. Isara Marques que estava presidente é a nova diretora-geral da Secom-RS. Duas mudanças de ordem e de competência visando o melhor para o mercado, preocupação constante do governo.
JWT
Em uma pesquisa recente sobre o ano de 2017, a agência faz duas afirmações importantes: a mídia social vai ser muito mais importante que a mídia tradicional, com novas ferramentas de aproveitamento e resultados positivos da mesma. Outra é que a geração X dos nascidos entre os anos 60 e 70 serão os grandes alvos a serem atingidos como consumidores e formadores de desejos e opiniões.
DEZ
A executiva de Atendimento da e21 Paeni Ribeiro, que atendia Brandili, linha infantil de roupas, se transferiu para a Dez.
NEGÓCIOS
Teremos em 2017 uma mudança de várias contas e de vários profissionais em função dos fees apresentados, com números bem menores de 2016, e também de salários muito menores que o ano passado. Muitas agências estão repensando como fazer para sobreviver.
PREFEITURA
Quem será o publicitário que vai ficar ou ser contratado para administrar a publicidade da prefeitura de Porto Alegre? Secretária e muito competente já existe, Tania Moreira. Mas, é jornalista!
ESTRADA
Tem uma água que está anunciando na Estrada do Mar, que mostra tudo menos o produto, e a cor, para dar um ar vip e diferente, esconde a mensagem.
ESTRADA
Corsan, Fruki, Fecomercio e Maristas dão um show de exibição com suas mensagens e visibilidade.
MAIS UMA
Com a compra do grupo Usaflex por um fundo americano a conta publicitária, que estava no RS com a Agência Matriz, foi para São Paulo e será atendida pela Agência RAI.
OPUS
A partir de segunda-feira, Pedro Valério, que estava na RBS, no canal Octo, assume o Comercial, Marketing e Comunicação da Opus.
K12
A parceria entre Hmídia, Kdoze Print e Toyz Propaganda resultou em uma campanha de conscientização no trânsito, que terá pontos de front-lights e outdoors espalhados pelo Rio Grande do Sul.
A campanha que está sendo veiculada nos meses de Verão, época considerada a mais perigosa no trânsito pelo grande fluxo de veículos que transita nas rodovias, tem como objetivo diminuir os acidentes através da compreensão dos motoristas.
O título da campanha "Cada veículo carrega uma linda história" foi criado para colocar os motoristas em uma posição de atenção, mostrando que em outros veículos também existem famílias e amigos, e que ao desobedecer às leis de trânsito, pode-se colocar um ponto final em uma destas lindas histórias.
"Nesta época do ano, o fluxo de veículos aumenta muito, e com isso aumenta o risco de acidentes também. Com esta campanha, queremos sensibilizar e estimular os motoristas, e quem sabe, assim, teremos um trânsito mais humano", explica Mariana Saraiva, diretora de Marketing da Hmídia.
LF
Luiz Fernando Moraes, jornalista e publicitário de formação, o executivo está voltando às origens e acaba de assumir a presidência da Cunha Vaz Brasil, agência de comunicação e relações públicas que, entre outros clientes, é responsável pelos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) na Europa. Com a entrada de Moraes, o atual diretor-geral da empresa, David Seromenho, passa à função de CEO.
RÁDIO
A Jovem Pan FM, que está no ar no dial 90,7, está operando a partir dessa semana com a programação local direto dos estúdios montado no Shopping Total de Porto Alegre.
VAGAS
O Bureau do profissional Marcos Profes, esta ampliando sua atuação na representação de rádios, jornais e TV e esta selecionando para o setor de marketing, planejamento e atendimento. Candidatos, enviar currículo para [email protected].
OTIMISMO
Provocar os empresários a se olharem no espelho, visualizarem o horizonte com otimismo e serem protagonistas das mudanças e de novas atitudes. Essa é a proposta da campanha que a SPR foi convidada a criar para a Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap). Todo início de ano a entidade veicula anúncios para espalhar otimismo no mercado da publicidade. E desta vez, a SPR foi a agência escolhida para falar de otimismo e dar um gás ao mercado no ano de 2017.
CONQUISTA
A Grey Brasil acaba de vencer a concorrência para cuidar da conta publicitária de quatro marcas do grupo M. Dias Branco, líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, sexta maior empresa de massas do mundo e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. A agência foi selecionada para atender as marcas Adria e Isabela (massas, biscoitos e torradas), Zabet (biscoitos) e Basilar (massas).
COCA-COLA
Se no início de 2016 a marca global anunciou um reposicionamento, trocando o seu slogan de "Abra a Felicidade" para "Sinta o sabor", agora a Coca-Cola dá andamento em uma nova fase da mudança. A ideia é que as pessoas tenham mais escolhas na hora de decidir sobre seu consumo. A partir de janeiro, a empresa passa a oferecer as três versões da bebida - original, zero e Stevia e 50% menos açúcares - em embalagens redesenhadas. Além disso, a Coca-Cola Zero apresenta uma nova fórmula, com sabor mais próximo da versão regular e passa a se chamar Coca-Cola Zero Açúcar.
