É momento de aproveitar os dias e as noites de outono

O outono, a estação que sugere uma pitada de melancolia nos sentimentos e relacionamentos, ao mesmo tempo em que desperta a necessidade dos encontros, …

O outono, a estação que sugere uma pitada de melancolia nos sentimentos e relacionamentos, ao mesmo tempo em que desperta a necessidade dos encontros, começou, no dia 21, segunda-feira, exatamente às 7h29. São dias e noites ideais para observar o cenário de folhas caindo nas praças, de se encantar com o vento a soprar e embalar as árvores, de aproveitar o final da tarde e estender a caminhada no parque (mas certifique-se de existir algum policiamento no entorno), de convidar amigos e amigas para bebericar algumas taças de vinho com a chegada do anoitecer, ou simplesmente ficar em casa, no sossego do lar, a curtir uma boa música, uma comida fumegante e colocar a leitura em dia.
Não desanime com os espirros e as alergias, tão comuns nos primeiros dias de quedas mais bruscas das temperaturas, decorrentes da mudança de estação. É um ajuste natural à troca do calor intenso pelo clima mais ameno, não tão quente quanto no verão, e nem tão frio quanto durante o inverno, que lhe sucede. Não deixe nada impedir seus planos de explorar, ao máximo, os dias e as noites outonais.
Mais do que nunca, a ordem é colher tudo que foi semeado nos meses anteriores, porque, no calendário agrícola, o período do outono marca a época das colheitas, quando os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos e seus frutos começam a amadurecer. Imagino que seja uma época boa também de colher na vida: amores, amizades, sorrisos, encontros, afetos, carinhos e ternuras. Então, chame seu círculo de amizades para ver um filme no shopping, tomar um café, saborear um chá no final da tarde ou um vinho Cabernet Sauvignon. Aposte naquele romance que parece promissor. Promova os encontros familiares para relembrar o passado e rir de situações hilárias que sempre aparecem quando os laços se estreitam. Leve os filhos e filhas para passeios conforme a faixa etária deles e reforce sempre a força do seu amor.
Nada de se esconder com a ocorrência inesperada de ventos, de recolher-se com a redução gradativa das temperaturas e de se esticar mais tempo na cama pela incidência de nevoeiros pela manhã. Não se deixe impregnar com o clima de melancolia e transição que a chegada do outono pode trazer. Explore todo o lado belo, bonito e renovador que a estação promete. Vislumbre toda a poesia que existe no cair das folhas e imagine novos cenários da natureza ao ver as árvores desnudas. Pinte seus dias e noites com cores amarelas e vermelhas e tire o tom cinza da sua vida. Não fique introspectivo, não se refugie, não se feche dentro de si mesmo. Faça o outono brotar no seu cotidiano.
Para otimizar, ao máximo esta estação que recém se iniciou, faça um estoque renovador de vinhos para encher a sua adega. Tenha na despensa um volume suficiente de aperitivos para complementar uma noite de vinhos. Separe da sua estande aqueles livros que precisam ser lidos e estão há tempo na sua lista de adiamentos. Coloque uma música no mais alto volume e solte a voz para exorcizar qualquer tipo de pensamento ruim. E use o celular, as redes sociais e tudo o mais para alertar os amigos de que você gostaria de encontros, happys e outros similares. E, avise aos familiares que no outono você irá visitá-los com mais frequência. Tire o melhor dos dias e das noites de outono.

Autor
Márcia Fernanda Peçanha Martins é jornalista, formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), militante de movimentos sociais e feminista. Trabalhou no Jornal do Comércio, onde iniciou sua carreira profissional, e teve passagens por Zero Hora, Correio do Povo, na reportagem das editorias de Economia e Geral, e em assessorias de Comunicação Social empresariais e governamentais. Escritora, com poesias publicadas em diversas antologias, ex-diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA) na gestão 2019/2021. E-mail para contato: [email protected]

Comentários