CAFÉ, SÍMBOLO DE STATUS

Notícia da RFI informa que na China sair para tomar um café virou símbolo de status. Que os jovens se produzem para ir aos …

Notícia da RFI informa que na China sair para tomar um café virou símbolo de status. Que os jovens se produzem para ir aos cafés, que estão abrindo em profusão, tanto de grandes redes(como a Starbucks, que planeja abrir 500 lojas por ano nos próximos 5 anos), como de pequenos estabelecimentos.
Claro, o mercado consumidor é muito grande, pois a China tem hoje 1,380 bilhão de pessoas. Se considerarmos que os chineses tomam 3 xícaras de café por ano, por pessoa, ao passo que os americanos, 363, o potencial de expansão é fantástico. Logicamente que apesar deste boom dos cafés, o grande campeão de consumo no país asiático é o chá, com 400 xícaras por ano, por pessoa. Desta forma, reitero: o potencial de crescimento para os cafés é quase inimaginável, pois os estabelecimentos vêm abrindo em escala geométrica, independentemente de qualquer crise mundial.
Pessoalmente, consigo entender. Já escrevi há muitas colunas atrás que tomar um café é muito mais do que beber um líquido. Se a pessoa está sozinha, pode ser um momento de degustação e reflexão; se está acompanhada, se torna um gostoso momento de confraternização e igualmente uma festa para o paladar.
Porto Alegre experimentou uma grande expansão no número de cafés há cerca de(se a memória não me trai) 15 anos. Abriram incontáveis cafés em nossa cidade. Depois, os cafés foram evoluindo em termos de proposta: variedade e qualidade do grão, instalações muito mais "transadas". Até que hoje, além disto, encontramos boa parte dos estabelecimentos com ar condicionado, wi-fi, tomadas (para resolver o grande drama dos usuários de tecnologia, que é a recarga das baterias de celulares, tablets, laptops) e acabaram por incluir profissionais liberais e funcionários de empresas, que consomem café, mas que também vão até lá para trabalhar. Foi uma evolução e tanto.
Claro que há muitos cafés sem este padrão de qualidade. Como estou sempre indo a este tipo de estabelecimento, dou o azar de tomar um expresso mal tirado, entrar em um ambiente desagradável ou mesmo ser mal atendido. Ainda há proprietários que acham que o negócio deles é simplesmente vender café.
Tomar café é de fato um momento mágico. Aqueles que compreenderam esta atmosfera oferecem o que relacionei acima e alimentação de qualidade, sofisticada em muitos casos. Já os que não compreenderam ou não compreenderem, resta a borra do café.
DICAS DO GUION
Final de semana especialíssimo, repleto de excelentes filmes, com estreias e pré-estreias, além de aproveitar o ar condicionado, o delicioso café(e outros quitutes que encantam a todos que experimentam), conhecer as peças em exposição, procurar por CDs raros ou diferenciados e folhear muitos livros. Final de semana para enriquecer a bagagem cultural e degustar delícias!
ESTREIAS:
Toni Erdmann (Alemanha/Áustria, Drama/Comédia, 162 min, direção de Maren Ade)
Marguerite & Julien, Um Amor Proibido (França, Drama/Romance, 105 min, direção de Valérie Donzelli)
PRÉ-ESTREIAS:
Eu, Olga Hepnarová (República Tcheca/Polônia/Eslováquia/França, Drama/Biografia, 105 min, direção de Petr Kazda e Tomás Weinreb)
Eu Não Sou Seu Negro (EUA/França/Bélgica/Suíça, Documentário, 93 min, direção de Raoul Peck, com Samuel Jackson no elenco)
E o que é melhor, seguem os sucessos de: O Apartamento, A Espera, A Criada e Manchester à Beira-Mar!
Acesse e confira! www.guion.com.br
TORTA Z NO PALITO - GOLAÇO
A grande novidade do verão é a famosíssima e deliciosíssima torta Z, agora em versão no palito! Como se não bastasse o seu sabor quase indescritível (ela, geladíssima como é, no verão?), agora ela é "portátil", pode-se levar para consumir em qualquer lugar. Golaço do sempre atento Z Café. Já provei e afirmo que é sensacional! Esta e muitas outras delícias você encontra nos estabelecimentos com a já conhecida qualidade do Z Café. www.zcafe.com.br

Comentários