"O estilo de vida das pessoas mudou e vamos oferecer mais escolhas ao público para nos adequar a estas mudanças. Estamos usando a força da nossa principal marca para falar claramente sobre opções. É a mesma Coca-Cola com diferentes versões para quem quer reduzir o consumo de açúcar", afirma Henrique Braun, presidente da Coca-Cola Brasil. "E vamos além. Usaremos a fortaleza do nosso Sistema para chegar ao final de 2017 com uma distribuição 50% maior nos pontos de venda de todo o Brasil", completa.
O novo sabor da agora Coca-Cola Zero Açúcar foi elaborado para que fique mais próximo ao de Coca-Cola original e assim mais atrativo àqueles que queiram migrar de opção dentro da categoria. "Isso é pura inovação. Sem adicionar ou alterar qualquer ingrediente, conseguimos chegar a uma fórmula mais próxima ao sabor original. É praticamente o mesmo sabor, mas com zero caloria. E fizemos isso a partir, apenas, de um novo equilíbrio de aromas", complementa Braun.
A Coca-Cola Brasil adota soluções para atender a um público consumidor que cada vez mais pede soluções que permitam variedade e equilíbrio na sua alimentação. Por isso, nos últimos dois anos, 42 produtos foram reformulados - cerca de 30% do portfólio - e todos os lançamentos são produzidos com menos açúcar. Além disso, 80% das marcas têm opções de baixa ou sem caloria.
Nas novas embalagens de Coca-Cola, que chegam às prateleiras de todo o país até fevereiro, o famoso disco vermelho é o centro da identidade visual, acompanhado da cor de cada versão (vermelho para a de sabor original, preto para Zero Açúcar e verde para Stevia e 50% menos açúcares).  A mudança é um segundo passo da campanha global "Sinta o Sabor", lançada em janeiro deste ano, quando a "família Coca-Cola" passou a ser tratada como uma marca única.
A campanha completa de lançamento das novas embalagens de Coca-Cola terá início em janeiro, com ações de merchandising em TV aberta, filme na TV, divulgação em mídias sociais, ativações em pontos de venda e ações de sampling.
OVERPRICING
WPP foi o último dos quatro maiores grupos de agências de propaganda do mundo a comunicar oficial e publicamente ao mercado que recebeu do Departamento de Justiça dos EUA intimação judicial para que preste esclarecimentos sobre suspeitas a respeito de prática de overpricing, com o objetivo de acomodar valores adicionais ao real custo de produção de vídeos e outras atividades produtivas solicitadas pelos anunciantes. Ou seja, Omnicom, Interpublic, Publicis e agora o WPP estão sendo investigados por estimular empresas de produção a aumentar seus custos reais, fraudando assim orçamentos em benefício próprio.
Estão sendo citadas agências específicas de cada um desses conglomerados.
Além desses casos, lembremos que segue em curso investigação desses mesmos grupos sobre práticas igualmente irregulares no ambiente digital, também inchando orçamentos de intermediação de serviços de ad tech e automação de marketing.
LICITAÇÃO
A Petrobras comunicou ao mercado que adiou a data de início da licitação pela sua conta publicitária. A entrega das propostas das agências interessadas em participar da concorrência, antes marcada para o dia 5 de janeiro, foi prorrogada para o dia 23 de janeiro, uma segunda-feira. Com isso, as participantes ganharam mais tempo para elaborarem suas propostas técnicas.
A licitação da Petrobras irá selecionar duas agências e tem verba estimada em R$ 220 milhões por ano. O edital se refere a contratos de dois anos e meio, período em que o valor atinge R$ 550 milhões, podendo ser renovados por igual período.
GESTÃO ESPORTIVA
A empresa de consultoria Lívia Esportes realizará, em Porto Alegre, o Curso de Gestão Esportiva nos dias 24 e 25 de março. O evento visa qualificar profissionais da área e capacitar estudantes de educação física, sendo ministrado por gestores esportivos, especialistas em desenvolvimento de equipes, comunicação e marketing.
Na programação estará o técnico de futebol, comentarista esportivo e palestrante motivacional, Cláudio Duarte; o educador físico, técnico de futebol, coordenador pedagógico e diretor da Lívia Esportes, Martin Avenatti; a jornalista, assessora de imprensa, consultora de marketing e coach de comunicação organizacional, Aline Wolff; e o especialista em desenvolvimento de grupos, Raoni Medeiros.
Com total de doze horas e entrega de certificado, o curso abordará temas como: princípios da gestão esportiva, processos do gestor, psicologia grupal, habilidades gerenciais voltadas o esporte, gerenciamento de conflitos, motivação, estratégias de comunicação e marketing, jornalismo esportivo e media training, mercado esportivo e gestão de pessoas e liderança.
