Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Colunas O desodorante que inspirou

O desodorante que inspirou

Compartilhar
,

A caminho do carnaval de rua da Cidade Baixa eu resolvo comprar um chiclete e entro num boteco. Mas pensem num boteco, daqueles bem característicos. Meio encabulada, faço o meu pedido e enquanto espero, me deparo, um pouco acima da altura dos meus olhos, com uma caixa de desodorantes à venda. Era o único produto de higiene à mostra. Meu primeiro impulso foi dar uma risada e mostrar para o meu marido. O segundo foi perguntar ao dono se realmente tinha saída o produto e, para a minha maior surpresa, ele disse: é o que mais vendo! Bingo! Anotei na hora a ideia para a coluna!

Chamo isso de oportunidade de venda, de tino de negócio, de olho no cliente. Um calor senegalês em Porto Alegre, um boteco no meio do frevo e um item que todos precisam. Sem contar os frequentadores do bar, que sem ar condicionado e muitos goles de bebida, também resultam em suor.

Eu gosto de viver essas experiências, de aprender com quem fica com a barriga no balcão, de entender o que se passa no dia a dia do negócio. Um bom marketeiro, como diria o meu grande amigo Dado Schneider, tem que gastar sola de sapato, tem que atender os clientes, viver o negócio na realidade, e não apenas dentro da sala de reuniões cheia de slides e ar condicionado bombando a 17 graus. A teoria sempre é válida e necessária, mas sem a prática, ela se torna chata e ineficiente. Meu desejo é por mais experiências e menos papos chatos, mais tempo investido no que realmente faz diferença e menos encontros formais.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, e Pós-graduada em Marketing de Serviços, pela ESPM. Atualmente cursa MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada. É a responsável pela Comunicação Social do IPERGS. Atuou ainda na comunicação da Martins + Andrade, Uffizi, CDL Porto Alegre, Centro, Palácio Piratini e Assembleia Legislativa. É apaixonada por escrever, acredita na comunicação integrada e estuda para se tornar – também – profissional em Planejamento. Tem o site www.graziaraujo.com.

Receba as novidades
no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias e novidades.