Sanidade em questão

O prefeito da cidade de Guanambi, na Bahia, Jairo Silveira Magalhães (PSB), inovou no primeiro Diário Oficial do município neste 2017. Ele publicou um …

O prefeito da cidade de Guanambi, na Bahia, Jairo Silveira Magalhães (PSB), inovou no primeiro Diário Oficial do município neste 2017. Ele publicou um decreto de "entrega da chave da cidade ao senhor Jesus Cristo". No texto, o prefeito declara que "todos os principados, potestades, governadores deste mundo tenebroso e as forças espirituais do mal estarão sujeitas ao senhor Jesus Cristo de Nazaré". Ele ainda cancela, "em nome de Jesus, todos os pactos realizados com qualquer outro Deus ou entidades espirituais". E conclui: Minha palavra é irrevogável!".
Guanambi fica a cerca de 800km de Salvador e tem pouco mais de 86 mil habitantes. O prefeito da cidade é empresário e foi eleito com pouco mais de 50% dos votos. Jair também já foi vereador, presidente da Câmara de Vereadores e vice-prefeito de Guanambi.
A concessão do título a Jesus Cristo foi primeiro ato dele à frente da prefeitura neste 2017.
"Declaro ainda que todos os principados, potestades, governadores deste mundo tenebroso, e as forças espirituais do mal, nesta cidade, estarão sujeitas,ao senhor Jesus Cristo de Nazaré", afirma o gestor na publicação. O decreto foi intitulado como "Entrega da chave da cidade ao Senhor Jesus Cristo".
Após a polêmica, por meio de nota, o prefeito de Guanambi informou que a publicação "não teve a intenção de ferir a laicidade" e que foi inspirada no preâmbulo do texto constitucional, que invoca o nome de Deus. Magalhães afirmou ainda "que tem harmonia e respeito com todos que professam, ou não, os mais variados credos".
Na nota, o prefeito também pede desculpas pelo decreto e disse que não teve a intenção de ofender nenhum cidadão ou religião. O gestor de Guanambi conclui o esclarecimento com a afirmação de que a obrigação dele é de "governar para todos, primando pelo diálogo inter-religioso, sem distinção de qualquer natureza".
Tudo bem, ele esteve bem assessorado e reconheceu que havia extrapolado seus poderes e, em Guarambi, toda a população já respira aliviada, à espera dos poderes estritos a um Estado laico.
O procurador Rômulo Moreira, do Ministério Público da Bahia, fez representação à procuradoria geral da justiça contra o prefeito. A Procuradoria Geral de Justiça vai avaliar a representação do procurador e, caso seja aceita, haverá uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) para anular o decreto.
Quando Marx afirmou que a religião é o ópio do povo. não deve  haver imaginado que efeitos malignos desse ópio iriam movimentar a Justiça.
Amem.
Inté.

Autor
Mario de Almeida é jornalista, publicitário e escritor.

Comentários