O idealizador do projeto, Martin Avenatti, diz que esta capacitação foi desenvolvida para auxiliar estudantes de educação física que estão entrando na área, técnicos de futebol e gestores esportivos já atuantes, que pretendem atualizar os seus conhecimentos. "O esporte evoluiu muito nos últimos anos e o profissional precisar acompanhar essa evolução para se manter relevante neste meio que é tão competitivo", comenta.
Apoiam a iniciativa a produtora de conteúdo áudio visual Fitlive e a agência WH Comunicação. Informações: www.sympla.com.br/curso-gestao-esportiva99513.
PÓS VERDADE
A Oxford Dictionaries surpreendeu a todos ao eleger "pós-verdade" como a palavra do ano. Aplicada essencialmente ao cenário político, o termo se refere à proliferação de boatos que ganham notoriedade ao se passarem por reais, fazendo com que fatos objetivos percam importância em prol de crenças pessoais. Mas, será possível estender esse conceito a outros setores, como o franchising, por exemplo?
Considerando que o objetivo dessas inverdades é legitimar opiniões, cenários e circunstâncias, sua atuação pode ir muito além da politicagem. Afinal, existem boatos para tudo. Observe com atenção seu feed de notícias do Facebook e perceberá como não faltam "notícias" duvidosas passando por ela.
Sendo assim, o franchising não seria uma exceção. Por isso mesmo, separei quais são as principais falsas verdades do setor, para você não cair nelas. Confira:
Segurança garantida - é muito comum ouvirmos falar sobre o quanto o mercado de franquias é seguro. Sem dúvida, não é uma mentira. Principalmente, por serem baseadas em modelos que já deram certo, suas chances de sucesso são maiores mesmo. Mas, investir em uma franquia é uma operação de risco como qualquer outra.
É comum observamos franqueados que depositam uma grande expectativa na força da marca ou no suporte oferecido pela rede, mas isso nem sempre é suficiente. Se ele não possuir o mínimo de conhecimento sobre como operar um negócio, muito provavelmente, irá passar por dificuldades para manter sua unidade.
Além disso, o que realmente definirá o sucesso ou a falência da franquia será a gestão do franqueado. Por isso, é imprescindível avaliar bem seu perfil antes de fazer esse investimento. Alguns comportamentos, como liderança, relacionamento interpessoal e foco, separam os gestores bons dos ruins. Sem eles, o sucesso da franquia pode ser muito comprometido.
Qualquer pessoa pode investir no franchising - esse é um grande mito do setor. É impossível uma franquia crescer sem uma rede de franqueados qualificada, dedicada e empreendedora.
A ideia de que todo o apoio da franqueadora será suficiente para a franquia dar certo precisa mais uma vez ser deixada de lado. Muito além do treinamento, bons franqueados são formados por talento, aptidão e identificação pela marca e setor que atua. Além disso, ele precisa ter a consciência de que, para atingir os resultados que procura, deverá trabalhar e se dedicar muito para a franquia.
Se nem todo mundo nasceu para ser franqueador, para ser franqueado muito menos. Então, entenda: o franchising não é pra todo mundo, não caia nessa.
Ser franqueado não é ser empreendedor - provavelmente, você já ouviu alguém dizer que comprar uma franquia é o mesmo que comprar um emprego, só que um pouquinho melhor, uma vez que você ganhará mais e a única coisa que precisará fazer é supervisionar o trabalho dos seus funcionários. Agora, eu vou te contar uma novidade, essa é uma das maiores inverdades do setor.
Para operar uma unidade de franquia é essencial que o franqueado assuma toda a responsabilidade do negócio e se dedique muito para fazer sua gestão funcionar. Afinal, compras, controle de gastos, atração de cliente, resolução de problemas, tudo estará em suas mãos.
Alcançam o sucesso, franqueados que, ao invés de se perceberem como um funcionário da rede, se transformam em verdadeiros empreendedores, sempre comprometidos com a potencialização de seus resultados e o crescimento da sua marca.
Se você se interessa pelo segmento de franquias, tenho certeza que já ouviu essas "verdades" várias vezes por aí. Mas, agora que já está familiarizado com elas, consegue perceber porque é tão comum encontrar pessoas insatisfeitas no setor?
Essa é a maior consequência da "pós-verdade" no franchising: a geração de frustração. Ao acreditar nesses boatos, muitos franqueados se arrependem por não ser o que esperavam e acabam saindo com uma mão na frente e outra atrás. Do outro lado, franqueadores podem ter seu ganho em escala prejudicado e até serem obrigados a rever a formatação da rede para se manterem sustentáveis. É prejuízo para os dois lados.
Sendo assim, em 2017, que tal substituir a "pós-verdade" pela honestidade? Sem dúvida, todos estamos precisando de mais cases de sucesso dessa palavra em nosso dia a dia.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários